Cozinha oriental: traços arquitetônicos, estilísticos e culturais dos países do Oriente Médio e Extremo Oriente.
O Oriente fascina há séculos. Os países orientais sempre foram associados ao exotismo, espiritualidade e esplendor estético. No entanto, o mais importante eram os cheiros de países misteriosos. Das expedições ao Oriente traziam-se especiarias preciosas, que em vão se encontraram no Velho Continente. O Ocidente ainda aprecia a culinária marroquina, indiana e do Extremo Oriente. Uma cozinha oriental é a solução para os amantes de sabores exóticos e inspirações étnicas em design de interiores. Considere exemplos interessantes de design oriental em diferentes arranjos.
Cozinha de estilo oriental – originalidade de interiores
A culinária oriental ainda é uma novidade em nosso país. O estilo árabe, marroquino ou japonês é uma combinação interessante de cores e formas. Uma cozinha de estilo oriental ou tunisino dará ao seu interior uma originalidade única e um toque do deserto do Magrebe e o brilho do sol quente do sul.
Aparentemente, os gostos não são discutidos. No entanto, você pode incorporar à sua vida diferentes estilos que atualmente coexistem nas tendências de design de interiores. E existem muitas ideias, desde arranjos extremamente simples até arranjos decorativos, que se relacionam com momentos históricos. Recentemente, uma das ideias mais interessantes para desenhar uma casa ou apartamento tornou-se uma tendência orientadora que pode ser facilmente implementada em quase qualquer espaço, sem grandes sacrifícios, sem gastar grandes somas de dinheiro e revolucionar a renovação de cozinhas. Então, o que fazer para dar à sua casa um pouco de sabor oriental?
Oriental não significa homogêneo – ideias de interiores da moda
Comece com uma pequena correção. Acontece, no entanto, que a tendência do Oriente é extremamente heterogênea e o próprio termo «oriental» é apenas uma palavra-chave. Inclui os estilos árabe, hindu e do Extremo Oriente, como o japonês. Cada um deles possui elementos de acabamento completamente diferentes. Materiais, texturas e objetos decorativos ambíguos aparecem nos quartos, criando a atmosfera final do espaço..
Os acordos japoneses são considerados os mais ascéticos, com foco no funcionalismo pragmático. Todos os equipamentos são extremamente úteis, têm cores suaves e sua beleza se deve geralmente aos materiais de alta qualidade e à simplicidade..
Os quartos em estilo hindu podem ser coloridos e preenchidos com vários objetos decorativos, muitas vezes encharcados de ouro. Como parte da tendência, também podem existir equipamentos relacionados ao estilo colonial..
A tendência árabe na decoração de interiores dá muita liberdade. Vários materiais e decorações são usados aqui, muitas vezes com superfícies ricamente decoradas. Elementos cerâmicos são especialmente populares.
Cozinha oriental: tons do misterioso Marrocos
As cozinhas orientais em estilo marroquino são arranjos claros com móveis brancos. Alguns truques são suficientes para criar uma cozinha europeia ao estilo marroquino. A combinação do branco com o azul e o turquesa é tão típica da estética local que pode ser encontrada nas ruas e no interior das casas. Uma cozinha oriental de estilo marroquino não pode prescindir dos mosaicos de cerâmica com motivos imaginativos ou florais típicos dos países do Magrebe. Eles podem decorar o chão, o espaço entre o fogão e o exaustor ou uma parede separada..
A brancura dos armários deve coincidir com os elementos de azul, azul escuro ou marinho. Uma ilha de madeira ou mesa pintada de azul é uma boa ideia. As portas e caixilhos das janelas podem ser repintados na mesma cor. A cozinha oriental nesta versão deve ser decorada com pratos decorativos e outros pratos de cerâmica trazidos do Marrocos..
Projeto de cozinha em estilo oriental: motivos da fabulosa Índia
A Índia é um país de cores, aromas e sabores ricos. Os cinéfilos de Bollywood sabem muito bem que a diversidade e a riqueza são as que melhor definem a cultura indiana. O design de interiores inspirado nisso não pode prescindir da loucura colorida. Cores fortes e divertidas que valem a pena experimentar devem fazer parte da culinária indiana. Amarelo e verde, turquesa e vermelho, rosa e roxo – todas as combinações são permitidas. Não há lugar para o minimalismo em uma casa de estilo indiano. Aqui você encontrará mosaicos de cerâmica coloridos, lanternas e tecidos com franjas ricamente bordados. A culinária indiana é o lugar perfeito para móveis pesados e sólidos em jacarandá ou ébano. Uma pitada de especiarias orientais e cozinha neste estilo estão prontas.
Estilo oriental no interior da cozinha – inspiração japonesa
Quem procura ordem e harmonia na cozinha deve ir ao Japão em busca de inspiração. Desordem criativa e planejamento de espaço mal considerado? Este não pode ser o caso no estilo japonês. Formas simples, cores suaves e preservação da decoração devem reinar aqui. Uma cozinha oriental inspirada na terra das flores de cerejeira é o lugar perfeito para móveis de teca em cores naturais e formas menos intrincadas. O minimalismo estético deve ser compensado pela alta funcionalidade. Aqui as gavetas e armários são controlados de acordo com uma chave estritamente definida. Luzes, portas de correr, tetos de madeira, grandes janelas cobertas com persianas simples e lâmpadas de papel funcionarão em tal espaço. Uma cozinha oriental deve ser a quintessência da harmonia, expressa na combinação de branco e cores naturais. Ervas em vasos retangulares de madeira servirão como uma decoração apropriada.
Os equipamentos mais usados para o estilo oriental
A variedade de acessórios apresentados permite que você incorpore facilmente um estilo oriental em sua casa. Ele trabalha tanto na cozinha de pessoas que amam o minimalismo quanto de quem quer que sua casa seja única e colorida. Acontece que, para dar um toque exótico às instalações, você não precisa gastar uma fortuna em reformas gerais. Às vezes, alguns elementos sutis são suficientes para mudar completamente uma sala..
Móveis – uma ideia para uma cozinha ligeiramente diferente
Claro, os móveis são um dos equipamentos mais caros. No entanto, nada o impede de usar apenas elementos individuais, por exemplo, cadeiras ou uma mesa, que pertencem às tendências orientais..
Produtos de rattan ou technoratan são cada vez mais utilizados neste tipo de aparelho, garantindo conforto, agradável relaxamento e ao mesmo tempo trazendo muita luz e originalidade para a cozinha ou sala de jantar..
A iluminação é o principal elemento do espaço
Uma sala bonita e funcional não pode ser projetada sem a iluminação certa. As luminárias não só funcionam como um equipamento prático que lhe permite deslocar-se com conforto e segurança pela casa, como também representam uma decoração fantástica..
Nos corredores orientais, vale a pena apostar nos produtos feitos com matéria-prima natural. Também podem ser abajures têxteis da moda ou lâmpadas de vime ou de rattan extremamente populares. As lanternas também são muito populares entre os clientes em todo o mundo. Com a ajuda de lâmpadas, o look final da divisão é criado, criando ao mesmo tempo funcionalidade, um ambiente de conforto e máximo aconchego..
Tecidos – a magia está nos detalhes
Os interiores orientais devem criar uma impressão de calor e conforto. Por este motivo, são frequentemente utilizados tecidos decorativos texturizados. Podem ser tapetes, almofadas ou cortinas feitas de materiais multicoloridos com ricos padrões geométricos..
Cada um dos estilos acima tem seu próprio esquema de cores favorito. Os interiores japoneses gostam mais de cores de terra naturais e suaves. Em vez disso, os arranjos árabes e indianos são coloridos, apresentando cenários altamente contrastantes..
Ladrilhos e cerâmicas em estilo oriental para a cozinha
Elementos de cerâmica são considerados itens decorativos comumente usados em interiores orientais. Podem ser vasos, garrafas ou pratos decorativos, bem como ladrilhos de cerâmica nas paredes..
A cerâmica é uma marca registrada dos estilos árabe e japonês. No primeiro caso, você pode ficar tentado a colocar uma pequena quantidade de ladrilhos decorativos na cozinha, por exemplo, azul. Vasos ou frascos com padrões delicados e flores são ótimos para interiores japoneses. Curiosamente, eles não precisam ser perfeitos. Você pode até mesmo mostrar porcelana danificada que foi reparada usando o método tradicional kintsugi japonês..
Um toque oriental no interior permite adicionar um caráter interessante a qualquer espaço da casa. Você pode criar um arranjo exclusivo com os materiais e recursos mais simples, geralmente sem grandes despesas. Às vezes, basta introduzir tecidos ou objetos individuais como cadeiras, lâmpadas ou vasos para mudar completamente qualquer ambiente. O Oriente tem muitas facetas e uma cozinha neste estilo pode ser colorida e minimalista. Ambos valem a pena considerar.