Espelho no interior – 50 ideias para refletir seu estilo
Desde o século 13, as pessoas aprenderam a cobrir o vidro com uma fina camada de estanho, obtendo uma superfície capaz de refletir a luz e outras radiações, o espelho entrou firmemente no cotidiano da humanidade em várias esferas. Os designers e clientes estão principalmente interessados no uso doméstico de espelhos no interior das habitações. Já se foram os dias em que o espelho era usado apenas para sua função principal – o reflexo de objetos. A capacidade de ampliar visualmente o espaço, corrigir as imperfeições geométricas das instalações, aumentar a iluminação dos quartos e servir como um excelente elemento decorativo é ativamente utilizada por designers e proprietários de apartamentos e casas em todo o mundo. Entre os nossos compatriotas, também é difícil encontrar proprietários em cuja residência haja espelho apenas no banheiro, no corredor e, possivelmente, nas portas dos quartos. O uso deste, talvez o item de decoração mais mágico, estende-se a um número muito maior de espaços funcionais e áreas de uso..
O espelho e seu potencial colossal
O potencial decorativo das superfícies de espelho é verdadeiramente multifacetado. A capacidade dos espelhos de transformar um espaço, alterar a sua geometria e a percepção da imagem, permite a cada proprietário expressar a sua atitude em relação ao design da sua casa, para criar um design totalmente único, utilizando soluções decorativas simples e económicas.
Os espelhos aumentam visualmente o volume de corredores e corredores pequenos e estreitos – um problema eterno nos prédios de apartamentos russos construídos no século passado. Mas um pequeno espelho solitário em um corredor estreito dificilmente dará conta da tarefa de expandir visualmente o espaço. Você vai precisar de toda uma composição de espelhos, decorados de acordo com o estilo de interior escolhido. Refletindo em várias superfícies espelhadas, a iluminação artificial criará uma sensação de amplitude, mesmo em uma sala pequena..
Ao colocar espelhos em espaços apertados, é importante não exagerar nos reflexos. Se os espelhos paralelos refletirem uns aos outros, você corre o risco de obter não apenas uma imagem distorcida do interior, mas também uma dissonância psicológica – afinal, seu próprio reflexo se multiplicará. É melhor pendurar uma foto com seu assunto favorito ou uma foto de família em frente ao espelho..
Superfícies espelhadas são auxiliares eficazes na criação de uma decoração única para uma ampla variedade de locais. Na sala, no quarto, no corredor ou no banheiro, você pode criar uma decoração original que não será encontrada em nenhuma outra casa. Uso «estilhaços» espelhos para compor painéis, espelhos tortos, deliberadamente envelhecidos e sombreados com pátina, as superfícies de pratos de alumínio, aço, cobre e prata (pratos) esfregados para brilhar – todas essas técnicas permitem criar um design criativo inquietante e refletir sua atitude para a beleza interior.
Superfícies de espelho em salas com várias finalidades
Em uma casa moderna, um espelho «encontra» literalmente na entrada – no corredor. Vemos superfícies espelhadas na sala de estar, quartos privados, escritório e biblioteca, sala de jantar e até mesmo na cozinha – cada quarto tem suas próprias especificidades de colocação de planos refletores de luz e a maneira de criar uma imagem única. Em alguns quartos, a prioridade na utilização de espelhos é o seu objetivo principal, em outros, as qualidades decorativas estão em primeiro lugar. Dependendo do tamanho da sala, sua funcionalidade e direção estilística no design, o espelho pode aparecer na frente dos proprietários e convidados da casa de diferentes formas – desde a superfície da mesa de centro até os elementos do exaustor da cozinha.
Sala de estar
Na sala, a localização tradicional do espelho é o espaço por cima da lareira. Isso se deve ao fato de que era sobre as cornijas que eram previamente instalados os castiçais, de forma que o fogo das velas se refletia no espelho e se multiplicava, iluminando o espaço da sala para reunir toda a família e receber convidados. Hoje em dia, as velas são usadas com pouca frequência, apenas para criar uma certa atmosfera na sala de estar, e os espelhos acima das lareiras refletem a iluminação da lâmpada de um lustre central ou arandelas de parede, que muitas vezes são colocadas em ambos os lados da lareira para simetria..
Nenhuma sala de estar está completa sem uma mesa de café (centro). A superfície espelhada da bancada não só refletirá a luz do lustre central, mas também poderá se tornar um elemento harmonioso para o espelho na parede. A autenticidade da execução de ambos os itens interiores se tornará um elemento de ligação na imagem da sala. As superfícies espelhadas da mesa de centro também podem ser as pernas dos móveis. Para a maioria dos estilos de design de interiores, esse elemento não é apenas apropriado, mas também recomendado por trazer um toque de luxo e brilho ao design de um quarto moderno..
Composições decorativas de espelhos em várias variações de performance são uma excelente oportunidade para decorar as paredes da sala. Dependendo do tamanho da sala e do estilo de decoração escolhido, podem ser vários elementos de espelho absolutamente idênticos ou um painel feito de «quebra-cabeças», o principal é que, como resultado, a decoração da parede enfatiza o clima e o caráter do espaço, sua individualidade. Você pode pendurar tal composição sobre um sofá ou um par de poltronas encostadas na parede, bem como sobre um sistema de armazenamento baixo, como uma cômoda.
Muitas vezes acontece que o espelho se torna o elemento-chave do interior da sala. Se os proprietários possuem um espelho antigo em uma bela moldura, um produto raro suportado por uma pátina, então não é de se estranhar que todo o design interior da sala em que ele será inserido seja construído em torno desse ponto focal..
Quarto
Para muitos de nossos compatriotas, o espelho do quarto é a porta do guarda-roupa embutido. Claro, esta é uma forma conveniente e prática não só de se munir de um espelho de grande escala necessário para compor um look diário, mas também de aumentar o espaço de quartos muitas vezes pequenos reservados para criar espaço para dormir e relaxar. No quarto, você pode usar superfícies espelhadas não apenas como inserções ou panos para portas de armários. Uma composição de espelhos de diferentes formas ou um grande painel de partes espelhadas acima da cabeceira da cama vai decorar o interior e trazer exclusividade para o design do quarto.
Mesas de cabeceira com frentes espelhadas são um item doméstico de culto para designers de todo o mundo. Nos quartos de nossos compatriotas «espelhado» criados-mudos e mesas-de-cabeceira começaram a aparecer não há muito tempo, mas já ganharam popularidade. Os aparadores com superfícies espelhadas são ótimos para pequenos espaços – eles parecem se dissolver no interior do quarto, mas ao mesmo tempo enfatizam a simetria do layout, estando localizados em ambos os lados da cama.
As mesas de cabeceira parecem ainda mais originais, cujas fachadas são montadas a partir de pequenos elementos de espelho. Efeitos ópticos incomuns de superfícies reflexivas trazem notas de glamour e brilho ao interior do quarto.
Se você acha que armários espelhados no quarto não são suficientes, você pode ir mais longe e pedir um acabamento espelhado para a estrutura da cama. Alguns fabricantes já produzem camas semelhantes em suas linhas de modelo padrão..
Quer aumentar a quantidade de iluminação suave e difusa proveniente de abajures com abajures? Pendure espelhos atrás deles. Além da função óbvia de refletir a luz da lâmpada, os espelhos ajudarão a manter a simetria do ambiente do quarto – uma cama no centro e nas laterais de uma composição de pedestais com abajures e espelhos acima deles.
Se os itens do seu guarda-roupa estão no quarto, e é neste cômodo que você coleta uma imagem para o dia seguinte todas as manhãs, então um grande espelho refletindo você em pleno crescimento é um must-have no interior. Se a área do quarto permitir, então você pode usar um espelho na moldura, instalado na cama. A vantagem deste design é a sua mobilidade – o espelho pode ser reorganizado em qualquer parte da sala. Se cada centímetro quadrado da área do quarto «agendado», então é melhor limitar-se a uma opção de parede ou uma folha de espelho da fachada do guarda-roupa embutido.
Quarto infantil
À primeira vista pode parecer que os espelhos no quarto de uma criança são perigosos e não têm uma carga funcional e decorativa. Se uma peça de mobília for feita de superfícies espelhadas firmemente fixadas à moldura ou base, se as bordas das peças forem processadas e alisadas, então essa mobília não representa uma ameaça para a criança. As crianças pequenas gostam muito de olhar para o seu reflexo, e tal peça de mobiliário será do interesse da criança por muito tempo..
Um espelho como decoração de parede também não representará perigo para uma criança se for firmemente preso à parede e colocado em uma moldura lisa sem elementos pontiagudos. Muitas vezes, para aumentar a segurança dos espelhos, eles são cobertos com uma película especial que evita a formação de fragmentos durante a quebra do espelho se ele cair. Mesmo com o resultado mais desfavorável, uma pessoa não conseguirá se cortar por estilhaços..
Sala de jantar e cozinha
No interior da sala de jantar, as superfícies espelhadas são principalmente utilizadas como elementos decorativos. Ver-se no espelho enquanto come não é apenas um mau presságio e Feng Shui negativo, um fenômeno semelhante do ponto de vista da psicologia não é desejável na sala de jantar. Portanto, espelhos, painéis de «fragmentos» e várias composições com superfícies reflexivas são colocadas nas paredes na altura dos olhos de uma pessoa em pé – sentado à mesa você não será capaz de ver seu reflexo.
Não só os espelhos nas paredes, mas também as fachadas dos sistemas de armazenamento podem servir como elemento decorativo, o que, entre outras coisas, expande visualmente os limites do espaço. No interior das salas de jantar, na maioria das vezes você pode encontrar vitrines para guardar pratos – copos, taças de vinho e jogos de chá, bem como armários com talheres, toalhas de mesa e jogos de guardanapos. Superfícies de espelho podem ser usadas no primeiro caso como uma alternativa às pastilhas de vidro para vitrines, bem como o material principal ou adicional para as frentes de armários e armários baixos.
Superfície espelhada no espaço da cozinha? Fácil, e não são apenas as propriedades reflexivas de bancadas de aço inoxidável ou inserções de vidro em portas de armários ou eletrodomésticos. Superfícies espelhadas em interiores de cozinha de estilo moderno e alta tecnologia são incrivelmente comuns. Na maioria das vezes, grandes eletrodomésticos, como geladeiras e exaustores, podem «gabar-se» propriedades reflexivas ideais, trazendo para o interior não só o brilho e o espírito da modernidade, mas também a originalidade da execução dos elementos tradicionais da divisão mais funcional da habitação.
Banheiro
Tradicionalmente, no banheiro, um espelho fica pendurado sobre a pia. Nos projetos de design moderno de uma sala de tratamento de água, muitas vezes você pode encontrar duas pias, acima das quais um grande espelho é colocado, ou um par de modelos idênticos que enfatizam a simetria do interior. Se estamos falando sobre o design clássico do banheiro, então um grande espelho pode ser disposto em uma moldura com entalhes e imitação de moldagem em estuque ou feito de madeira que foi usada para a fabricação de sistemas de armazenamento.
Soluções simples e concisas são mais adequadas para um estilo moderno de design de banheiro. Freqüentemente, o espelho é colocado na parede acima da pia sem moldura, ou eles imitam parte do acabamento da superfície da parede. Se o espelho for grande, as fontes de luz disponíveis podem não ser suficientes para uma iluminação eficaz. Neste caso, as luminárias podem ser montadas diretamente através da superfície do espelho..
Os banheiros de apartamentos padrão em nosso país muitas vezes não podem se orgulhar de não apenas grandes, mas também de área suficiente. Para ampliar visualmente pequenos espaços, os proprietários usam todas as técnicas de design possíveis – a escolha de uma paleta de decoração leve, acabamentos brilhantes (azulejos de cerâmica) e, claro, superfícies espelhadas. Os designers propõem não se limitar a um pequeno espelho acima da pia, mas usar telas de espelho como material de acabamento para decoração parcial de paredes nesta área funcional..
No banheiro, muitas donas de casa, além de água e procedimentos de higiene, aplicam maquiagem e modelam. Portanto, além do grande espelho principal na parede, uma pequena superfície de espelho é frequentemente usada (na maioria das vezes com um efeito crescente para a conveniência da aplicação de cosméticos decorativos) em um tripé flexível, que permite ajustar o nível do assunto na frente do rosto..
Se seu banheiro tem uma pia, pendurar um espelho sobre ela é uma mudança de design obrigatória. Na maioria das vezes, um cômodo muito pequeno é alocado para o banheiro, e o espelho, neste caso, contribuirá para seu aumento visual. Sem mencionar as funções básicas da superfície do espelho.