Cortinas romanas – uma solução bonita e prática
As cortinas romanas surgiram em nosso mercado há relativamente pouco tempo. No entanto, eles imediatamente conseguiram ganhar uma popularidade considerável. Como eles são? Uma estrutura bastante simples, geralmente composta por tiras de tela densa, que são colocadas umas sobre as outras. Essas cortinas são fixadas na cornija, e o fundo pode ser decorado como quiser: até com bordados, até com babados, até com borlas. As ripas de madeira são colocadas entre essas tiras de tecido para maior rigidez e decoração. Devido aos mecanismos de elevação e à rotação do rolo, o comprimento necessário das cortinas é ajustado. Ou as cortinas são montadas da maneira mais simples com cordões. A propósito, esta é uma das principais vantagens – o comprimento é fácil e rapidamente ajustado para todos os gostos, o que até uma criança pode fazer. E tudo isso foi inventado na Roma Antiga.
Interior com persianas romanas
Quase todos os interiores podem ser maravilhosamente decorados com persianas romanas. Num estilo clássico, são capazes de enfatizar o rigor e a elegância. Em um estilo boêmio chique, eles ajudarão a se livrar da pretensão desnecessária. E se este é um estilo de alta tecnologia, então com a presença de cortinas romanas, só se tornará ainda mais interessante e original..
Em outras palavras, as sombras romanas podem ser chamadas de universais. Além disso, são adequados para absolutamente qualquer divisão, seja uma sala de estar, um quarto, um quarto de crianças, um escritório ou uma cozinha..
Na maioria das vezes são usados em interiores com um estilo próximo da natureza, por exemplo, em interiores rústicos ou étnicos. Essas cortinas serão uma boa adição ao estilo retrô, especialmente se forem em listras horizontais. E se a faixa for azul e branca, eles se encaixam perfeitamente no estilo marinho. Em qualquer sala, as cortinas romanas serão úteis. Ficam muito bem na sala de estar e estão em perfeita harmonia com o design geral. O melhor é usar uma opção tão incomum: prender umas cortinas atrás de outras, tecnicamente não é difícil de fazer, tudo isso é fácil de montar. A única coisa a se considerar é que as primeiras cortinas são de tecido leve e as segundas de um tecido mais denso, assim como as cortinas de tule..
No escritório, eles também não parecem menos bons. Além disso, uma de suas principais características é a brevidade. Aqueles. tais cortinas não desviarão o trabalho, principalmente se forem selecionadas em cores lisas e com acabamento mínimo.
E no quarto, eles criarão perfeitamente um ambiente aconchegante e confortável, especialmente se o seu design for com babados, laços ou cordões nas bordas. Para adicionar notas de sabor oriental, você pode complementar a versão inicial com qualquer tecido ou véu drapeado e um conto oriental em seu quarto está pronto.
Para o interior da cozinha, as persianas romanas são simplesmente o melhor ajuste, apresentando uma solução universal para decorar a abertura de uma janela. Devido ao seu design especial, combinam três coisas ao mesmo tempo: a compactação das persianas, a solidez das cortinas e a simplicidade das cortinas. Para além de se tornarem uma excelente protecção da luz solar para a sala da cozinha, conferem ainda mais originalidade ao seu interior..
O que há de bom nas cortinas romanas
Os tons romanos têm muitas vantagens significativas sobre outras opções. Julgue por si mesmo:
Escolha de densidade, material e cor
Como já foi mencionado, uma cortina romana é um pedaço de tecido que cobre totalmente a janela. Quando é levantado, graças às ripas rígidas que se fixam no lado recortado, formam-se dobras. Inicialmente, essas cortinas foram concebidas como um meio de proteção contra o sol escaldante. Para isso, um material bastante denso foi usado..
As janelas drapeadas começaram durante o Império Romano, desde então o design não mudou, apenas adquiriu novas modificações, incluindo o uso de novos materiais e decorações.
O design moderno utiliza ainda tecidos leves e transparentes como organza, seda, chiffon, com rebordos rígidos nas bordas para evitar deformações. Cortinas feitas de tecidos leves conferem ao quarto uma sofisticação especial e leveza.
A escolha da densidade depende diretamente da quantidade de luz desejada na sala. Existem também tecidos especialmente impregnados com propriedades repelentes de água, repelentes de poeira, antiestáticas e antibacterianas. Existem até impregnações com as quais as cortinas aquecem menos e não suportam a combustão de forma alguma..
Quanto às cores, a variedade é enorme. Tudo depende do estilo geral do interior. Se, por exemplo, o cômodo for feito em cores claras e uniformes, então as cortinas também devem ser escolhidas claras ou mesmo brancas.
Se o design de interiores for colorido, então a cor das cortinas combina com o tom de algum elemento decorativo significativo..
Para um interior construído em contraste, cortinas listradas são perfeitas. A única coisa que precisa ser lembrada é que devido às características de design das persianas romanas, a integridade do padrão nas dobras não pode ser preservada (se as cortinas estiverem levantadas). Mas você pode olhar a situação do outro lado e descobrir que é esse recurso que pode dar um charme especial, criando assim uma onda original.