Banheiro estilo escandinavo
O interior de estilo escandinavo é caracterizado por uma quantidade mínima de detalhes e decorações pomposas, por isso é muito popular entre os fãs do minimalismo. Sem dúvida, o design escandinavo atrai com sua leveza, leveza, simplicidade, paleta de cores calmas, refletindo a beleza da atraente Escandinávia.
Este design interior irá certamente servir para aqueles que apreciam o conforto da lareira. Características de um banheiro neste estilo – materiais naturais, cores claras, principalmente luz natural, móveis e encanamentos ergonômicos, janelas grandes.
Materiais (editar)
Madeira e pedra dominam no interior escandinavo, mas no banheiro essa combinação nem sempre é apropriada e é possível devido ao alto preço e à baixa resistência à umidade dos materiais de madeira. Portanto, é melhor não usar muita madeira aqui, mas você pode fazer prateleiras de madeira, uma bancada ou colocar um cesto de roupa suja..
Uma ótima opção para um banheiro de estilo escandinavo – interessantes imitações de pedra e madeira. Portanto, os ladrilhos de uma pedra natural podem ser combinados com um piso escuro e paredes claras. Ladrilhos brancos no chão e cerâmicas bege-azuladas nas paredes ficarão muito bem..
Se o orçamento permitir, é melhor escolher uma bancada de pedra natural maciça, principalmente porque será muito mais barata para um banheiro pequeno. Ao escolher pisos autonivelantes, observe os tons de cinza, branco ou marrom escuro. No design escandinavo, esta gama parecerá a mais vantajosa..
Cores
A natureza selvagem da Escandinávia não é rica em cores vivas, mas por isso não é menos bela. Florestas de coníferas, rios de montanha, planícies e colinas cobertas de neve são simplesmente fascinantes com sua beleza. Estas paisagens respiram contenção e tranquilidade, pelo que predomina a cor branca com pequenos salpicos de cores naturais..
Mas, como se costuma dizer, não é o único branco. Claro, tons pastéis próximos ao natural também são permitidos – areia, cinza, oliva claro, azul. Você pode diluir com sucesso o tom geral com a ajuda de detalhes brilhantes, por exemplo, toalhas, um tapete azul profundo, amarelo ou verde..
Importante! Ao escolher uma paleta, use a regra das três cores: básica, adicional e sotaque. Portanto, se o tom principal for amarelo-cinza claro, bege ou cinza podem ser adicionais, e o tom de destaque é azul saturado..
O contraste com as paredes e luminárias tornará o ambiente mais expressivo, mas na hora de escolher os tons escuros seja seletivo nos acessórios – eles devem estar em harmonia entre si e ter uma aparência orgânica no contexto geral.
O tema marinho é muito apropriado ao estilo escandinavo. Combinações interessantes de tons de azul e azul, bem como desenhos de ondas, navios, âncoras, animais marinhos, vão certamente se tornar um acento original no interior do banheiro..
Iluminação
A Escandinávia é caracterizada por noites polares e a luz é muito valiosa aqui. Portanto, é importante organizar a iluminação natural da sala e escolher a artificial adequada. Mas a regra principal é que quanto mais luz, melhor..
Você pode combinar com segurança várias opções de iluminação – inferior, superior, parede e também usar lâmpadas LED. No entanto, no design escandinavo, é melhor evitar opções excessivamente elaboradas e complicadas..
Mobiliário
A abundância de móveis de estilo escandinavo é inaceitável, especialmente no banheiro. Algumas prateleiras compactas e um armário arrumado para toalhas e cosméticos devem ser suficientes. Móveis feitos de madeira não tratada com uma textura bonita serão muito úteis..
Claro, móveis de aglomerado, as lojas IKEA serão mais econômicas. No entanto, você não deve confiar na durabilidade e na alta qualidade, uma vez que esses móveis costumam ser feitos de materiais simples e baratos..
Cuide da versatilidade dos itens de interior do banheiro. Por exemplo, um banquinho de escada também pode servir como apoio para os pés..
Encanamento
O princípio básico do estilo escandinavo é a moderação em tudo. Uma pequena banheira (ou chuveiro), lavatório, sanita – tudo o que necessita para uma casa de banho. Os países escandinavos – Noruega, Suécia e Dinamarca – são muito desenvolvidos, portanto, o design de interiores, incluindo o encanamento, deve ser moderno..
Hoje você pode encontrar modelos suspensos, de canto ou embutidos que ajudarão não apenas a manter o estilo, mas também a economizar espaço adicional. Em termos de cor, a melhor opção são as clássicas canalizações brancas. Os acessórios podem ser selecionados em metal escovado. Este estilo não tolera decoração excessiva e experimentos impressionantes: quanto mais simples, melhor..
A única exceção a isso é uma banheira em estilo spa que é grande o suficiente para caber. Centralize a banheira e mergulhe-a no chão. Ao preenchê-lo com espuma perfumada e embelezar o ambiente com produtos de beleza apropriados, você realmente se sentirá em um spa. Um pequeno fogão a lenha e uma pilha de lenha ajudarão a realçar o efeito do estilo escandinavo..
Acessórios e decoração
Qualquer interior não pode ser considerado completo sem os últimos retoques. Mesmo as pequenas coisas como lâmpadas, dispensador de sabão, porta-escova de dentes devem estar em harmonia uns com os outros e combinar com o estilo do banheiro..
Elementos decorativos interessantes e atraentes tornarão o interior especial. Se possível, pendure um vaso de flores ou uma pintura em uma superfície livre. Um pequeno tapete tecido, algumas fotos de família aconchegantes na parede irão adicionar mais ambiente e conforto ao design escandinavo conservador.
Um elemento obrigatório do banheiro são os espelhos. Eles expandem visualmente os limites da sala, refletem a luz, tornando a sala mais brilhante. Você pode pendurar grandes espelhos quadrados retangulares com uma moldura de madeira nobre ou instalar um espelho vertical de corpo inteiro.
Não seja limitado por padrões aceitos. Por exemplo, você pode compensar a falta de uma janela usando um pequeno espelho sob o teto. Tal design é uma ótima opção, pois irá ampliar visualmente até mesmo o quarto menor, tornando-o mais espaçoso..
Pequenos tapetes quadrados ou redondos que contrastam ou combinam com a cor das paredes e do piso são ideais para o banheiro. Os materiais naturais serão preferíveis – cetim, linho, algodão.
Plantas refinadas em vasos lacônicos, em harmonia com o resto do design, vão dar mais naturalidade ao interior..