Desenho de cortinas para cozinha: tendências de 2019
A escolha dos têxteis para a decoração de janelas é um dos momentos mais agradáveis quando se realiza uma renovação global ou uma pequena alteração de qualquer divisão. E o toque final no desenho da cozinha é de particular importância, pois é no espaço da cozinha que as hospedeiras passam a maior parte do tempo (sem contar o local de trabalho), é aqui que toda a família se reúne à noite e as amigos mais próximos e parentes são recebidos. A escolha de cortinas para a cozinha é uma atividade agradável, mas ao mesmo tempo responsável. Afinal, você precisa decidir sobre vários pontos:
- escolha um modelo de cortina (tamanho, forma, número de camadas de tecido);
- decidir sobre o tipo de tecido, levando em consideração a peculiaridade do microclima da área da cozinha e a necessidade de limpeza frequente do material;
- escolha uma solução para a decoração têxtil da janela que corresponda ao estilo geral do interior.
O mercado têxtil moderno para decoração de janelas de cozinha é incrivelmente diversificado. Os designers oferecem-nos novas soluções de cores e estampas, os fabricantes de tecidos encontram tecnologias inovadoras especiais que nos permitem criar não só materiais bonitos, mas também práticos do ponto de vista da operação e manutenção. Convidamos você a se familiarizar com as últimas tendências em design de cortinas de janela usando nossa impressionante seleção de projetos de design para cozinhas de vários tamanhos e designs estilísticos..
Algoritmo para escolher o design têxtil de janelas de cozinha
Quer você queira solicitar cortinas individuais para a (s) janela (s) de sua cozinha ou usar uma solução pronta apresentada em uma ampla variedade de lojas modernas, você precisa primeiro determinar alguns dos fatores que influenciam essa escolha. Assim, levando em consideração as peculiaridades do espaço da cozinha, os seguintes tipos de influências serão exercidas na superfície da cortina da janela:
- alta umidade;
- quedas constantes de temperatura (e até mesmo a probabilidade de incêndio quando os têxteis estão localizados perto de um fogão a gás);
- a probabilidade de gotas de gordura quentes atingirem (desde que não haja uma capa suficientemente potente);
- odores de cozinha persistentes.
Antes de ir às compras ou na Internet em busca de um modelo adequado de cortinas, você precisa decidir que tipo de funcionalidade a cortina irá realizar:
- proteger a sala do sol;
- se tornará uma barreira contra olhos curiosos;
- executará apenas uma função decorativa;
- será uma continuação das composições das cortinas da sala situada no mesmo espaço (para a cozinha-atelier);
- atuará como um elemento de conexão (em cor ou textura) com outros itens do interior da cozinha.
Então, vamos resumir. Para que a escolha do desenho têxtil da janela da cozinha seja ideal, elegante e bonita, para servir por mais de um ano e não causar incômodo na operação, é necessário decidir sobre:
- a escolha do método de execução da composição da cortina (forma, tamanho, número de camadas, desenho geral);
- tipo de material, com base nas qualidades tecnológicas do tecido e nos requisitos para cortinas de janela;
- esquema de cores (presença ou ausência de estampa, execução de acento ou em harmonia com o esquema de cores geral da cozinha);
- o orçamento para decorar uma janela na cozinha (a gama de preços, tanto para os próprios tecidos como para produtos de costura, é incrivelmente ampla).
Escolhendo um modelo de cortinas de cozinha
Os seguintes fatores influenciam a escolha de um modelo de cortina para uma janela de cozinha:
- a forma e o tamanho da sala e da própria janela (número de janelas);
- a localização da cozinha em relação aos pontos cardeais (grau de luz natural) e ao nível do solo (piso);
- a presença de outros segmentos funcionais com cavalos na mesma sala (sala ou cozinha-atelier);
- estilo de design de interiores;
- ideias pessoais dos proprietários sobre a beleza e praticidade da decoração de janelas têxteis.
Cortinas tradicionais
Cortinas clássicas ou tradicionais são uma opção universal para decorar janelas em qualquer ambiente. E a cozinha não é exceção. Você pode escolher cortinas tradicionais para uma janela de qualquer forma e tamanho, qualquer execução estilística do interior. Telas verticais de tecido ajudarão a proteger o espaço com segurança da luz do sol e de olhos curiosos, vão decorar o interior da cozinha e dar um toque final eficaz na formação da imagem.
As cortinas tradicionais são geralmente combinadas com cortinas claras e translúcidas. Tule ajuda a escurecer um pouco a luz do sol e as cortinas podem ajudar a escurecer completamente o ambiente, se necessário. É o conjunto de tule translúcido (geralmente branco) e cortinas monocromáticas densas que se tornou a opção mais popular para cortinas de janela nas cozinhas russas..
As cortinas efetivamente tradicionais são combinadas com cortinas romanas ou de rolo. Este tandem é perfeito para cozinhas localizadas no lado ensolarado de um prédio ou no andar térreo de um prédio de apartamentos. Ao mesmo tempo, as cortinas podem combinar em cores ou ser apresentadas em uma versão monocromática em combinação com um tecido estampado..
Além de as cortinas tradicionais poderem ser executadas em versão monocromática ou escolher telas com estampa, podem ser fixadas na cornija (ou em qualquer outro dispositivo) de várias maneiras:
- nos ilhós;
- em ganchos e clipes;
- em laços ou laços de tecido;
- passe pela cornija e jogue sobre ela (a última opção exigirá uma grande quantidade de tecido).
Cortinas romanas
As cortinas de enrolar ou romanas são uma das opções mais comuns para decorar janelas de cozinha em projetos de design estrangeiros. Nos lares russos, o uso de persianas romanas também está ganhando popularidade. Para pequenas janelas de cozinha, as cortinas de enrolar podem ser a melhor forma de armar, dada a sua simplicidade, brevidade e incrível funcionalidade. Além disso, as cortinas de enrolar são ideais para ambientes minimalistas de estilo moderno..
As cortinas romanas podem ser apresentadas em estrutura e tipo de execução sem moldura. No primeiro caso, as dobras horizontais uniformes são rigidamente acopladas, no segundo, elas caem em dobras suaves. Você decide qual das opções prefere, tudo depende do humor geral do interior e das suas preferências pessoais..
Cortinas «um café» (cortinas curtas)
Cortinas deste tipo têm um nome por um motivo «um café» – é este método de fechamento parcial de aberturas de janela que era freqüentemente usado em pequenos restaurantes ou cafés. Persianas que cobrem metade ou um terço da janela não protegerão o ambiente do sol (isso não é necessário para todos os ambientes de cozinha), mas irão escondê-la de olhares indiscretos e dar um toque de conforto ao ambiente do interior.
Esquema de cores para cortinas de cozinha
Antes de começar a escolher um esquema de cores para os tecidos para janelas, você precisa decidir se deseja que os tecidos das janelas tenham um toque brilhante (ou apenas um contraste) ou que as cortinas se fundam com a paleta geral do interior da cozinha. A escolha de telas monocromáticas ou tecidos com estampa também será influenciada pela paleta geral de cores da sala, pela cor da decoração das paredes e fachadas da cozinha, pois é o desenho das superfícies verticais e do conjunto de móveis que forma a imagem da sala da cozinha.
Cortinas lisas
Cortinas sem padrão são a forma mais simples e versátil de decorar janelas de cozinha. Não há necessidade de pensar em combinar uma estampa em um tecido com outros elementos. Basta escolher corretamente apenas a cor da decoração têxtil da janela da cozinha. E, neste caso, existem várias opções que podem caber organicamente em praticamente qualquer interior de cozinha – independentemente da paleta de cores e do desempenho estilístico escolhidos para ela. Uma dessas opções são cortinas brancas. Quais tendências os designers não nos ofereceram, a cor branca sempre atrairá os compradores pela sua versatilidade, pureza e leveza. As cortinas brancas podem ser facilmente combinadas com qualquer solução de cor adotada no design da cozinha, elas sempre parecem frescas e até cerimoniais.
Outra cor universal para a execução de tratamentos de janela é cinza. Esta cor tem muitos tons nobres que podem, se não se tornar o centro de atração dos olhos, então servir como um excelente fundo neutro para outros itens de interior mais brilhantes. É fácil combinar cinza com soluções de cores diferentes para acabamento e execução de fachadas de cozinhas. E para adicionar um destaque ao interior resultante, basta um (se a sala for pequena) ou vários detalhes brilhantes (se o tamanho da cozinha permitir).
O uso de cortinas como um elemento de destaque é uma característica de design marcante que é frequentemente usada em projetos de design de cozinha moderna. É ótimo para espaços de cozinha de pequeno a médio porte. Todas as superfícies da sala são feitas em cores neutras, na maioria das vezes claras, e cortinas de janela de uma ou outra modificação são usadas como elementos brilhantes. Este método de registro é fácil de realizar por conta própria, sem a ajuda de especialistas..
Tons escuros e profundos atraem com seu drama. Mas poucos proprietários são capazes de decidir sobre o uso de cortinas escuras, mesmo pretas, ao decorar o espaço da cozinha. Esta técnica de design é realmente muito arrojada, só é adequada para salas com área suficiente. Mas quão impressionante é o design contrastante no interior de uma cozinha moderna.
Cortina de janela estampada
É impossível responder de forma inequívoca à questão das estampas mais populares que se utilizam em tecidos para cortinas de cozinha. Em muitas direções estilísticas, existem padrões bem estabelecidos para o uso de um determinado padrão de têxteis. Por exemplo, em estilos country, muitas vezes você pode ver tecidos xadrez ou pequenos designs florais. Além disso, esta impressão não pode mais ser usada em qualquer um dos itens de interior..