Folhas da moda – o estilo permanece: clássicos do design de interiores
Parece que não há nada mais fácil do que escolher aquele que mais gosta entre os muitos designs de interiores. Mas, no entanto, é a enorme quantidade de técnicas de design que nos pode surpreender, pois tudo isto é tão bonito e curioso que às vezes não é fácil decidir. Sem dúvida, cada estilo moderno ultra-moderno é original e bonito à sua maneira, mas, infelizmente, fugaz. E você não quer equipar a casa por um ou dois anos, e o clássico é apenas uma excelente alternativa a qualquer design moderno.
O estilo clássico na decoração da casa sempre foi popular, porque foi testado por uma variedade de tendências e gerações da moda. E não é por acaso que organizações de prestígio costumam usar clássicos em design de interiores, imitando tradições estabelecidas e enfatizando a força de um negócio sólido..
Recheio orgânico
Clássicos no interior não toleram desordem, então você precisa ser extremamente seletivo em relação a ninharias. Desta vez, os profissionais precisam considerar cuidadosamente como encaixar a tecnologia moderna no design centenário da elite para que não pareça algum tipo de objeto estranho, violando a harmonia geral. Além disso, todos os eletrodomésticos são colocados em blocos especiais, estruturas retráteis e nichos profundos. Aqui é importante projetar o projeto de forma que esculturas charmosas, pinturas pitorescas, vasos de flores no chão, uma luminária elegante e pratos caros estejam à vista de todos, mas não uma enorme TV de plasma, que não se encaixa na beleza circundante..
Cânones de interior clássicos
No mundo moderno, o interior clássico é quase idêntico ao luxo que prevalecia nas casas nos séculos 17-18. E, acima de tudo, são:
- quartos espaçosos e iluminados com contornos regulares;
- uma abundância de espelhos que expandem visualmente o espaço;
- arquitetura luxuosa em forma de colunas, elementos escultóricos, lareira emoldurada por mármore natural ou artificial;
- móveis de madeira natural embutidos com madrepérola e bronze com estofamento rosa, azul ou esverdeado;
- espetaculares tecidos caros na forma de cetim, seda, viscose de alta qualidade e algodão no mesmo tom ou com um padrão quase imperceptível;
- paleta de cores nobres – uma combinação de branco com dourado, cores pastéis e, às vezes, estritas manchas pretas.
Clássico na sala de estar: um exemplo a seguir
Sem dúvida, o estilo clássico da sala é um testemunho da elegância requintada e da atitude burguesa dos proprietários da casa. O interior, como uma verdadeira obra de arte, distingue-se por materiais caros e móveis exclusivos. Espelhos luxuosos em molduras texturizadas caras, uma mesa de chá de design feita de madeira preciosa natural, poltronas baixas e macias – sinais de uma sala de estar verdadeiramente clássica.
Para a área de jantar, é preferível escolher móveis com elegantes pés entalhados e estofamento sólido, em harmonia com o design geral. Lâmpadas, arandelas e luminárias de chão como joias vão decorar uma sala de estar de elite, e um lustre de cristal com pedras preciosas naturais se tornará o principal objeto de admiração dos hóspedes há muito aguardados. Curiosamente, mas a iluminação pontual é bastante adequada para um interior clássico. É importante combinar corretamente beleza e praticidade..
Uma ótima ideia é dar à sala um formato semicircular, dando especial atenção à funcionalidade de todo o layout. Assim, você pode alcançar o máximo de espaço livre, volume e expressividade de todas as superfícies..
Eles vão decorar a sala de estar com prateleiras com lembranças exclusivas, tecidos luxuosos com franjas, borlas ou fios tecidos, pratos caros feitos de porcelana fina.
Quarto luxuoso em estilo clássico
Clássicos para o quarto são incompatíveis com pompa e elegância excessivas, mas um toque modesto de riqueza e celebração nobre é muito apropriado.
A atmosfera geral deve ser propícia a um descanso confortável e, tanto quanto possível, para protegê-la da agitação e dos problemas diários. Assim, no esquema de cores, dá-se preferência aos tons nobres calmos. Uma paleta pastel de tons creme, verde-oliva, azulado e amarelo claro combinados com cores quentes de parquet e móveis são uma solução excelente para um quarto clássico.
Um excelente complemento para o estilo será grisaille – uma pintura de parede única em tons de cinza e branco, imitando escultura.
É bom quando o projeto da casa é pensado especialmente para o estilo tradicional – isso permitirá que você decorar a sala com colunas e outros objetos interessantes. As paredes podem ser revestidas com um tecido especial ou revestidas com painéis ou ripas de madeira. A melhor opção de pavimentação é o parquete de madeira real..
As formas e contornos do mobiliário definido no design clássico dos quartos devem ser selecionados de acordo com as tradições consagradas. Não há indícios de metal, plástico e minimalismo em nenhuma de suas manifestações. O arranjo caótico dos objetos também não é apropriado aqui, mas a simetria, ao contrário, se tornará outro importante sinal de harmonia em um quarto clássico..
Design nobre para cozinha
Uma elegância moderadamente festiva e ao mesmo tempo um ambiente acolhedor na cozinha, feito com base nos clássicos, vão valorizar o gosto requintado e o melhor lado dos donos da casa.
Seu design é preenchido com elementos não aleatórios que criam integridade harmoniosa e estética única. Esta tradição é a personificação dos melhores costumes de diferentes épocas e países..
Mas apesar de sua originalidade e alto custo, antes de tudo a cozinha deve ser funcional. Hoje, os designers profissionais escondem habilmente a tecnologia moderna por trás do luxo dos apartamentos clássicos. Um armazenamento de vinho chique embutido na parte de trás de uma grande mesa no centro pode ser um verdadeiro destaque..
Tons suaves nas paredes, ladrilhos cerâmicos no chão, uma janela emoldurada por lindas cortinas amarradas com franjas certamente enobrecerão o estilo tradicional..
A madeira natural e o mármore são atributos indispensáveis da culinária clássica..
Banheiro com toque clássico
A conclusão do imponente interior será dada por uma casa de banho de design clássico. Pequenos pódios, colunas, bancadas e pias ovais ou arredondadas, poltronas elegantes, lustres caros e até telas de arte luxuosas são a base do estilo para o banheiro. Coisas pequenas como alças e dobradiças de ouro, bronze ou cobre, torneiras de formato elegante, pernas esculpidas no banheiro são de particular importância..
Uma característica de um banheiro clássico é a simetria do interior. Uma volumosa casa de banho redonda no centro em frente à janela, em ambos os lados da qual elegantes apartamentos com espelhos idênticos estão simetricamente localizados, criam uma unidade de estilo, uma sensação de equilíbrio, tranquilidade e conforto.
O verdadeiro luxo aristocrático do banheiro é mostrado abaixo na foto. Cores nobres azul-cinza, tecidos listrados para combinar, padrões sofisticados nas paredes são habilmente complementados por elementos de design – uma poltrona elegante, um espelho exclusivo em dourado caro e acessórios de banheiro bonitos.
A elegante combinação de preto e branco é uma tradição de longa data de design de interiores clássico. Este projeto também fica bem em banheiros. Detalhes pretos na forma de lâmpadas, abajures e aparadores elegantes diluem com sucesso o fundo branco, trazendo seu entusiasmo ao estilo tradicional familiar.
Neoclassicismo – uma visão moderna do estilo tradicional
O nome do estilo em si fala por si: «neo» – meios «novo». É uma espécie de repensar e nostalgia dos clássicos. O interior original agora assume uma nova imagem ligeiramente diferente.
Materiais e objetos modernos encontram seu lugar neste design. O equilíbrio entre decoração requintada, formas refinadas, linhas, simetria característica e funcionalidade racional, novas tecnologias nas proporções certas é importante aqui..
No design de interiores, elementos clássicos tradicionais ainda são usados - colunas, pilastras, arcos, pinturas magníficas, vasos de flores, espelhos caros. Mas, ao mesmo tempo, a decoração não deve sobrecarregar o ambiente..
Abaixo está um quarto neoclássico típico. Todas as mesmas combinações de formas – arredondadas refinadas com linhas retas estritas e cores – branco, marrom com salpicos dourados, mantiveram o estilo atualizado. Mas, ao contrário dos clássicos usuais, não há elegância espalhafatosa e custo excessivamente alto..
Uma imagem vívida do design neoclássico é expressa em contraste harmonioso: um lustre de cristal exuberante com douramento, uma lareira chique emoldurada por molduras de estuque encaracolado, vasos graciosos, um painel tradicional na parede combinam perfeitamente com formas simples de móveis estofados e uma mesa de centro com uma superfície de vidro oval. A unidade de estilo é enfatizada com sucesso por cores pastel..
Clássicos em inglês
A contenção tradicional no interior é a principal característica dos clássicos ingleses. Decoração discreta, um mínimo de acabamentos de pedra caros, muitos apartamentos de madeira, acessórios originais e, claro, tecidos naturais – todos esses são atributos insubstituíveis de estilo.
A decoração deve ser dominada por texturas em relevo – lã, veludo, tapeçaria, couro, linho, combinações de tecidos com manchas vintage. O padrão pode ser muito diferente – desde rosas delicadas em cortinas, colchas ou estofados na sala de estar, bolinhas divertidas em chintz na cozinha até cashmere multicolorido no quarto. Toldos luxuosos, capas para cadeiras e poltronas, magníficos abajures de tecido não são menos relevantes..
A decoração das paredes ocupa um lugar especial no interior clássico inglês. Às vezes, eles são revestidos com painéis de carvalho, colados com papel de parede em relevo com ornamentos requintados, listras tradicionais ou desenhos florais. Outra característica marcante do design são os revestimentos de parede com imitação de seda cara, veludo ou brocado..
Os acessórios insubstituíveis na decoração das paredes são relógios antigos com algarismos romanos e marcantes característicos, pinturas em molduras chiques com dourados, gravuras pitorescas.
Mas sejam quais forem as qualidades atribuídas ao verdadeiro design inglês, não há limites e cânones claros, porque ele personifica o espírito de diferentes épocas e eras, à sua maneira refinada e peculiar.
Homenagem à tradição em interiores franceses
Foi o luxo do palácio que deu origem aos clássicos franceses. Este estilo é perfeito para quartos espaçosos com janelas grandes e bonitas e tectos altos. O destaque do interior francês está na presença de elementos originais característicos que conferem ao design um charme verdadeiramente nacional.
Talvez apenas as casas francesas recebam uma infinidade de mesas de vestir, chá ou flores sobre pernas baixas graciosas. Quadrados e redondos, feitos de madeira ou metal, mármore ou vidro, podem ser encontrados no quarto, no corredor e na sala de estar.
A decoração francesa é uma abundância de lembranças exclusivas, magníficos vasos de cerâmica, vasos de flores, castiçais, caixas nas mesas e nas prateleiras.
A peculiaridade do estilo é a nobre combinação de cores. A harmonia é alcançada através do uso de tons semelhantes com transições suaves. Os tons mais comuns são branco, cinza, esverdeado e lilás. A combinação perfeita de pistache e bege, bem como tons suaves de ocre e terracota, criam uma atmosfera calorosa especial.
Atributos insubstituíveis do interior da França – bergere (poltrona baixa recuada para uma estadia confortável); dressor (armário antigo original, que é uma virtude da sala de jantar) e geridon (mesa de jantar elegante).
Móveis de vime também são bastante comuns. Poltronas de vime graciosas em combinação com apartamentos clássicos tradicionais complementarão favoravelmente o interior francês.