Divisórias interiores – projetos de design prático, original e moderno
Além das paredes estruturais, as divisórias internas são frequentemente utilizadas nas residências modernas, as quais, dependendo do projeto do cômodo, podem desempenhar várias funções. Divisórias feitas de vários materiais podem servir como elementos de zoneamento, atuar como suporte para vários sistemas de armazenamento, organizar uma zona de vídeo ou simplesmente servir como um elemento decorativo. Usando o exemplo de projetos de design reais apresentados em nossa seleção de fotos, você pode se familiarizar com vários tipos de divisórias de interior. Saiba mais sobre quais materiais são usados em sua fabricação e quais as tendências de design mais recentes usadas para interiores modernos de residências urbanas e suburbanas. Esperamos que ideias de design interessantes, opções práticas e funcionais para divisórias de interior o inspirem a renovar ou reconstruir a sua própria casa..
Para simplificar, a partição interna é a mesma parede, mas em uma versão leve. A principal função das divisórias é a divisão da sala, o que significa o zoneamento do espaço. Mas também há divisórias decorativas, que realizam uma divisão muito condicional e servem mais para decorar o interior. Existem opções de design surdo, transparente e combinado para o zoneamento do espaço. Vamos dar uma olhada nas opções mais populares para partições internas e seu escopo.
Divisória fixa – parede adicional
As divisórias fixas incluem estruturas feitas de tijolo, pedra, drywall, espuma de concreto, madeira e blocos de vidro. Essas são partições que executam não apenas funções de zoneamento, mas também fazem um excelente trabalho de isolamento acústico de segmentos de espaço. Eles têm boas propriedades de resistência à umidade, são fortes e duráveis. Nessas divisórias, você pode pendurar prateleiras, uma TV e várias decorações de parede..
As chamadas divisórias-telas são suportes aos quais o material principal é fixado como uma tela. Dependendo da complexidade da própria estrutura e do material selecionado de suportes e telas, tais divisórias podem ser instaladas com a ajuda de especialistas ou de forma independente. As estruturas são fortes o suficiente, mas não fortes o suficiente para prender prateleiras ou gavetas nelas. A vantagem é que, apesar do zoneamento bastante óbvio, a iluminação completa de uma sala para outra não é isolada.
As partições de prateleiras são incrivelmente populares devido à sua funcionalidade. Prateleiras abertas ou combinadas podem ser colocadas a partir do próprio piso e a alguma distância dele – dependendo da localização do móvel na área funcional. Você pode fazer o rack de dupla face ou cego de um lado. Obviamente, tal estrutura deve ser suficientemente forte e durável..
Uma das opções de divisória estacionária é a construção de uma lareira. A conduta de ar para a lareira encontra-se na cavidade da divisória, para isso deve ter espaço interno suficiente. A vantagem de uma lareira deste tipo, localizada no interior de uma divisória ampla, é a capacidade de observar o fogo de vários pontos da divisão. Mas também há desvantagens em tais designs. Se para a construção de uma divisória interior de vidro ou madeira não necessitar da autorização dos serviços competentes, a instalação de uma lareira não é tão simples, especialmente em habitações de edifícios de apartamentos.
Algumas partições são um complexo completo que consiste em sistemas de armazenamento, superfícies de trabalho e eletrodomésticos integrados no espaço. Por exemplo, aqui está um conjunto de móveis localizado entre a cozinha e as áreas de jantar.
Âmbito de aplicação das partições estacionárias
As divisórias fixas têm muitas aplicações tanto em apartamentos de pequeno porte como em casas particulares espaçosas. Por exemplo, o uso de divisórias para separar o espaço de um quarto de um banheiro é uma técnica de design bastante comum. Essa divisória permite que você instale pias com espelhos do lado do banheiro (escondendo as comunicações na cavidade de uma parede adicional), e do lado do quarto você pode pendurar uma TV ou um quadro, abrir estantes para livros ou todo tipo de coisinha.
Uma versão semelhante da partição combinada permite criar todo um complexo de sistemas de armazenamento, colocando uma zona de vídeo de um lado e uma mesa do outro. Este projeto será adequado para a sala de estar, dentro da qual está localizado o escritório..
O uso de divisórias fixas em uma ampla sala de estar permite que você separe a sala de jantar ou a área da biblioteca. Como resultado, a privacidade desejada pode ser alcançada para determinados segmentos funcionais da casa..
O mesmo vale para separar a sala de jantar da sala de estar. As divisórias de vidro não obstruem a penetração da luz, mas criam uma atmosfera isolada.
Decorativo «renda» divisórias que separam a sala de estar da sala de jantar não interferem na penetração da luz natural, acrescentam singularidade ao interior, mas ao mesmo tempo cumprem a sua função principal – zonam o espaço.
Partições semelhantes podem ser usadas como elementos de zoneamento de espaçosas instalações utilitárias. Nesse caso, você precisa se certificar de que o material tem qualidades de resistência à umidade suficientemente altas..
Em um apartamento de um quarto, é muito difícil fazer sem o uso de divisórias. Uma divisória de madeira clara é perfeita para o zoneamento de um segmento com beliche, visto que é esse material que participa ativamente da execução de alguns móveis e até mesmo da decoração da sala..
Alguns tipos de partições estacionárias são criados não tanto para fins de zoneamento, mas como suportes. Na maioria das vezes, essas estruturas são usadas para proteger uma TV e outros equipamentos de vídeo e áudio..
Partições deslizantes e giratórias – um elemento funcional do interior
Pelo próprio nome, fica claro que essas divisórias internas desempenham as funções de paredes e portas ao mesmo tempo. Se a partição se estende como uma porta de compartimento ou se dobra como um livro – as principais funções do zoneamento de uma sala são realizadas por tais estruturas em primeiro lugar.
Com a ajuda de divisórias de vidro deslizantes em forma de portas de correr, é possível cercar efetivamente um segmento funcional localizado em um quarto com outro guia prático, por exemplo, cercar um quarto em uma sala de estar. O mesmo pode ser feito com o estudo localizado na sala comum ou com o camarim localizado no quarto. Essas partições têm propriedades de isolamento acústico suficientemente altas, são fortes e duráveis. Mas será muito difícil montar essas estruturas por conta própria..
Divisórias deslizantes – portas como persianas horizontais de madeira se encaixam perfeitamente em um interior moderno, especialmente se a cor da madeira se repetir em outros elementos do design da sala.
Uma estrutura rotativa feita de fibra de vidro pode desempenhar várias funções ao mesmo tempo – servir como suporte para equipamentos de vídeo, ser usada como sistema de armazenamento na área da sala de estar, e no segmento do quarto, um espelho ou uma imagem podem ser pendurados em tal partição, sem mencionar o fato de que a partição pode ser girada dependendo das situações.
As divisórias-persianas giratórias em modificação vertical permitem criar diferentes níveis de fecho da área funcional dentro de uma divisão espaçosa, dependendo do ângulo de rotação dos elementos estruturais. Via de regra, essas divisórias são equipadas com acionamento elétrico e com painel de controle..
Materiais para fabricação de divisórias
As divisórias interiores, dependendo da concepção da própria estrutura e do interior da divisão, do fundo funcional e do local de instalação, podem ser feitas de vários materiais:
- Madeira;
- copo;
- acrílico matérias-primas;
- drywall;
- policarbonato;
- tijolo;
- blocos de concreto de espuma;
- combinado – estrutura de metal ou metal-plástico com inserções de vidro, bambu, têxteis, papel cana.
Na maioria das vezes, você pode encontrar o uso de drywall para criar uma superfície perfeitamente plana e lisa da partição interna. Esses designs são fáceis de instalar, o que pode ser feito de forma independente e ocupar pouco espaço. A única desvantagem das divisórias de gesso não é a resistência suficiente para fixar prateleiras, armários e outros acessórios.
As divisórias de gesso cartonado podem até ser curvas. O acabamento das superfícies lisas resultantes é realizado com base nas soluções estilísticas, de cor e textura da sala.
As divisórias de madeira trazem calor natural e exclusividade ao interior. Para muitos estilos de design de espaço, as estruturas de madeira não serão apenas relevantes, mas também se tornarão destaques do design.
As divisórias de madeira podem ser deixadas em sua cor natural ou pintadas. Uma das cores mais populares é o branco. Desenhos de renda branca são claros e arejados, mas apenas externamente. Na verdade, tais divisórias podem facilmente suportar o peso de prateleiras abertas ou mesmo consoles que servem como mesa, suporte ou penteadeira (dependendo da finalidade funcional da sala).
Superfícies acrílicas – uma variação do vidro decorativo, também frequentemente encontrada em projetos de design recentes. Estruturas de acrílico ecologicamente corretas, duráveis, duráveis, mas leves, podem ser uma decoração prática para casas modernas. As superfícies são produzidas em versões transparentes e coloridas, há modelos com vitrais.
Para criar divisórias de vidro, é usado vidro especialmente temperado, com propriedades aumentadas de resistência e durabilidade. Claro que tais estruturas não serão baratas e para a sua instalação será necessário contactar os especialistas..
O vidro fosco corrugado permite que a luz penetre, mas ao mesmo tempo esconde quase completamente o que está acontecendo por trás da divisória. Para separar a área do banheiro localizada no quarto, este projeto será uma solução de design prática e funcional..
Opções semelhantes para divisórias de vidro, mas apenas em uma versão deslizante, podem ser usadas para separar a cozinha da sala de jantar ou sala de estar.
As divisórias de policarbonato são fáceis de limpar, leves e duráveis. Com tais estruturas, não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de divisão (importante para casas com crianças pequenas). Teoricamente, tais divisórias podem ser instaladas de forma independente, mas é necessário medir com muita precisão as dimensões para que o movimento da divisória ao longo dos suportes do trilho seja desimpedido e a estrutura dure muito tempo.
As partições combinadas não são menos comuns. Uma base de gesso cartonado (que pode ter quase qualquer formato, mesmo ondulado) com inserções de outros materiais – madeira, policarbonato, vidro leve ou mesmo tecido de cordas, barbante.
Divisórias em estrutura de aço e com elementos de madeira dispostos de forma caótica – não tanto zoneamento quanto estrutura decorativa que traz singularidade, originalidade e criatividade ao interior.
As soluções de design original para a execução de divisórias incluem a opção de usar bambu revestido com vernizes especiais e anti-sépticos para uso prolongado em uma sala utilitária com alta umidade. Por exemplo, no banheiro, essa divisória pode separar a área com o banheiro do segmento de procedimentos de água..
Outra forma de trazer originalidade ao interior da sala é usar uma composição suspensa composta por várias correntes de aço. Esses designs parecerão organicamente em quartos decorados em estilo moderno, loft ou alta tecnologia.
Em termos de facilidade de instalação, a opção mais prática para o zoneamento de segmentos funcionais de salas são as cortinas convencionais. Para um interior moderno, cortinas opacas em lurex inseridas em hastes de metal se tornarão uma adição orgânica..