Cor menta no interior
A cor de menta se tornou tão popular ultimamente por um motivo. É utilizado por designers de moda, fabricantes de materiais de acabamento, móveis e diversos acessórios para ambientes residenciais. A cor menta proporciona uma sensação de frescura e leveza, frescura primaveril e um despertar de sentimentos e cores. Um detalhe ou superfície cor de menta é suficiente para refrescar a atmosfera de qualquer interior. Mas a cor menta não é tão simples como pode parecer à primeira vista – tem muitos tons. Convidamo-lo a familiarizar-se com este tom incrivelmente fresco e leve, combinado com várias tonalidades na hora de decorar uma divisão, a exemplo da nossa impressionante seleção de projetos de design. Você certamente ficará inspirado ao usar a cor menta no interior da sua casa..
Peculiaridades da cor menta
A cor menta tem muitas qualidades positivas:
- ele é capaz de ter um efeito benéfico sobre o bem-estar de uma pessoa, para relaxar e se acalmar;
- a cor menta pode ser utilizada organicamente para decorar qualquer divisão – é adequada tanto no quarto como no corredor, na sala de estar ou no quarto das crianças, na casa de banho e na cozinha;
- é difícil supersaturar a imagem da sala com uma cor de menta, não cansa os olhos em nenhuma quantidade;
- tons menta conferem frescor e são ótimos para quartos localizados na parte sul do prédio, cujas janelas brilha a maior parte do dia;
- a cor menta combina bem com muitos outros tons e cores básicas (neutras) – branco, cinza, bege, marrom.
A combinação de tons menta com outras cores no interior
É fácil combinar o tom menta do interior com as cores principais, que muitas vezes funcionam como um fundo neutro e discreto. Mas os próprios tons de menta podem servir de cor principal da decoração da sala, ligeiramente diluída com outros tons, principalmente como sotaque. A única coisa que deve ser sempre lembrada é que a cor menta é uma mistura de azul e verde (levemente diluído com cal), o que significa que pertence ao grupo dos tons frios. Se você não perseguir o objetivo de criar uma imagem bacana para um ambiente que é constantemente inundado de luz solar, será necessário diluir os tons de menta com flores do segmento de paleta quente..
A combinação de menta e branco é universal. Tons delicados são adequados para decorar qualquer ambiente. A imagem light pode ser usada no quarto e no quarto das crianças, para criar um design leve e fresco da cozinha ou da sala, mesmo em espaços utilitários, esta abordagem no design será adequada. Um aumento visual no volume da sala e o fundo ideal para colocar móveis e decoração como elementos de destaque serão fornecidos a você.
A cor menta pode ser facilmente combinada com todos os tons de cinza. O cinza pode ser considerado neutro com segurança, no mesmo nível dos tons de branco. Na combinação de cinza e menta, há contenção e nobreza suficiente para ser usada no interior de qualquer direção estilística: a união cinza-menta parece harmoniosamente tanto no estilo moderno quanto na imagem tradicional do local.
Toda a paleta de bege vai bem com tons de menta. O contraste entre as cores frias e quentes permite criar imagens originais, mas não chamativas, das instalações. Essas combinações podem ser usadas com igual eficácia na sala de estar e no quarto, bem como na cozinha ou nos cômodos utilitários..
Um visual de primavera incrivelmente fresco pode ser criado usando uma combinação de cor menta com vários tons de laranja (coral) – de pêssego a terracota. É fácil distribuir a intensidade dos tons principais e auxiliares – para o acabamento de ambientes pequenos, escolha tons pastéis e use cores vivas como realces. Em quartos com uma grande área e janelas panorâmicas, tons profundos saturados podem ser usados para decoração de parede (pelo menos um acento).
Um efeito semelhante pode ser obtido combinando tons de menta com rosa choque e fúcsia. Via de regra, essa combinação é usada na decoração dos quartos das meninas. A diluição das cores menta e rosa com superfícies brancas como a neve permite que você crie imagens frescas, originais e brilhantes, mas ao mesmo tempo fáceis de perceber das instalações.
A cor menta combina bem com todos os tipos de madeira. A justaposição do frescor menta com o calor natural do padrão de madeira sempre leva a uma combinação harmoniosa no design de uma ampla variedade de quartos. É digno de nota que a combinação de superfícies de madeira com uma cor menta pode ser usada em quase todas as direções estilísticas de design de interiores – de clássicos rígidos a tendências modernas ultra-elegantes, de detalhes ecléticos repletos de minimalismo lacônico..
O uso da cor menta na concepção de vários quartos
Como mencionado acima, a cor menta pode ser usada na concepção de uma ampla variedade de instalações. Atualmente, esta cor é ativamente utilizada na produção de materiais de acabamento, móveis, soluções têxteis e elementos decorativos. Tudo o que você precisa fazer é decidir se a cor menta será escolhida como o plano de fundo da sala (tons pastel discretos são adequados), se tornará o tom da superfície de destaque (você pode usar uma cor rica ou uma impressão brilhante), ser representado por móveis (por exemplo, estofamento de móveis estofados ou sistemas de armazenamento) ou elementos decorativos (cortinas de janela, almofadas decorativas em um sofá ou cama).
Sala de estar
Na sala de estar, a cor menta é mais usada para decoração de paredes. Pode ser um tom pastel claro escolhido para a decoração de todas as paredes, ou um tom rico e até brilhante de hortelã, que se tornou uma solução de cor para uma superfície de destaque. Dependendo da intensidade da tonalidade selecionada, você também pode selecionar móveis para a área de recreação da sala. Móveis leves, combinados com tons de menta claros, criarão uma aparência delicada e leve, perfeita para uma pequena sala de estar. Os móveis escuros vão contrastar com o fundo das paredes de hortelã, criando uma imagem dinâmica e não trivial do ambiente..
Mas nem todo mundo decide usar a cor menta como tônica principal do acabamento, mesmo os tons claros. Mas aplicar este matiz verde-azulado fresco à decoração têxtil da sala de estar não será difícil. Pode ser drapeado para janelas (cortinas e cortinados lisos ou estampados), execução de almofadas e até estofamento dos principais móveis estofados – sofá e poltronas.
Quarto
No quarto, um tom claro de menta é mais frequentemente usado para criar o fundo de toda a sala, ou seja, para decoração de parede. Este método de design é adequado até mesmo para salas pequenas – uma imagem leve e clara se encaixa perfeitamente na atmosfera de descanso e relaxamento. Se a sala estiver localizada no lado sul do edifício, você pode usar o branco como um companheiro para iluminar os tons de menta – uma paleta legal visualmente «vai derrubar» temperatura de cor. Se o quarto está localizado na parte norte do prédio, então é melhor usar tons quentes de madeira (no desempenho de móveis, criando pisos) para equilibrar o esquema de cores e trazer mais calor e conforto ao interior do quarto ..
Se o quarto tem um tamanho muito modesto e falhas no projeto arquitetônico e é impossível usar qualquer outro esquema de cores além do branco do acabamento, então a execução local pode ser diferenciada pelo tom menta. Isso pode ser tecidos em janelas, decoração de camas, luminárias, carpetes ou itens decorativos..
Quarto infantil
A cor menta pode ter um efeito benéfico no psiquismo da criança, não irrita os olhos, tem qualidades calmantes e relaxantes. Portanto, pode ser usado com igual eficácia tanto em um quarto para uma criança ativa que precisa de ajuda para se acalmar e se preparar para dormir, quanto em um berçário para um bebê tranquilo, mesmo recém-nascido – tudo depende da intensidade da sombra. Para decorar uma sala, é melhor usar uma cor menta clara ou menta acinzentada, que cria um fundo quase neutro para enfatizar efetivamente a beleza dos móveis, design têxtil, decoração.
Cozinha e sala de jantar
Na cozinha, a cor menta encontra-se mais frequentemente na execução das fachadas do conjunto de móveis. Considerando que os sistemas de armazenamento ocupam a maior parte do espaço da cozinha, a cor das fachadas molda em grande parte a imagem da sala, seu caráter e temperatura de cor. Tons de menta claros são adequados para cozinhas de estilo country, shabby chic. Tons de menta mais fortes também são comumente usados em cozinhas modernas..
Se você não está pronto para que todo o conjunto de cozinha seja executado na cor hortelã, pare em apenas uma camada de armários (superior ou inferior) ou execute um grupo de jantar, ilha ou balcão de bar em um tom verde-azulado fresco.
Mas também como pano de fundo para um móvel montado em um espaço de cozinha, a cor menta é excelente. Um visual fresco e leve para a cozinha será proporcionado pela combinação de acabamentos hortelã e frentes de cozinha leves. Se os armários da cozinha forem de madeira natural, todo o interior terá um aspecto harmonioso, preenchendo o ambiente da divisão com aconchego e conforto..
Banheiro
No banheiro, a cor menta parece mais do que apropriada – fresca, fresca, que lembra a cor do oceano em um dia de sol. Para criar uma atmosfera na qual você possa não apenas realizar os procedimentos necessários de água, mas também realmente relaxar, fazer uma pausa na agitação da cidade, a cor hortelã pode ser usada tanto como a cor principal para decorar paredes quanto para decorar superfícies de destaque.
Instalações auxiliares
Cor menta no corredor ou corredor, espaço próximo às escadas ou na varanda? Por que não. Considerando que os cômodos auxiliares na maioria das residências não possuem janelas, os tons menta claros como acabamento do fundo estão se tornando uma opção difícil, mas uma solução que ajudará a criar uma imagem nova e discreta dos espaços utilitários. O teto branco como a neve, as paredes claras em hortelã e o piso escuro ajudam a criar um interior no qual, além de uma imagem fácil e agradável aos olhos, você pode criar um aumento visual de espaço, que é uma questão urgente para salas pequenas..