Como escolher o tule para a sala: uma visão geral das opções e regras de seleção
Uma definição como tule reúne uma quantidade considerável de tecidos arejados que diferem em qualidade, textura e decoração. Tule é usado para decorar aberturas de janelas e é parte integrante do interior de qualquer cômodo e sala de estar, incluindo.
Este tipo de tecido deve o seu nascimento ao Rei da França, que ordenou aos seus subordinados que criassem um tecido leve que permite ver livremente da janela tudo o que se passa atrás dele e ao mesmo tempo esconder quem olha através do material. O tecido feito, como resultado, desempenhava perfeitamente suas funções de proteção, escondendo pessoas e objetos na sala de olhares indiscretos. E o mais importante, essa decoração das janelas dava a toda a sala arejamento e enchia-a de aconchego..
Os primeiros tipos de tule eram feitos à mão, eram caros e privilégio de cidadãos ricos. Hoje em dia, a produção desses têxteis há muito está em operação, e máquinas especiais são empregadas em sua fabricação. Quanto à disponibilidade de tule, aqui o consumidor moderno conta com uma grande variedade para todos os gostos e carteiras. Hoje nos propomos a discutir as regras para a escolha do tule para a sala, que é o centro de qualquer casa. Você aprenderá mais sobre o que são tules e como escolher os tecidos certos para uma versão específica do interior..
Tule na sala de estar – propriedades do tecido
Iniciando nossa pequena resenha sobre o tema da escolha do tule certo para a sala de estar, não podemos deixar de contar aos leitores sobre as maravilhosas propriedades desse material, graças ao qual este tipo de tecido ganhou sua popularidade. Para além do seu aspecto atractivo, o tule apresenta várias características positivas, nomeadamente, a leveza, que permite não utilizar fechos complexos na fixação da tela, e a transparência, que contribui para a penetração da luz do dia na divisão e contribui para um aumento visual no tamanho da sala.
A delicada estrutura do tecido, como há muitos anos, permite observar os acontecimentos que se desenrolam fora da janela e, ao mesmo tempo, esconde com sucesso o conteúdo interior da divisão. Tule não retém ar, é muito fácil de cuidar, possui uma ampla seleção de cores, texturas e densidade. E, finalmente, o comprador recebe uma seleção impressionante de materiais, desde opções simples e descomplicadas até produtos de luxo..
Critérios para escolha de tule para sala
Para que o tule escolhido fique perfeito na sua sala, em primeiro lugar, deve definir a sua finalidade. E isso significa que os têxteis, neste caso, podem desempenhar um papel dominante, de destaque ou servir como um fundo complementar, o que cria uma sensação de integridade do design e enfatiza o estilo geral do interior. Ao usar composições combinadas, a partir de várias telas, a presença de textura e brilho de cor é bem-vinda apenas em uma delas. O resto dos detalhes são usados como complementares.
Tecido de tule de cor clara pode expandir visualmente o espaço. Os materiais escuros, por outro lado, o reduzem. Além disso, não se esqueça da localização das próprias aberturas de janela. As janelas, voltadas para o norte ou leste, como regra, precisam de luz adicional. Portanto, para uma sala de estar assim, cortinas claras e de tule totalmente transparentes serão uma escolha real. Para uma sala de estar com janelas voltadas para o sul, é aceitável o uso de tecidos mais densos, em cores escuras ou com adição de padrões.
Tule na sala de estar – uma visão geral das variedades
Apesar do conceito geral de tule como tecido, esse tipo de tecido inclui vários tipos de materiais que diferem em estrutura e aparência. Dependendo do método de tecelagem dos fios, todo o tule pode ser dividido em tule liso, que inclui cambraia, chiffon e jacquard, malha e com estampa, por exemplo, organza, véu ou musselina. A julgar pelo material com o qual o tule é feito, as opções mais populares neste caso são os tecidos naturais – seda, linho e algodão, sintéticos – poliéster, viscose e poliamida e tecidos mistos.
Cortinas feitas de náilon, que externamente se assemelham à seda e têm uma estrutura muito lisa, não parecem menos lindas. E essas são apenas algumas das opções possíveis. Quanto ao comprimento do tule para a sala, aqui pode dar preferência tanto a cortinas tradicionais ao chão ou ligeiramente mais baixas, como a produtos cortados..
Estilo moderno
A escolha do tule perfeito para uma sala de estar em estilo moderno deve, em primeiro lugar, basear-se nas especificidades do próprio interior, porque um mesmo tipo de tecido com designs diferentes pode ter um aspecto e um aspecto completamente diferente. As opções de design moderno incluem o minimalismo, com uma predominância característica de coisas simples, o estilo escandinavo, cujo design é baseado no branco, bem como um loft que saiu de sótão e um layout de abertura, elektics combinando vários estilos ao mesmo tempo, neoclassicismo , bohemian -decor e muitas outras propostas lacônicas. A solução ideal para esses tipos de desenhos serão variações de tule maciço em branco, cinza, verde, azul e outros desenhos que permitirão o ambiente «respirar». Nos casos em que tal proposta parece muito «simplesmente», você pode substituir telas inexpressivas, em sua opinião, por produtos com uma impressão discreta.
Estilo classico
Entre os interiores, feitos no estilo clássico, pode-se incluir não só o classicismo, famoso por sua antiguidade. Esta lista inclui variações de design no estilo romano ou grego, império, barroco, interiores renascentistas e outras decorações ricas e pretensiosas. Em tais exemplos, o sentimento de solenidade é relevante. Portanto, junto com produtos monocromáticos contidos ou cortinas de tule estampadas, na criação de uma atmosfera adequada, é importante o uso de composições multicamadas, às vezes compostas por várias cores. A solução não menos bem-sucedida para uma sala de estar em estilo clássico serão lambrequins complexos, todos os tipos de pickups e lindas cortinas.
Tule para a sala com ilhós
Já se foram os tempos em que era possível decorar a abertura de uma janela apenas com o auxílio de uma cornija padrão, que na maioria dos exemplos não cabia no desenho da sala, e hoje nos são oferecidas muitas opções de fixação de tule . Mas a forma mais prática e popular, no entanto, continua sendo o uso de ilhós, que são ganchos especiais fixados acima da janela. Este design sempre parece atraente e tem muitas vantagens, incluindo versatilidade, durabilidade e confiabilidade. Nesse caso, o tule cai no chão em dobras regulares e desliza facilmente de um lado para o outro. Dependendo do material de fabricação, os ilhós são de metal, plástico e madeira, o que permite adquirir um modelo orçamentário e mais caro. O diâmetro dos anéis da cortina varia de 1,5 a 5 cm. A forma padrão é um círculo ou um quadrado.
O tule corretamente selecionado para a sala de estar não será apenas uma decoração maravilhosa para todo o ambiente, mas também adicionará uma sensação de conforto e aconchego a todo o design. E o conhecimento das propriedades deste tipo de tecido e das regras de seleção que você pode conhecer no material proposto ajudará a enfatizar o estilo de interior que você escolheu e apresentar a sala de estar da melhor forma possível.!