Como decorar o chão da sala: as melhores ideias e soluções de design
A sala de estar é merecidamente considerada «Centro do universo», afinal, é aqui que se costuma receber hóspedes e reunir toda a família para um chá, televisão ou para uma simples comunicação. Ou seja, é o local público mais visitado do apartamento. Portanto, muita atenção é sempre dada ao design de interiores da sala de estar. Hoje propomos falar sobre o design do piso, pois sem este ponto na disposição das instalações é impossível imaginar a integridade do interior. Deve-se entender que o piso não é apenas um acessório ou peça de decoração, mas um dos componentes fundamentais do design. Quais opções os designers oferecem neste caso, você descobrirá mais adiante..
Parquet e parquete na sala de estar
A compatibilidade ambiental e a naturalidade dos materiais sempre foram muito populares, por isso a escolha de parquete ou tábua de parquete como decoração de piso na sala de estar pode ser considerada uma opção muito popular. Tal revestimento se distingue por sua durabilidade, resistência, sempre parece atraente, traz notas de aristocracia para a sala e enfatiza o status dos proprietários das instalações.
Hoje em dia, existem cerca de 300 tipos de assentamento de parquete, então é simplesmente impossível chamar tal revestimento de piso de chato e monótono. Além disso, o parquete é feito de espécies valiosas de madeira, que se distinguem por uma textura interessante e têm um aspecto muito impressionante. Quanto à aplicação de tábuas de parquete no chão da sala de estar, neste caso deve-se ter em mente que esse revestimento, embora pareça parquete externamente, difere em detalhes maiores. A placa não precisa de retificação adicional e é fácil de instalar.
Chão de madeira
Sob o conceito «chão de madeira» muitas vezes é o parquete que se pretende, mas, na prática, esse pavimento assemelha-se mais a uma tábua, cujo tamanho e cor podem ser escolhidos individualmente. Para efeito de comparação – o comprimento de um parquete de peça, via de regra, não excede 60 cm, e o comprimento de uma tábua de madeira pode chegar a 5-6 m.
Os pisos de madeira natural são caracterizados pela durabilidade, excelente aparência, conforto, calor e excelentes propriedades de isolamento acústico. As desvantagens do piso de madeira natural incluem a susceptibilidade à umidade, a necessidade de cuidados especiais, um custo bastante elevado e a proibição da compatibilidade do piso de madeira com o sistema de aquecimento por piso radiante..
Piso laminado na sala de estar
Essa proposta pode ser considerada uma substituição ideal para materiais caros. O laminado é muito mais barato do que o parquet e a madeira natural, tem características muito positivas e é feito com muitas variações de design, o que permite simular qualquer estrutura no chão da sala. Na verdade, é um revestimento multicamadas constituído por um painel de fibras, uma camada decorativa e externa, que desempenha as funções de proteção do produto..
O laminado é bastante fácil de manter, mas é sensível a danos mecânicos e não gosta de umidade elevada. A colocação de piso laminado em uma sala de estar pode ser feita sem a necessidade de um especialista. O principal é reservar um tempinho para isso, ter paciência e seguir as instruções..
«Chão macio» ou tapete
Devido à sua maciez e maciez, um revestimento de piso como um carpete pode fornecer aos proprietários da sala de estar aconchego e conforto adicionais no ambiente. Os tapetes podem ser feitos de materiais naturais ou artificiais, ter um esquema de cores e design diferente.
Produtos feitos de materiais naturais, como lã, são saudáveis, ecológicos, mas capazes de armazenar eletricidade, são sensíveis aos efeitos dos agentes de limpeza e requerem cuidados especiais. Os produtos feitos de materiais sintéticos passam por muitos tratamentos, diferem em um design mais variado, mas são inferiores aos revestimentos de lã em termos de aquecimento.
Idéias para decorar o chão da sala com ladrilhos
Apesar de este tipo de pavimento não ser frequentemente encontrado em soluções de interiores, a utilização competente deste material permite-lhe criar ideias de design muito originais. Uma enorme variedade de ladrilhos, uma variedade de designs e cores apenas contribuem para este processo. Os ladrilhos cerâmicos no chão da sala podem duplicar a superfície de pedra natural, madeira ou couro, ser quadrados, retangulares e de qualquer outra forma. Este tipo de material fica bem no caso de um revestimento combinado e é perfeito para zonear uma sala de estar.
Os ladrilhos cerâmicos como revestimento para pisos são duráveis, fáceis de manter, têm uma ampla gama, não são tóxicos, são resistentes à temperatura, umidade e danos mecânicos. As desvantagens de tal piso incluem uma instalação complexa, uma sensação «frieza» e fragilidade. A omissão de qualquer objeto pesado pode levar à violação da integridade do revestimento..
Grés porcelânico ou piso de pedra
A solução ideal para os amantes de soluções não triviais seria utilizar grés porcelânico ou pedra para o acabamento do piso da sala. O revestimento de pedra natural é muito caro, por isso raramente é usado como revestimento. Quanto ao Grés Porcelânico, esta oferta é muito procurada. Para as vantagens «pedra» revestimentos na sala de estar podem ser atribuídos a excelentes dados externos.
Este tipo de revestimento imita maravilhosamente qualquer superfície, distingue-se pela variedade de cores, durabilidade e resistência. Na lista de desvantagens desse material «frio», que pode ser escondido ou alisado usando o sistema de piso radiante ou tapetes originais, e uma espécie «barulho». Qualquer impacto em uma superfície de pedra ou contato com ela será acompanhado por efeitos sonoros.
Piso escuro na sala de estar
Do ponto de vista dos psicólogos, o piso escuro é considerado a escolha de indivíduos obstinados e autoconfiantes. Essa solução permite combinar visualmente todos os detalhes do interior em um único todo e cria uma sensação de integridade do design. Os materiais mais comuns neste caso são tábuas de parquete escuras na cor wengé, carvalho escuro ou nogueira. É importante lembrar os contrastes aqui e combinar pisos escuros com paredes, móveis ou tecidos claros. Para evitar que o interior pareça muito enfadonho e conciso, você também pode usar detalhes brilhantes, por exemplo, detalhes em vermelho, amarelo ou verde..
Hoje em dia, existem muitas ideias de design e materiais para decorar o chão da sala. Portanto, os especialistas recomendam não se apressar na escolha, mas pensar cuidadosamente sobre o estilo geral do design da sala e do trabalho estágio a estágio. Em alguns exemplos, você pode sobreviver perfeitamente com um tipo de piso. Em outros, para traduzir a ideia concebida em realidade, você pode precisar de opções combinadas de revestimento de piso..