Cama alta para adultos: uma solução prática para pequenos espaços
Freqüentemente, uma cama alta é tradicionalmente usada nos quartos das crianças. Mas se a tarefa é organizar de forma otimizada um pequeno espaço com várias zonas funcionais, esse mobiliário ajudará a economizar valiosos metros quadrados. Além disso, este design parece muito elegante e moderno..
Cama alta: características principais
A principal característica distintiva deste móvel fora do padrão é que você precisa subir as escadas até o segundo andar para o dormitório, e embaixo dele pode ser colocado:
- sofá poltrona;
- local de trabalho (mesa);
- armário;
- Criados-mudos;
- outro, dependendo do design.
Este projeto permite que você esconda tudo desnecessário sob um beliche. Além disso, o dono de tal cama recebe outro bônus agradável – cobrança diária, embora em um baixo, mas afinal de contas, escadas.
Existem até opções duplas, onde na primeira camada é possível organizar muitas coisas úteis e necessárias. Camas de solteiro e de casal no sotão podem ser adquiridas na loja ou sob encomenda.
Na maioria das vezes, os fabricantes usam cartão padrão ou madeira natural na fabricação. A segunda opção é muito mais pesada, então, na verdade, a cama ficará quase parada..
Projetos / configurações
Existem os seguintes tipos de camas:
Pelo número de berços
- solteiro;
- Duplo.
Por tipo de design
- camas de solteiro com mesa;
- duplo com um sofá;
- solteiro ou casal com cama no térreo.
Por tipo de material corporal
- O cartão é um material barato, cuja vida útil é várias vezes inferior à do resto;
- madeira – o alto preço do material se justifica plenamente. As estruturas de madeira são duráveis, resistentes ao desgaste e muito estéticas;
- o metal é uma solução durável e bastante prática. Estas camas têm um design original, mas nem sempre podem caber num espaço multifuncional..
Pela aparência das escadas
vertical – o design compacto parece bastante harmonioso no interior, sem desordená-lo. A desvantagem é menos segurança em comparação com outras opções;
inclinado – essas camas são geralmente grandes o suficiente, o que complica a tarefa de organizar de forma otimizada um pequeno cômodo. Uma opção alternativa é uma escada compacta e arejada;
com pódio – degraus de escada – sistemas de arrumação adicionais com gavetas, onde é muito cómodo guardar o necessário (livros, roupa de cama, roupa, etc.)
Lados positivos e negativos
As vantagens claras de tais móveis são as seguintes:
- a solução ideal para uma sala pequena, porque uma peça de mobiliário pode ser composta por outras;
- a cama alta está geralmente localizada ao longo de uma parede e pode servir como um local de armazenamento adicional para muitas coisas úteis, dependendo do tipo de escada;
- você não precisa procurar um armário, sofá ou mesa que combine com a cama. Esta opção envolve combinar várias estruturas em uma;
- uma abundância de modificações que permitem escolher a opção que se adapta às suas necessidades;
- escolhendo materiais certificados, sólidos e de alta qualidade, certifique-se de que esses móveis irão atendê-lo por muitos anos.
Entre as desvantagens, vale a pena notar:
- Preço Alto. Você tem que pagar por conveniência e versatilidade. E aqui esta regra é muito apropriada. O preço de uma cama alta compacta dois em um ou três em um corresponderá à compra de cada móvel separadamente;
- o risco de comprar uma cama com uma fixação de baixa qualidade do segundo nível. Nesses produtos, a presença das laterais é muito importante, e a fixação não deve ser em quatro, mas no mínimo em oito ou dez pontos. A estrutura em si é melhor fixada na parede ou no chão..
Viabilidade de compra
A cama alta é realmente uma dádiva de Deus para famílias com crianças que vivem em apartamentos com espaço limitado. Com esses móveis, você sempre pode alocar espaço adicional, criar a ilusão de liberdade. Há um lugar para dormir para todos, e as crianças terão um lugar para brincar e até se exercitar..
Mas, apesar de sua funcionalidade, esse tipo de mobiliário ainda nem sempre é adequado. Colocar uma cama alta em um quarto com teto baixo não é uma boa ideia. Aliás, existem modelos para adultos de até três metros de altura. Portanto, de uma forma ou de outra, tais estruturas pressupõem obviamente a presença de tectos altos..
Dicas importantes ao escolher
- a resistência e a confiabilidade dos fixadores é a primeira coisa que você precisa prestar atenção. A segurança está em primeiro lugar;
- a escada deve ter um ângulo de inclinação confortável, degraus largos o suficiente e corrimãos confortáveis;
- é necessário ter para-choques de proteção confortáveis no berço;
- certifique-se de que a distância entre o teto e o colchão é de pelo menos 1 metro, e que é livre e confortável para mover sob a cama.
Opções de design
No desenvolvimento de tais designs, os designers não limitam sua imaginação e produzem modelos modernos muito interessantes. Entre os originais, os seguintes são dignos de nota:
Cama alta sem pernas padrão. A moldura é fixada ao teto com chumbadores. Este projeto é adequado para salas com tetos altos – a partir de 3 metros. Uma ótima ideia neste caso é equipar a área de jantar abaixo..
Mini-quarto debaixo da cama. Esta opção é possível se a cama for de casal, o que permitirá equipar um quarto compacto separado embaixo dela. É melhor fazer as paredes deslizantes do que estacionárias..
Construções de design criativo com formas originais. Podem ser, por exemplo, camas flutuantes e outras configurações que conferem um sabor e aconchego especial ao ambiente..
Existem muitas opções de design e organização do espaço embaixo da cama alta, mas antes de tudo, é preciso lembrar da praticidade, segurança e conforto de se hospedar em um camarote no segundo andar..