Cortinas para o quarto: ideias atuais para 2019
A decoração têxtil de um quarto é uma das etapas mais importantes na formação da imagem de um quarto para dormir e descansar. Não é à toa que se dá tanta atenção ao desenho do quarto, pois passamos um terço do nosso tempo dormindo e é extremamente importante que o sono, o repouso físico e moral ocorram em condições confortáveis. Nesta publicação, gostaríamos de destacar as últimas tendências em decoração de janelas têxteis em habitações modernas. Apresentamos a sua atenção uma extensa seleção de fotos de projetos de design de quartos de diferentes tamanhos e layouts, decorados em uma ampla variedade de direções estilísticas. Esperamos que você se inspire para uma grande reforma em seu próprio quarto ou uma modesta substituição de cortinas na composição têxtil de suas janelas..
A escolha do tecido para cortinas modernas
Os designers modernos, que defendem a busca do minimalismo prático no design de espaços residenciais, muitas vezes nos incentivam a abandonar totalmente os têxteis nas janelas ou a reduzir esse design ao mínimo – cortinas de luz. Mas, os proprietários russos de apartamentos e casas particulares, estão bem cientes de que no interior do quarto é difícil fazer sem cortinas para as janelas. O tecido das aberturas das janelas não só protege a sala da forte luz do sol durante o dia e da luz das lanternas à noite, mas também se torna um obstáculo para os olhares curiosos, pois a localização das janelas em relação à rua pode ser diferente.
Além de suas funções principais, as cortinas do quarto também desempenham funções auxiliares – elas servem como um destaque de cor na imagem geral da sala, ajudam «amarrar» os principais elementos do interior, diferentes na cor ou textura, ou simplesmente decoram o quarto, funcionam como uma decoração original. Em alguns casos, basta trocar as cortinas para que toda a imagem do quarto mude radicalmente, para adquirir um caráter completamente diferente. Talvez seja em parte por isso que a escolha de cortinas é uma das atividades mais agradáveis na formação da imagem de um quarto de dormir para a maioria das donas de casa..
Então, vamos nos familiarizar com as variações das cortinas modernas para decorar um quarto com a escolha do tecido. A adequação do material para costurar uma composição de cortina em um dormitório moderno pode ser avaliada pelas seguintes características:
- densidade;
- composição;
- O peso;
- a capacidade de criar cortinas;
- resistência ao desgaste (durabilidade);
- possíveis formas de cuidar do tecido;
- qualidades estéticas – soluções de cor e textura.
O material de alta qualidade tem alta densidade, se adapta bem a cortinas e é capaz de manter suas propriedades estéticas por muito tempo com os devidos cuidados. Considerando não uma pequena lista de requisitos para a escolha do tecido para costurar cortinas, os especialistas não recomendam comprá-lo como dizem «cegamente», em lojas online, e certifique-se pessoalmente da idoneidade do material. Para isso, o tecido deve ser visto à luz, amassado na mão e verificar vestígios residuais, tentar drapejar – dobrar as dobras, verificar a tela quanto ao nível de tingimento ou desenho, estampar, criar bordados (o peso depende o próprio material).
Ao escolher um tecido para cortinas, é muito importante considerar como cuidar dele. Afinal, só você sabe se será cómodo recorrer aos serviços de tinturarias, utilizar modos de lavagem suaves na sua própria máquina de lavar, ou se necessita de cortinas que não requeiram condições especiais de limpeza. Os tecidos feitos de fibras misturadas (naturais e sintéticas) são mais populares, em parte porque os tecidos laváveis suavemente podem ser lavados na máquina. Por exemplo, para seda natural, veludo, veludo ou organza, apenas a lavagem a seco pode ser usada, caso contrário, o material pode perder rapidamente suas qualidades estéticas originais. Da maneira usual, você pode lavar cortinas feitas de quase todos os tipos de poliéster e várias variações de tecidos de algodão (chita, cetim, chita).
Material sintético
Todos os tecidos feitos de fios criados artificialmente são considerados tecidos sintéticos. Os materiais mistos também incluem materiais sintéticos, que, além dos artificiais, incluem matérias-primas naturais. Atualmente, são as telas mistas as mais demandadas – devido à combinação dos fios naturais e artificiais, é possível aumentar a elasticidade, resistência e durabilidade das telas. As mais populares são as cortinas dos seguintes tipos de tecidos:
- nylon;
- viscose;
- acetato;
- poliéster.
Os tecidos sintéticos devem sua popularidade não apenas à sua alta plasticidade e durabilidade, mas são muito mais fáceis de cuidar do que os tecidos naturais. Muitos tecidos sintéticos não podem ser passados a ferro ou usam o ferro apenas a baixas temperaturas. Mas a vantagem dos tecidos sintéticos é que a maioria deles consegue ter uma aparência apresentável sem passar a ferro – basta secar os tecidos depois de lavados endireitados. Além disso, os tecidos sintéticos, via de regra, são apresentados em uma faixa de preço democrática, ampla gama de cores, opções de estampas e estofamento..
Tecidos de algodão
Tecidos feitos de uma planta chamada algodão são altamente sustentáveis. Ao mesmo tempo, são bastante duráveis e de manutenção despretensiosa (só você terá que passar a ferro as telas com cuidado), cabem harmoniosamente no interior do quarto, decorado em uma variedade de direções estilísticas. É fácil aplicar padrões, estampas, estampas em tecido de algodão, então a gama de cores dos tecidos é incrivelmente ampla. Mas a desvantagem de tal padrão é que ele pode desbotar rapidamente sob a influência da luz solar direta – para evitar esse processo, um forro é usado em cortinas de algodão.
Os tecidos de algodão são fáceis de armar – você pode criar uma composição de cortina de qualquer forma que precisar. O material de algodão pode ter diferentes densidades, textura, ser decorado com bordados industriais. Cortinas de algodão podem iluminar qualquer quarto.
Cortinas de linho
Os tecidos de linho são populares entre designers e seus clientes em todo o mundo como tratamentos de janela. A textura original e mais dura do tecido do que a do algodão atrai com sua não trivialidade, se encaixa harmoniosamente em muitas tendências estilísticas em design de interiores – do estilo country ao tropical. O linho segura perfeitamente a cortina, as cortinas plissadas parecem excelentes, não perdem a forma por muito tempo. A partir de tecidos de linho, você pode costurar cortinas tradicionais com dobras verticais e coletar tecidos em montagens horizontais – modelos romanos. As cortinas de enrolar e as cortinas de tecido também são feitas de linho..
Mas qualquer dona de casa sabe – quanto mais fibra natural no tecido de linho, mais difícil é passá-lo a ferro. Os designers, dentro da estrutura das tendências modernas, recomendam não passar cortinas de linho, em parte para demonstrar o valor do material natural, em parte para manter o conceito geral de minimalismo confortável, que domina o estilo moderno..
Os tecidos de linho natural, como o algodão, são expostos à luz solar direta – o padrão ou a cor do próprio material podem desbotar rapidamente se o quarto estiver localizado no lado sul do edifício. O forro da cortina ajudará a se livrar desse problema..
Tecidos de seda
Em nossa época, a seda natural geralmente significa uma grande raridade e um custo bastante alto. Claro, cortinas de seda parecem ótimas, dobras, dobras e pregas leves parecem incrivelmente vantajosas, muitas vezes se tornando a decoração principal do interior. Mas é importante entender que cortinas de seda exigirão não apenas o investimento inicial, o cuidado com os tecidos, muito provavelmente, envolverá apenas a possibilidade de lavagem a seco..
O alto custo do material em si e seu cuidado são compensados pela incrível aparência, excelente resistência e durabilidade das telas. Além disso, qualquer desenho, impressão ou impressão pode ser facilmente aplicado à seda. A gama de cores é incrivelmente ampla, você pode encontrar a opção certa para qualquer estilo de decoração de interiores de quartos.
Então, vamos resumir. Antes de comprar cortinas novas (feitas ou tecidos para elas), você precisa decidir:
- qual a densidade que eles terão (depende da localização do seu quarto em relação aos pontos cardeais – tecidos grossos são necessários para quartos localizados nos lados sul e sudoeste);
- quantas vezes as cortinas serão puxadas para cima – para fechar as aberturas das janelas;
- qual das opções de cuidados está disponível para você – lavagem a seco ou apenas lavagem doméstica em uma máquina de lavar (a capacidade de usar um modo suave);
- estilo de vida, horário de trabalho (necessidade de dormir durante o dia);
- a localização do quarto em relação à rua e aos edifícios próximos (andar de um prédio de apartamentos, a presença de outras casas nas imediações de suas janelas).
Escolha de um modelo de cortina para o quarto em 2018
Os seguintes fatores influenciam a escolha do modelo de cortina para o quarto:
- o tamanho e a forma da própria sala;
- o número, a forma e a dimensão das aberturas das janelas, a presença de porta de varanda ou de vidro, sugerindo acesso à rua ou a outra divisão;
- estilo geral de decoração do quarto;
- decisões estilísticas tomadas na escolha de móveis básicos e adicionais, design têxtil de um beliche, estofamento de móveis;
- o estilo e ritmo de vida dos proprietários;
- preferências pessoais dos proprietários do quarto, sua ideia da beleza e praticidade dos tratamentos de janela.
No campo da criação de composições de cortinas para decoração de quartos, não houve nenhuma revolução nas últimas temporadas. As cortinas tradicionais e de rolo (e suas variedades) ainda são as opções mais populares. Vamos considerar cada modelo separadamente e com mais detalhes, em combinação com cortinas e sem elas.
Cortinas tradicionais (clássicas)
As cortinas tradicionais são uma opção versátil para decoração de janelas em qualquer ambiente. As telas que caem da cornija até o chão em dobras verticais ficarão harmoniosamente no interior de qualquer direção estilística. O laconicismo e a versatilidade do modelo tradicional de cortinas tornaram-se os motivos da incrível popularidade ao longo de muitas estações, é óbvio que tais cortinas serão sempre relevantes..
Os designers dizem-nos unanimemente que o estilo moderno de design de espaços de vida prima por um minimalismo confortável, o que significa que o quarto deve receber o máximo possível de liberdade e luz. A maioria dos especialistas recomenda abandonar completamente os têxteis nas janelas para fornecer ao espaço um alto nível de luz natural. Mas para um quarto, essa opção é quase 100% inaceitável. A proteção do sol durante o dia, da luz das lanternas ao anoitecer e dos olhares indiscretos a qualquer hora do dia é muito mais importante do que as últimas tendências.
Se você seguir as recomendações de designers modernos no campo da criação de cortinas para janelas, poderá chegar ao seguinte compromisso – decorar as janelas do quarto apenas com cortinas, negligenciando as cortinas. Nesse caso, será possível usar telas densas que não transmitem a luz do sol na hora certa e, no resto do tempo, permitir que os raios do sol iluminem totalmente o ambiente..
E, no entanto, os russos estão mais próximos em espírito da versão tradicional de decoração de janela no quarto – cortinas blackout combinadas com um tule translúcido (véu). Cortinas finas permitem atenuar ligeiramente a luz do sol, difundi-la, criando uma certa atmosfera no quarto, e cortinas de tecido grosso servirão como um obstáculo se necessário – antes de ir para a cama à noite ou durante o dia para se proteger do raios do sol.
As cortinas tradicionais podem diferir não apenas na escolha do tecido, cor ou textura, mas também na forma como são fixadas na cornija (ou qualquer outro dispositivo):
- em clipes, ganchos;
- em dobradiças cruzadas;
- com laços;
- em ilhós (anéis de metal ou plástico);
- passe pela cornija;
- jogado sobre a cornija.
Persianas e suas variedades
As cortinas de rolo são telas retangulares. Normalmente igual à largura da janela. O tipo mais popular de modelo roll-up hoje são as cortinas romanas – são telas que são coletadas em dobras horizontais uniformes da parte inferior da janela para o topo, manualmente ou usando um mecanismo controlado por um controle remoto.
Os tons romanos são incrivelmente práticos e versáteis. Modelos de cortina romana parecem especialmente harmoniosos dentro do estilo de design de interiores moderno, primando pela simplicidade, praticidade e laconicismo. As cortinas romanas podem ser feitas de vários tecidos, apresentadas em uma versão de uma cor e costuradas a partir de tecidos com um padrão.
Combinando modelos
Você pode combinar diferentes modelos de cortinas no mesmo quarto – se houver janelas de diferentes formas ou tamanhos, por exemplo. As janelas pequenas podem ser decoradas com persianas romanas ou de rolo, e para um complexo de varanda ou janela panorâmica, escolha um modelo de cortina tradicional.
Você também pode combinar decoração têxtil em uma janela. A utilização de cortinas romanas em vez de cortinas, complementadas com um modelo de cortina tradicional, conduz não só à criação de um conjunto original e estético, mas também aumenta o nível de praticidade da composição da janela..