Cor azul e suas combinações
O azul não é a cor mais popular para o interior, pois muitos são repelidos por sua frieza. Mas quando nos encontramos no interior azul, sentimos paz, tranquilidade, isso nos dispõe à reflexão. A propósito, esta cor provou normalizar a freqüência cardíaca e a pressão arterial. Também reduz o apetite, por isso é ideal para quem quer perder peso na cozinha..
Uma pequena nota. Já que o azul pertence à paleta fria, é refrescante e um tanto quanto legal. Isso sugere que essa cor é perfeita para quartos com janelas voltadas para o leste. Mas para os quartos cujas janelas estão viradas para o norte, o azul não é muito adequado, pois os deixará muito frios, assim como os pequenos quartos escuros.
Mas, em princípio, o azul e seus tons são bem adequados para qualquer ambiente, o principal é escolher o tom certo e escolher uma combinação com outras cores.
A cor azul fria pode transformar qualquer ambiente em um aconchegante e fresco.
Adicione o branco ao azul
No que diz respeito à combinação com o azul, os designers são frequentemente aconselhados a usar o branco. Duas tarefas são resolvidas aqui de uma vez. O primeiro é um aumento visual do espaço devido à cor branca. E o segundo – o azul traz frescor ao ambiente. Então, o que se segue disso? Esta combinação de branco e azul é perfeita para quartos pequenos que precisam de frescura. E para salas muito pequenas, essa união será simplesmente salutar. Além disso, o branco é recomendado para paredes e tetos, e azul para móveis e janelas, mas pode haver outras opções. Também é importante neste esquema de cores não chamar a atenção para a cor do piso, deixe-a ser neutra.
A combinação de azul e branco é frequentemente usada para criar interiores náuticos. A união dessas duas cores nos faz associar à espuma do mar, à lisura infinita da água azul e ao céu eterno acima. Este projeto é adequado não só para os amantes das paisagens marinhas, mas também para os românticos que adoram refletir em um ambiente calmo e tranquilo..
No entanto, não se esqueça que esta combinação ainda é muito fria e se essa atmosfera for bem-vinda, então você pode escolher com segurança tons ricos de azul..
Ao escolher tons ricos de azul, vale lembrar suas propriedades frias.
-
Cozinha azul e branca com azul profundo
Pode ajudar a reduzir o apetite
-
Mas você não deve levar muito azul para a cozinha –
Existe um risco “congelar” e o tempo todo “morrer de fome”
-
Uma sala de jantar azul escura não é para todos
Ela é rígida, fria e profissional.
-
Em um banheiro assim, é fácil se recuperar após um árduo dia de trabalho.
E acordar rápido pela manhã
-
Poucas pessoas sabem que um quarto azul escuro e branco…
Este é um ótimo lugar para relaxar, o sono será fácil e tranquilo.
AnteriorPróximo12345
E se você quer que o interior não seja muito frio, mas apenas refrescante, então é melhor preferir tons suaves de azul, próximos ao azul e turquesa. E branco, aliás, você pode escolher entre uma paleta de doces: creme, a cor do café com leite e assim por diante..
-
Reduzir a intensidade do azul não ajudará apenas na combinação com o branco,
Mas também a escolha de tons suaves
-
Atmosfera leve e arejada
Uma espécie de canto de relaxamento revigorante
-
Se uma grande janela for adicionada a esse interior, dormir não será apenas fácil,
Mas também aquecido pelos raios do sol
PreviousNext123
Árvore em fundo azul
A madeira é perfeita para interiores azuis, tanto como material quanto como cor. Eles se complementam perfeitamente, criando uma espécie de sofisticação. Afinal, ambos personificam a natureza: uma árvore é uma árvore e o azul é o mar, o céu, as flores silvestres. Portanto, o azul pode ser apresentado em qualquer tom, mas é melhor selecionar uma árvore para ele em tons ricos: cereja, nogueira escura, mogno, carvalho escuro, castanha, teca.
Cores relacionadas: azul e verde
Na paleta de cores, o azul e o verde estão localizados lado a lado, essas cores são chamadas de semelhantes, têm baixo contraste e, portanto, são calmas. Essa combinação ganhou popularidade não faz muito tempo, antes de ser temida e simplesmente proibida de ser usada tanto no interior quanto nas roupas. Mas em nossa época não há lugar para preconceitos, e de fato é claro que essa união de cores é simplesmente magnífica, traz profundidade, harmonia e vivacidade..
Interior azul esverdeado – harmonioso e animado
Estas cores gostam muito das crianças, para além disso, este desenho é óptimo para o quarto de rapazes e raparigas, mesmo que ambos vivam no mesmo quarto..
Os interiores com design azul esverdeado têm um efeito muito positivo na pessoa: não cansa, não irrita, pelo contrário, refresca, reconcilia e acalma. É tudo uma questão de associação com a natureza, já que o verde personifica a terra (mais precisamente, a grama), e o azul é o céu. Devido a isso, esses interiores tornam-se frescos, frescos e leves..
Já falamos no início que o interior azul da cozinha promove um apetite moderado, portanto os ambientes azul esverdeado têm as mesmas qualidades, mas além de reduzir o apetite, também extinguem a vontade de consumir doces.
No quarto, esse dueto tem um efeito benéfico sobre o sono, em seu ambiente é fácil relaxar e adormecer rapidamente. No que diz respeito aos tons, podemos dizer que aqui se aplicam as regras básicas: cores ricas – uma atmosfera mais fresca, suave – uma atmosfera calma.
Acentos marrons em um interior azul
A neutralidade do marrom relaxa a intensidade do azul, suaviza seu frio. Mas tal conjunto será apropriado apenas em um cômodo espaçoso, e um cômodo pequeno com esse design se tornará muito sombrio. Com base nisso, os tons dessas cores também são escolhidos. Ou seja, em uma sala grande, você pode tirar com segurança tons ricos de azul e marrom. Mas em uma sala com dimensões mais modestas, é melhor escolher tons suaves de ambas as cores, então você pode evitar a sensação de escuridão.
Reconciliação de cores irreconciliáveis: azul e vermelho
Esta é uma união de duas cores muito fortes. As propriedades do azul são opostas às do vermelho. O vermelho é um impulso para a ação, aumento da sensibilidade ao calor, diminuição do espaço, mas o azul, ao contrário, é a cor da calma, da reflexão, da diminuição da sensibilidade ao calor e da expansão do espaço. Por que então usar essas cores juntas se elas estão em claro antagonismo? Tudo é muito simples. Criando tal dueto, suas qualidades e propriedades são combinadas. Por exemplo, os trajes dos super-heróis de Hollywood são feitos com essa combinação (e há mais azul). O que isto significa? O fato de o herói ser razoável, calmo, gentil, mas ao mesmo tempo valente e corajoso. Quase o mesmo pode ser dito sobre os interiores em design azul e vermelho..
Aliás, para que o azul e o vermelho se dêem melhor, acrescenta-se o branco, que passa como um catalisador e equilibra sua força..
Você pode neutralizar a luta eterna entre o azul e o vermelho com a ajuda do branco.
Mais uma sutileza. Você não deve pegar essas cores na mesma quantidade, então sua luta se tornará muito óbvia. É melhor se um deles for dominante e o outro complementar. A quem atribuir qual função depende da preferência de temperatura para o ambiente. Se a tarefa é aquecer o ambiente, o principal deve ser vermelho. Dê o solo ao azul para uma vibe legal.
Azul com laranja e amarelo
Azul e laranja são uma combinação bastante brilhante e ousada, muito cativante e até indecente para alguns. Essas cores são tons complementares que resultam em extrema expressividade e equilíbrio. Na maioria das vezes, essa combinação pode ser vista nas roupas de jovens obstinados que negam autoridade, preferem a liberdade de escolha e o desejo de aventura. Mas no interior, esse tandem também encontrou sua aplicação: salas com pista de esportes, banheiros, home theatre, creches, onde o laranja e o azul estimulam a imaginação e o desenvolvimento das crianças..
Além disso, essa combinação cria belos interiores mediterrâneos, de praia e tropicais. Para isso, eles assumem principalmente tons quentes de azul e tons naturais de laranja (areia). E para criar estilos puramente náuticos, o azul também pode estar na forma clássica, mas é melhor escolher o azul esverdeado, água-marinha e azul claro.
A combinação de azul e amarelo é chamada não apenas de brilhante, mas penetrante. Essas cores não têm nada em comum, representam um dos poucos contrastes fortes. Isso é apropriado para o impressionismo, onde os sentimentos e sensações mais conflitantes são combinados. A união azul-amarelo é muito perceptível, mas não incomoda, graças à calma do azul. Portanto, é melhor usar mais azul para decoração de interiores, e menos amarelo, como aconselham os designers 1/3. Além disso, os profissionais observam que, com a ajuda dessa combinação, você pode tornar o ambiente expressivo e incomum. E para o quarto de criança, essas cores são perfeitas, as crianças gostam muito desse dueto com seu brilho, não é à toa que o vestido da Branca de Neve é azul e amarelo. Quanto às outras salas, apenas indivíduos criativos, caçadores de emoções e adeptos da tolerância se atrevem a torná-las azuis e amarelas..
Paleta azul e pastel (bege)
Toda a paleta pastel e, em particular, o bege e a areia tornam o azul mais quente e suave. Para uma pequena sala que pretende tornar acolhedora e luminosa ao mesmo tempo, esta é a melhor opção..
Essa combinação tira o melhor de ambas as cores: frescor do azul, aconchego do bege
Esta combinação é adequada para quase todos os ambientes (exceto para o berçário), proporcionando leveza, simplicidade e ao mesmo tempo graça.
Este interior nunca será enfadonho, terá um ambiente amigável e tranquilidade..
Com a ajuda dessa união, qualquer estilo moderno pode ser feito na versão clássica, que se manifesta na seleção de cores.
Se tomarmos tons de azul mais saturados, e na versão dominante, então a sala vai adquirir notas de severidade e solidez, não destituídas de uma influência disposidora..
Os ricos tons de azul ajudarão a enfatizar a solidez e a respeitabilidade desta dupla.
Azul e preto
Esta é uma combinação muito rara, para muitos parece muito sombria. O preto, por assim dizer, aumenta a intensidade fria do azul e, portanto, não é desejável usar tal união para cômodos pequenos. Mas em quartos espaçosos, você pode se arriscar.
Ao trabalhar com essa combinação, os designers aconselham usar o azul como principal, e enfatizar apenas as formas com o preto. Isso adicionará sofisticação e elegância ao interior..
Para que o preto não torne o interior azul muito sombrio, seu papel deve ser enfatizador e complementar.
Interiores tão azuis, e quanto a eles? Sim, eles são frios, mas calmos e sérios, dando paz e leveza. E para aumentar a sensação desejada, você só precisa escolher a tonalidade e a cor adequadas – «vizinho».