Estilo escandinavo no interior de um apartamento ou casa – original beleza e praticidade
Um número crescente de nossos compatriotas está olhando para o estilo escandinavo ao planejar a reforma de uma casa ou apartamento particular. A versatilidade, simplicidade, praticidade e beleza do estilo dos países escandinavos também chama a atenção pela sua acessibilidade em termos de soluções de design. A vantagem de usar os motivos dos países escandinavos ao decorar uma casa é que os proprietários de apartamentos e residências particulares podem realizar as tarefas principais por conta própria. A ideia de criar um design de apartamentos residenciais prático, aconchegante, mas ao mesmo tempo bastante modesto, atrai também por sua relevância para nossas latitudes. Nos países escandinavos, assim como em nosso país, há invernos bastante rigorosos, a maior parte da estação fria fora da janela é úmida e nublada. É por isso que os habitantes dos países nórdicos gostam tanto de encher suas casas de luz, decorando os quartos principalmente em tons de branco e colocando tons claros nos interiores resultantes. Vamos tentar aplicar uma estética modesta, mas ao mesmo tempo aconchegante, para decorar a cidade russa e os apartamentos rurais..
Características distintivas do estilo escandinavo
Apesar de sua óbvia originalidade, o estilo escandinavo é apreciado por quase todos. E é difícil imaginar um proprietário que não gostaria de ver sua casa decorada com tanta simplicidade e praticidade, facilidade e modéstia. Mas, ao mesmo tempo, o desejo de criar um design confortável, bonito e moderno de um apartamento ou uma casa privada não é estranho ao estilo dos países escandinavos..
Os principais motivos para decorar um quarto no estilo escandinavo incluem o seguinte:
- a principal tarefa da criação de um interior em estilo escandinavo é fornecer ao ambiente o máximo de luz natural. O espaço em si pode ser pequeno, mas ao mesmo tempo deve ter janelas suficientemente grandes. A importância da luz natural na estética dos povos escandinavos é difícil de superestimar;
- uso ativo do branco na decoração da sala. Um teto branco como a neve e em quase todos os casos um tom semelhante para as paredes é uma característica do design do espaço no estilo escandinavo. Esta abordagem garante a propagação máxima da luz na sala – os raios de sol são refletidos nas superfícies brancas como a neve e espalhados por toda a área da sala;
- o uso de materiais principalmente naturais – madeira para decoração e fabricação de móveis, cerâmica e pedra para fachadas que precisam de proteção especial, uso de couro, peles e tecidos naturais (algodão, linho) para cortinas decorativas. Se você decidir usar análogos artificiais de materiais naturais, idealmente eles devem imitar as matérias-primas naturais;
- a utilização de um plano aberto na concepção da maioria dos quartos – a sala de jantar está ligada à cozinha e muitas vezes à sala de jantar, o quarto é combinado com um escritório e, por vezes, uma biblioteca sem divisórias. Esta abordagem permite maximizar a sensação de amplitude e fornecer luz natural a todas as áreas funcionais do espaço;
- aplicação de mobiliário simples mas funcional. Extremamente confortável, mas ao mesmo tempo um design modesto – um cartão de visita ao estilo dos povos escandinavos;
- nenhum indício de luxo e riqueza – a principal tarefa de qualquer elemento do interior é seu uso prático. Mesmo os itens decorativos (dos quais não há muitos em uma sala de estilo escandinavo) carregam uma carga funcional;
- em uma sala iluminada, há um ou dois destaques claros – pode ser uma peça de mobília ou tecido, uma grande planta de casa ou decoração de parede (pinturas coloridas, fotos de família em molduras brilhantes);
- e por último, mas não menos importante, o critério para o uso da estilística escandinava na elaboração do projeto de uma sala – o interior deve ser um reflexo do caráter de uma pessoa, deve, em primeiro lugar, servir às suas necessidades, refletir o conceito dos donos da casa sobre beleza, conforto, aconchego e estética.
Paleta de cores – usando o jogo de luz
Mesmo o proprietário de uma casa que não é inteligente em design sabe que o estilo escandinavo gravita em torno do uso ativo do branco. O teto e as paredes brancos como a neve são a marca registrada da estilística dos países nórdicos. Este acabamento desempenha várias funções significativas ao mesmo tempo – expande visualmente o espaço, promove a difusão da luz solar e serve como um fundo ideal para colocar acentos de cor. Quase todos os móveis ficam espetaculares em um fundo branco, até mesmo elementos de decoração escuros e plantas de interior.
Usar uma combinação de branco e preto (cinza escuro em alguns casos) com superfícies de madeira ajudará você a criar a base para seu interior escandinavo. Não há necessidade de quebrar a cabeça com a escolha de tons e sua combinação harmoniosa – branco e preto são ideais para criar um design contrastante (é claro, o branco domina e o preto atua como um acento dosado). As superfícies de madeira diluem perfeitamente esta dupla contrastante, trazendo um calor natural à atmosfera da sala. Na maioria das vezes, a madeira leve (pinho, carvalho, freixo) é usada para pisos e como matéria-prima para a fabricação de móveis – mesas e cadeiras, estantes de livros e outros sistemas de armazenamento.
Apesar do amor irresistível do estilo escandinavo pelo branco, o objetivo não é criar espaços completamente iluminados. Os acentos de cor são necessários para o nosso olhar, uma pessoa de qualquer idade precisa concentrar o olhar periodicamente nos detalhes brilhantes, nos elementos interiores. Em um fundo claro, uma peça de mobiliário grande (sofá ou poltrona) ou um par de pequenos elementos internos (cortinas, colcha, mesa de centro ou mesa de cabeceira) parecerão contrastantes e brilhantes.
Exemplos de decoração de quartos em estilo escandinavo
Sala de estar
Para qualquer proprietário, a sala de estar é o coração da casa, uma sala comum em que toda a família se reúne à noite e aos fins-de-semana, encontros com amigos e familiares. Claro, tal espaço gostaria de ser decorado com o máximo conforto e aconchego. Mas, ao mesmo tempo, é desejável preservar a praticidade do interior, a facilidade de uso dos itens internos e a facilidade de limpeza. O estilo escandinavo combina perfeitamente todas essas qualidades. Ao mesmo tempo, o design parece moderno, permanecendo relevante por muitos anos. Os custos da utilização de materiais naturais para o acabamento da divisão e a disposição do espaço com mobiliário compensam não só pelo aspecto atraente do interior, mas também pela sua durabilidade. Se você ficar entediado com a aparência do ambiente depois de um ou dois anos, é fácil trocá-lo com a ajuda de acessórios e decoração. Substituindo apenas uma imagem na parede ou almofadas por espécimes coloridos e brilhantes, você mudará radicalmente a percepção de toda a sala de estar..
Em quartos de estilo escandinavo, muitas vezes você pode ver as aberturas das janelas desprovidas de qualquer cortina. Esta escolha é deliberada – para obter o máximo de luz natural para a divisão, os raios solares não devem encontrar nenhum obstáculo no seu caminho, mesmo o mais fino tule como elemento de decoração de janelas. Se no quarto de dormir tal técnica de design pode satisfazer a insatisfação razoável dos proprietários, então no espaço da sala é bastante aplicável para os apartamentos dos nossos compatriotas..
Teto e paredes brancos como a neve, piso em parquet ou tábua, móveis macios com estofamento natural (na maioria das vezes de linho ou algodão), mesas de centro leves ou bases para copos, algumas plantas de interior e o interior de uma sala de estar confortável e moderna está pronto. Como acentos, você pode usar almofadas de sofá ou luminárias – luminosas, mas com design simples, as luminárias de piso ou de mesa fazem um excelente trabalho com a tarefa, sem mencionar as funções executadas para iluminar o espaço à noite.
Para organizar uma biblioteca doméstica na sala de estar, decorada em estilo escandinavo, basta colocar uma estante aberta ao longo de uma das paredes. O design mais simples e prático de estantes abertas será a melhor opção para organizar os sistemas de armazenamento de livros. Quer se trate de uma estante de madeira ou uma estrutura de metal pintada de branco – o estilo escandinavo aceitará com sucesso qualquer integração.
Cozinha e sala de jantar
A cozinha de estilo escandinavo costuma ser familiar para nós «o jogo» branco e preto com superfícies de madeira. A combinação de acabamentos claros e fachadas em madeira de uma cozinha com elementos decorativos escuros ou um padrão de ladrilhos cerâmicos no fundo – permite-lhe criar um interior moderno, mas ao mesmo tempo acolhedor e prático. Esse espaço de cozinha será aconchegante, leve e confortável para todos, e a dona de casa (dona) não terá que gastar muito tempo e esforço com a limpeza. O princípio da praticidade e funcionalidade, encerrado em uma atraente concha externa, é utilizado no momento mais oportuno precisamente na sala da cozinha – um espaço incrivelmente carregado de qualquer habitação do ponto de vista das opções realizadas..
O estilo escandinavo é perfeito para decorar apartamentos com layouts padrão e aprimorados. Nos apartamentos modernos, a cozinha é geralmente um estúdio, que abriga não apenas uma área de trabalho e de jantar, mas também segmentos funcionais da sala de estar. Com esta abordagem para organizar o espaço de vida, uma área muito modesta é frequentemente alocada para um conjunto de cozinha. Em tal situação, o cumprimento da máxima praticidade e funcionalidade de todos os elementos do espaço da cozinha vem à tona. As cores claras utilizadas na decoração e mobiliário deste segmento da habitação, bem como o uso medido de superfícies de madeira e realces escuros, contribuem para o alargamento visual da divisão..
Mas mesmo um pequeno espaço de cozinha pode ser decorado com motivos do estilo escandinavo. Afinal, o tom branco neve e as superfícies de madeira como cor e acento texturizado, tão queridos pelo estilo dos países escandinavos, se adaptam perfeitamente ao aumento visual do volume da sala..
O espaço da cozinha, decorado em estilo escandinavo, integra-se na perfeição com eletrodomésticos de estilo retro. Podem ser tanto modelos brilhantes de eletrodomésticos, atuando como um destaque de cor no fundo claro do interior da cozinha, quanto eletrodomésticos em cores pastel que correspondem ao esquema geral de cores..
Quarto
Um quarto de estilo escandinavo é um quarto espaçoso e luminoso com acabamentos claros e um conjunto mínimo de móveis e decoração. Uma cama confortável, um par de mesas de cabeceira compactas ou mesas, abajures ou arandelas de parede e sistemas de armazenamento modestos para o guarda-roupa dos proprietários. O estilo escandinavo é sinônimo de simplicidade e conforto, e é por isso que, em vez de guarda-roupas embutidos, costumam ser usados cabides comuns no chão ou no teto para cabides. Estantes de livros abertas podem ser colocadas sobre a cabeceira da cama ou ao longo de uma parede livre.
A técnica de design para destacar a parede de acento não é estranha ao estilo dos povos escandinavos. Mas, nesses quartos, o papel de parede raramente é usado – o gesso decorativo ou mesmo a pintura em um tom atuam como material de acabamento. Tanto o plano atrás da cabeceira da cama quanto a parede localizada perpendicular a ela podem atuar como uma parede de destaque. Uma parede com fotos ou obras de arte brilhantes pode funcionar como um destaque..
Nada contribui para a criação de um ambiente acolhedor e confortável no quarto para dormir e relaxar, como a presença de elementos interiores em madeira natural. O piso, a peça principal do móvel – a cama e os móveis adicionais ficarão bem no fundo claro da decoração. Ao mesmo tempo, você pode compor um interior semelhante em uma opção econômica, usando móveis de redes de lojas como a Ikea..
Dentro do estilo escandinavo, é muito fácil usar elementos de estilo country e até móveis de jardim. Por exemplo, no quarto, você pode usar cestos de vime como sistemas de armazenamento de livros, revistas e todos os tipos de pequenas coisas. E ao lado da janela, instale uma cadeira de vime branca como a neve e um suporte de mesa leve. Itens de interior envelhecidos artificialmente ou «atingiu a condição exigida» de uma forma natural, os elementos da formação da área de estar também se encaixam organicamente no design simples mas aconchegante do quarto de estilo escandinavo.
Quarto infantil
A versatilidade do estilo escandinavo manifesta-se não apenas no facto de os seus motivos principais poderem ser utilizados tanto para habitações urbanas como para apartamentos de campo. Por exemplo, mesmo quartos de tamanho modesto podem ser usados para decorar um quarto de criança no estilo escandinavo, mas com uma advertência importante – a janela em tal espaço deve ser grande e fornecer o máximo de luz solar ao quarto. A vantagem de utilizar o conceito do estilo escandinavo na decoração de uma creche é que o interior pode ser transformado em função do crescimento do bebê, adequando-o às novas preferências e habilidades adquiridas. Nas paredes brancas como a neve, você pode colocar uma decoração que vai combinar com a idade e os interesses da criança, mudando-a sem muita perda para o orçamento familiar. Os móveis de madeira são a opção ideal para a organização de um berçário do ponto de vista da segurança do ser humano e do meio ambiente. E os acentos brilhantes no interior claro de uma sala para um menino ou menina podem ser brinquedos, livros e decoração têxtil do espaço..
No quarto das crianças decorado em estilo escandinavo, é importante deixar o máximo de espaço livre possível para jogos ativos. A sensação de amplitude é necessária não só para o estado confortável da criança, mas também para manter o conceito de estilo dos povos escandinavos. O uso de beliches no caso de duas crianças morarem em um quarto torna-se a melhor opção para panificação de móveis. Mas uma cama alta pode ser uma boa maneira de escapar da situação para uma criança – na parte inferior de tal estrutura, sistemas de armazenamento, um local de trabalho ou uma área para a criatividade podem ser localizados.
É costume decorar quartos para recém-nascidos com luz, cores de cama para criar o ambiente mais descontraído em que será calmo e confortável, em primeiro lugar, para os pais. Afinal, a pequena dona do quarto dá pouca atenção ao ambiente e se concentra principalmente no estado psicológico da mãe. O acabamento predominantemente leve e o uso de materiais exclusivamente naturais, tão importantes para o estilo escandinavo, refletem de forma incrivelmente clara os requisitos de design de espaços para crianças pequenas. E você pode colocar detalhes de cor usando brinquedos, quadros nas paredes e tecidos coloridos para decorar um berço ou aberturas de janela.
Gabinete
Em apartamentos modernos urbanos ou rurais, um escritório raramente aparece como uma sala isolada. Na maioria das vezes, um escritório doméstico é uma pequena área na sala de estar ou no quarto. Para organizar o setor de trabalho, você precisa de muito pouco – uma mesa compacta ou console que seja convenientemente preso à parede e prateleiras abertas para guardar material de escritório, livros e documentos. Para um estilo escandinavo que não tolera luxo e kitsch, esta forma de arranjar um mini-escritório em casa é ideal..
Banheiro
A sala para a tomada de água, feita no estilo escandinavo, deve ser iluminada, a mais espaçosa possível (tanto quanto a disposição das modernas casas de banho permite) e, claro, funcional. Usando uma combinação de teto claro e acabamentos de parede com piso escuro, ajuda a criar a ilusão visual de um aumento de espaço e, ao mesmo tempo, preenche o interior com clareza e construtividade. Além disso, contra o fundo escuro do piso, o encanamento branco como a neve parece especialmente impressionante..
Numa casa de banho decorada ao estilo dos povos escandinavos, é difícil prescindir do uso de superfícies de madeira. Afinal, é o padrão natural amadeirado que traz aquele calor e conforto ao ambiente da sala, de que o morador da cidade tanto precisa. Na maioria das vezes, a madeira (tratada com anti-sépticos especiais e vernizes de proteção) é usada para a fabricação de sistemas de armazenamento, às vezes para a execução de bancadas em torno de pias e até elementos de acabamento em locais com a menor exposição à umidade.
Para diluir o idílio branco como a neve do acabamento da casa de banho, pode utilizar ladrilhos cerâmicos com um padrão para o acabamento do backsplash por cima do lavatório e da banheira, ou como revestimento do piso. A sala não ficará colorida se o ornamento estiver presente apenas em uma superfície e o resto dos planos aparecerem em um design claro..
Instalações auxiliares
Entrando em um apartamento ou casa, decorado em estilo escandinavo, você verá a simplicidade e praticidade do design no corredor, harmonizando com sucesso a beleza e facilidade de execução. Formas simples e claras, linhas retas e móveis recatados – isso com certeza vai chamar sua atenção. Apenas os sistemas de armazenamento necessários no design mais lacônico. A decoração do corredor e corredores é extremamente prática – o uso de cores claras não acarreta problemas de limpeza, as superfícies laváveis não incomodam muito os proprietários.
O uso de três opções principais de superfície – branco, preto e madeira, não é estranho ao projeto de salas auxiliares, como corredores, corredores, espaços próximos a escadas, depósitos e terraços. A combinação dessas superfícies contrastantes com o uso medido de tons escuros permite criar uma aparência original dos quartos, mesmo com o layout mais simples e o mínimo de conjunto de móveis..