Espelho no interior da cozinha: os segredos da transformação do espaço
As propriedades funcionais e estéticas dos espelhos dificilmente podem ser subestimadas: esta é a capacidade de adicionar o volume que falta à sala, e aumentar a luz no interior, transformando visualmente o espaço. Como qualquer superfície reflexiva, o espelho tem a peculiaridade de apresentar uma sala de uma forma misteriosa e hipnotizante. Quanto a cozinha precisa disso “segredo”? O espelho no interior da cozinha de um típico apartamento russo é um fenômeno inesperado. Mas apenas na maioria das cozinhas, especialmente nas pequenas, o espelho as torna mais vantajosas. Claro, cada interior precisa de sua própria abordagem individual. Em algum lugar, as superfícies reflexivas são simplesmente necessárias, mas em algum lugar elas serão completamente redundantes. Os acabamentos espelhados modernos oferecem uma ampla gama de formas, dimensões e características de cor, por isso é fácil encontrar uma opção adequada para um interior de cozinha específico.
Material
As estruturas dos espelhos podem ser feitas à base de vidro, material acrílico e poliestireno. É melhor não usar este último na cozinha, pois tem medo de umidade e não é resistente a danos mecânicos. Portanto, iremos nos deter em mais detalhes nas outras duas opções..
Acrílico. Esses espelhos são altamente resistentes e são considerados os mais seguros. As vantagens adicionais são facilidade de instalação, transporte e corte. As desvantagens incluem alto custo e suscetibilidade a arranhões.
Copo. Esses modelos são mais pesados do que o acrílico e são usados para backsplash e decoração de parede..
Com base em tais estruturas, são produzidos os seguintes elementos:
- laje de mosaico – usada para revestimento de paredes, backsplash e alguns elementos. Este acabamento tem uma série de vantagens: invisibilidade de manchas, estrias, a opção de uma base plana, a capacidade de realizar reparos locais, um componente estético eficaz. Entre as desvantagens estão o alto preço e a necessidade de limpeza periódica das costuras;
- painéis de folha – geralmente usados para decoração de paredes, aventais, fachadas de móveis. Sua espessura varia dentro de 4-6 mm;
- ladrilhos – podem ter várias formas (quadrados, triângulos, hexágonos, etc.) e tamanhos.
Opções de borda
A borda é considerada um dos elementos mais importantes dos espelhos. Suas bordas não permitem o processamento, o que torna o produto mais vulnerável. Vale a pena escolher designs com uma borda polida ou uma faceta (bordas chanfradas). O segundo tipo se distingue por sua durabilidade e resistência. Além disso, o produto possui um brilho incrível devido à refração da luz..
Espelhos de design
Desenho colorido – pode ser decorado com as cores ouro, grafite, champanhe. Desenhos de espelhos em tons de vermelho, verde, azul e roxo são frequentemente usados devido à base de vidro pintada.
O cetim é um tipo de produto fosco obtido por meio de corrosão química. De forma semelhante, uma imagem ou a tela inteira pode ser selecionada. A aparência lembra o jato de areia, mas parece mais suave, mais graciosa.
Efeito de antiguidade – uma espécie de visualização de uma superfície opaca, realizada por impressão sob amálgama ou ataque químico. Esses espelhos se encaixam perfeitamente em interiores de cozinha clássicos, dando-lhes um charme especial..
Jateamento – este acabamento permite a aplicação de um padrão na parte externa do produto. Assim, o efeito do gelo é alcançado. Para tal projeto, é necessário um enquadramento. Definitivamente, essa não é uma opção para enfrentar um avental, uma vez que tal espelho exige um manuseio muito cuidadoso..
Padrão sob amálgama – o espelho pode ser decorado com qualquer padrão desejado. A imagem é aplicada ao filme por impressão ultravioleta, que é posteriormente colada ao vidro e coberta com amálgama.
Cuidado e praticidade no uso de espelhos na cozinha
Quão prático é um espelho na cozinha? Tudo depende do estilo de vida dos proprietários e dos objetivos que pretende alcançar. Por outro lado, o espelho é resistente à água, ácidos, álcalis e escovas macias. Sujeira e manchas de gordura de sua superfície são facilmente removidas. Por outro lado, tal produto requer limpeza regular, pois o efeito desejado só é possível em sua forma pura. E o papel principal a este respeito é desempenhado pela localização da superfície do espelho. Assim, por exemplo, o avental espelhado é uma opção para quem raramente cozinha, ou para quem não tem medo de limpar com frequência. Mas se você pendurar um espelho na área de jantar, basta limpá-lo uma ou duas vezes por semana..
Ideias de aplicativos
1. Espelho de parede Talvez a opção mais clássica seja pendurar um espelho em uma das paredes da cozinha. Esta solução irá iluminar o tradicional “jantar” quarto, o tornará mais sofisticado e sofisticado. O único ponto, novamente, é a localização ideal, que dependerá das especificidades da vida dos proprietários. Isso foi mencionado acima. Em uma nota: de acordo com a antiga doutrina filosófica chinesa do Feng Shui, o espelho da cozinha deve refletir a zona de cozinhar ou uma mesa ricamente posta. No primeiro caso, trará comodidade e conforto para a anfitriã, no segundo, atrairá riqueza e prosperidade..
2. Avental de espelho
Considere várias opções para essa solução:
- skinais – painéis monolíticos (geralmente com cerca de 3 metros de comprimento);
- painel de espelho – uma composição de vários fragmentos de espelhos;
- ladrilho de espelho ou mosaico.
3. Espelho em vez de armários Se a parede não estiver entulhada de armários superiores, o espelho poderá ocupar seu lugar com bastante sucesso. Você pode colocar prateleiras bem abertas em cima dele, mas lembre-se – os reflexos, neste caso, dobrarão o conteúdo.. 4. Espelho em toda a parede Ideal para uma pequena cozinha, permitindo-lhe expandir os limites da divisão e livrar-se do efeito de um espaço fechado para sempre.
5. Fachadas espelhadas
A principal vantagem das fachadas espelhadas é que esses móveis praticamente desaparecem do interior. Parece que não há móveis na cozinha. Mas uma desvantagem significativa é a sujeira inerente a todas as superfícies brilhantes. Neste caso, você pode escolher um local alternativo e mais prático para a superfície do espelho – são as fachadas da ilha de cozinha. Outro grande truque é pedir espelhos em relevo ou envelhecidos que não pareçam cobertos de impressões digitais e implorar por limpeza.. 6. Elementos de espelho adicionais A escolha do local para os espelhos pode ser original e muito inesperada. Rodapé espelhado na base dos armários – uma solução não trivial para uma cozinha comum. 7. Composição de espelhos Para tal, você pode escolher espelhos de calibre igual ou diferente. O principal aqui é a harmonia. Pense em um elemento unificador, como bordas da mesma cor ou estilo. Para uma decoração mais eficaz, torne a composição entediante e irônica – escolha espelhos de diferentes formatos ou organize-os dinamicamente. 8. Inserções de espelho nas fachadas Essa solução é aconselhável apenas para armários de nível inferior ou superior, onde o contato com água (respingos de gordura) é excluído.. 9. Espelho suspenso Sem dúvida, uma decoração tão espetacular contribuirá para o design, adicionará luxo e charme ao ambiente, mas nem todas as cozinhas combinam.. 10. Porta espelhada As inserções de espelho na porta ou na tela de uma peça irão expandir o espaço e a porta ficará invisível “ocultar” na parede. Concordo, a recepção é simples, mas bastante interessante. 11. Técnica de espelho Os fabricantes modernos de eletrodomésticos há muito cuidam do design e lançam eletrodomésticos com acabamento espelhado. Eles parecem menos volumosos e muito mais atraentes esteticamente do que suas contrapartes de design convencionais.. 12. TV em uma moldura de espelho Uma solução universal para duas tarefas ao mesmo tempo: o design estilístico da cozinha e a localização da tela da TV. Mais opções para decorar o interior da cozinha são apresentadas na seguinte seleção de fotos.