Design de papel de parede – as ideias mais modernas de 2016
É extremamente difícil imaginar uma sala moderna em que o papel de parede não seja usado como material de acabamento. A história do design de papel de parede remonta a muitos anos e nessa época, além da versão em papel mais simples deste material de acabamento, surgiram muitas variações no uso de várias matérias-primas para criar modelos originais, texturizados, têxteis, laváveis e outros . Entrando numa loja de materiais de acabamento, um moderno proprietário tem razão para se confundir com a vastidão do sortido – papel, vinil, não tecido, têxtil, cortiça e papiro, serapilheira e com elementos metalizados, líquido e fibra de vidro. Vamos olhar juntos – para quais quartos escolher este ou aquele tipo de papel de parede e o que os designers aconselham na próxima temporada.
Tipos de papel de parede dependendo do material de fabricação
Papel
Este tipo de papel de parede surgiu há muito tempo e não perde popularidade, principalmente devido ao seu baixo custo. Você vai queimar com facilidade para voltar a colar papel de parede em quartos todos os anos se usar produtos à base de papel. Infelizmente, as vantagens deste tipo de papel de parede acabam no baixo custo do material. Os produtos de papel não podem ser lavados; eles podem rasgar facilmente durante os reparos e quando já estiverem nas paredes. Claro, esses papéis de parede são adequados apenas para salas com baixa umidade e nível de poluição – quartos, escritórios e salas de estar..
Os papéis de parede de papel de camada única são chamados de simplex e os papéis de parede de duas camadas são chamados de duplex. O papel de parede duplex é um produto um pouco mais durável – durante o processo de produção, duas camadas de papel, uma das quais com a decoração, são coladas. Os papéis de parede duplex são mais populares – eles podem esconder defeitos na superfície das paredes, são fáceis de colar e remover.
Vinil
Os papéis de parede de vinil são muito mais resistentes e duráveis que os de papel, além de resistir à umidade, o que os torna adequados para acabamento de cozinhas, corredores e até banheiros. Os produtos de vinil podem ser criados em um suporte de papel ou não tecido com um revestimento de PVC. Este tipo de papel de parede é significativamente mais caro do que o papel, mas o custo é amortizado devido a uma vida útil suficientemente longa..
Por sua vez, o papel de parede de vinil com relevo a quente pode ser dividido em vários tipos – os pesados são ótimos para mascarar irregularidades da parede, o vinil compacto (papel de parede com espuma) pode imitar várias superfícies e ser em relevo, os papéis de parede com serigrafia têm uma textura original, mas precisam preparação preliminar das superfícies a serem coladas.
O papel de parede vinílico pode ser encontrado na decoração de cozinhas e até no banheiro, pois esse material não desbota sob a influência da luz solar e pode resistir à limpeza com agentes de limpeza, limpeza úmida. Esse papel de parede pode ser colado em corredores, onde o nível de contaminação da superfície é bastante alto..
A produção de modernos papéis de parede vinílicos permite criar os menores microporos na superfície do produto, o que permite a camada superior do material «respirar».
Não tecido
Este tipo de papel de parede pode ser constituído inteiramente por não tecido ou por uma combinação de uma camada de não tecido e uma película de PVC. A flizelina é um material não tecido à base de fibras de celulose, essa matéria-prima é muito mais resistente e durável que o papel.
O papel de parede não tecido não é apenas durável, mas também resistente à abrasão, pode ser encontrado em um padrão impresso e pode ser usado para pintura. Mas para colar esse tipo de papel de parede, você deve usar uma cola especial. Embora o processo de colagem em si seja muito conveniente – a cola é aplicada nas paredes e a própria tela permanece seca. Isso reduz significativamente o risco de rasgar a base e apagar a camada superior da decoração.
Líquido
Este original tipo de acabamento, que é um pó que deve ser diluído sozinho em água, pode tornar-se um destaque do interior. Esse pó consiste em fibras de celulose e algodão, cola, tinturas. Uma das características mais importantes e ao mesmo tempo uma vantagem importante é a obtenção de uma superfície sem costuras. Processo «colando» mais parecido com pintura, porque o papel de parede líquido é aplicado com um rolo.
Têxtil
Este tipo de papel de parede é uma combinação de uma base de papel ou não tecido com um tecido têxtil. Linho, algodão, viscose e até veludo podem ser usados como camada superior. Além do fato de este tipo de papel de parede ser ecologicamente correto e fácil «respira», o material tem propriedades de isolamento acústico muito maiores do que papel de parede de papel convencional.
Mas os papéis de parede têxteis também apresentam desvantagens, entre as quais, além do alto custo, estão as propriedades de baixa repelência de sujeira. Os papéis de parede têxteis não são limpos com humidade, só podem ser aspirados e limpos com um pano seco. O papel de parede têxtil parece especialmente vantajoso em quartos, onde você pode dar asas à sua imaginação e usar, por exemplo, papel de parede de veludo com uma decoração aveludada na base de papel.
Metalizado
Esses papéis de parede distinguem-se pela presença de dourados ou prateados na decoração. São produtos densos que podem esconder imperfeições nas superfícies, não desbotam ao sol e ao mesmo tempo trazem luxo e elegância a qualquer interior. Esses papéis de parede ficam ótimos em quartos e salas de estar, grandes escritórios ou bibliotecas domésticas..
Papel de parede com elementos de superfície decorativos impressos em dourado ou prateado não são baratos, portanto, são mais frequentemente usados para decorar uma das paredes da sala, para criar um toque luxuoso e ao mesmo tempo sofisticado.
Paleta de cores e variedade de estampas
Uma ampla variedade de papéis de parede em várias cores e texturas faz com que muitos proprietários de casas que planejam reformas se confundam em lojas de ferragens. Mas há uma série de combinações de cores, estampas, ornamentos e padrões que estão no auge de popularidade agora..
Papel de parede com impressão de fotos
Os chamados fotomurais são conhecidos dos nossos compatriotas desde então «arrojado anos noventa», quando estava na moda usar esse tipo de decoração para decorar uma parede de destaque – paisagens com cachoeiras e bétulas estavam presentes em cada segundo apartamento russo. Hoje em dia, a qualidade do material mudou e o enredo dos desenhos sofreu modificações..
A impressão de fotos pode ser aplicada em papel, não tecido e até mesmo em suporte têxtil. Os desenhos mais populares hoje são uma imitação da aparência de estantes e estantes..
O desenho de vegetais é sempre popular
Por muito tempo, as pessoas gostaram de decorar suas casas com papéis de parede com motivos florais – flores e galhos, folhas e composições de fantasia não só trouxeram variedade de cores ao design do ambiente, mas também aproximaram o ambiente do ambiente da natureza.
Não é segredo que o papel de parede com um grande padrão floral só é adequado para quartos espaçosos. Pequenos buquês ou letras pequenas podem ampliar visualmente um pequeno espaço..
O papel de parede floral fica ótimo no quarto. Para não sobrecarregar a decoração do quarto para dormir e relaxar com um grande padrão, utilize papel de parede liso para a decoração de parede e para a superfície de realce atrás da cabeceira da cama – produtos com um padrão. O interior ficará harmonioso se for possível repetir a impressão do papel de parede ou parte dela em tecido de almofadas decorativas, cortinas de janela ou tapetes..
Uma grande estampa floral ficará bem em uma sala espaçosa – uma sala de jantar, quarto ou sala de estar como uma parede de destaque ou todo o espaço (dependendo do tamanho do cômodo e da cor da mobília).
O papel de parede com motivos florais em cores claras pode decorar qualquer interior – do clássico ao moderno. Só é importante não ser zeloso com o uso de um grande desenho em salas com móveis coloridos – uma parede de acento com uma planta impressa será a melhor opção..
A impressão em preto e branco é a tendência do design moderno
As combinações de preto e branco, muitas vezes diluídas em cinza, estão se tornando cada vez mais populares para decorar quartos com finalidades funcionais diferentes. Quartos e salas de estar, escritórios e salas de jantar ficam ótimos com combinações contrastantes na decoração. Usar um padrão de papel de parede preto e branco para destacar uma parede de destaque será popular por muitos anos, você pode ter certeza de que o design do quarto permanecerá relevante até a próxima renovação..
Com a ajuda do papel de parede preto e branco com um padrão, você pode obter o design original de salas utilitárias – banheiros, lavanderias e até banheiros. A combinação de louças sanitárias brancas como a neve, móveis ou móveis escuros e uma impressão de papel de parede em preto e branco cria uma imagem muito harmoniosa do espaço..
Um grande padrão preto e branco em uma parede de destaque é adequado para decorar uma espaçosa sala de estar. Para uma sala com acabamento semelhante, estofados e móveis com estofamento claro e itens de decoração coloridos são perfeitos. A imagem resultante da sala será moderna, interessante e dinâmica..
A impressão de papel de parede em preto e branco pode ser usada até em quartos de crianças. Se o desenho de produtos é apresentado em um tópico interessante para uma criança – animais, carros, heróis de contos de fadas ou desenhos animados, então em combinação com móveis, decoração e tecidos brilhantes, você pode obter um design original, misterioso e criativo de um quarto para uma criança, pré-escolar ou adolescente.
Cores neutras para um ambiente descontraído
Muitos proprietários preferem uma paleta neutra e discreta para quartos com uma ampla variedade de usos práticos. Salas e quartos, escritórios e salas de jantar são revestidos com papel de parede em tons de cinza – a cor mais popular da atualidade. Muitos designers gostam de dizer que «cinza é o novo branco para interiores». Pode ser papel de parede com estampa geométrica ou floral, ou produtos com motivos extravagantes. O papel de parede pode ser liso ou convexo, sua principal característica é a neutralidade discreta da paleta de cores.
Papel de parede estampado, mas em uma paleta calma e pastel, é ótimo para decorar berçários e quartos para recém-nascidos. Uma paleta neutra e serena criará um ambiente favorável para acalmar os pais, o que significa que o bebê, sentindo seu humor, ficará feliz com a vida e relaxado..
Os tons naturais sempre foram populares para decoração de interiores. Chocolate light, cacau com leite, ocre neutro e arenoso, leitoso e um tom de grama desbotada são opções ganha-ganha para quem não quer arriscar o ambiente criado pelo local.
Papel de parede brilhante – uma imagem interessante da sala
O papel de parede com um padrão brilhante pode ser usado não apenas para decorar superfícies de destaque. Mesmo pequenos espaços podem ser colados com papel de parede colorido, tudo depende do tamanho da impressão e da paleta de cores selecionada.
Para o quarto, também é possível usar uma cor viva do padrão no papel de parede. Para não aumentar o grau de componente emocional da atmosfera do quarto nos momentos em que você precisa se acalmar e se preparar para dormir, use papel de parede brilhante como decoração de parede de realce atrás da cabeceira da cama..
Desenho geométrico – um acabamento para todos os tempos
A estampa geométrica nas paredes traz originalidade, estrutura e um toque de modernidade à decoração da sala e ao interior. Dependendo do padrão usado, ilusões ópticas originais podem ser criadas. Com a ajuda de uma tira, separamos visualmente o espaço em diferentes direções. Linhas suaves de círculos trazem suavidade à imagem da sala. Composições geométricas no papel de parede podem se tornar um destaque do interior.