Arcos no apartamento: ideias antigas em versão moderna
Representantes da geração mais velha costumam usar a expressão: «Tudo que é novo está bem esquecido, velho». Esta frase caracteriza com muita precisão a direção do design moderno, envolvendo o uso de arcos no design de interiores de instalações residenciais..
Arcos (do termo latino arcus – «arco») são elementos arquitetônicos sob a forma de sobreposições curvas de aberturas na parede de um edifício ou vãos entre dois suportes. Antes de seu surgimento, lintéis especiais eram usados na construção, apoiados em dois postes verticais. As estruturas arqueadas, graças à abóbada curvada, são capazes de suportar cargas significativas.
Mesmo nos tempos antigos, casas de cidadãos ricos, edifícios de templos e castelos de senhores feudais eram decorados com arcos. Deve-se notar que na Grécia Antiga, a construção de arcos não se tornou popular, mas os romanos usaram com muito sucesso essas estruturas arquitetônicas na decoração de edifícios..
Cada período histórico deixou sua marca na arquitetura dos edifícios. Ao mesmo tempo, a aparência dos arcos também mudou. No início, arcos semicirculares de pedras em forma de cunha foram erguidos (tais estruturas eram muito populares entre os antigos romanos). A partir do século 7, os arcos pontiagudos começaram a ser usados na arquitetura oriental. No século XII, graças às campanhas dos cruzados, a moda dessas estruturas arquitetônicas chegou à Europa. Na arquitetura russa antiga, ao erguer igrejas cristãs, via de regra, arcos em forma de ferradura e quilha eram usados.
Mesmo uma pequena excursão pela história nos permite julgar que a construção de estruturas em arco há muito e firmemente entrou em nossa vida. Vamos tentar descobrir o que eles são – arcos modernos, e qual é o seu papel na arquitetura e design dos aposentos de nosso tempo.
A diversidade deles atenderá a todos
Existem muitos tipos de estruturas arqueadas classificadas de acordo com vários critérios. Em geral, os seguintes tipos de arcos podem ser distinguidos:
Como você pode ver, existem muitos tipos de arcos. No entanto, quem pretende decorar o seu apartamento com este elemento de decoração, em primeiro lugar, deve decidir qual a forma de arco de que necessita: ativa ou passiva. As construções mais simples são consideradas passivas. Essas são exatamente as opções que você mesmo pode implementar. Arcos de formas complexas e intrincadas, abrindo uma visão de várias salas, são classificados pelos designers como ativos. A complexidade do arco depende, em primeiro lugar, da ideia geral da disposição do apartamento. Será muito difícil criar essa estrutura arquitetônica por conta própria..
As principais vantagens dos arcos no apartamento
Em primeiro lugar, os arcos permitem evitar soluções padrão, pelas quais os edifícios construídos de acordo com projetos padrão são famosos. Graças a este elemento arquitetônico, a sala mudará além do reconhecimento, assumindo uma aparência elegante e moderna..
Em segundo lugar, as estruturas em arco permitem que os proprietários se livrem das portas do cômodo. Haverá a oportunidade de se mover livremente de uma sala para outra. Os arcos ajudam a expandir visualmente o espaço e esconder algumas das falhas no layout do apartamento.
Em terceiro lugar, os arcos são usados não apenas para fins práticos, mas também como decoração. Além disso: as estruturas em arco são o elemento arquitetônico do qual depende o projeto geral do apartamento..
Todos os materiais são bons
Madeira
Muitos proprietários de apartamentos já apreciaram este material de acabamento popular. Produtos feitos de madeira natural ou MDF são bons «caber» em qualquer interior. Esses arcos são bastante fortes e duráveis. Eles parecem muito respeitáveis, porém, e custam muito. Os arcos de madeira têm um peso impressionante e, portanto, não podem ser usados em salas com paredes soltas. É importante lembrar que as estruturas em arco de madeira precisam de cuidados constantes, pois esse material seca e racha com o tempo, além de ficar exposto aos insetos da madeira..
Tijolo
Para criar esse arco, é melhor usar tijolos trapezoidais. O processo de obtenção de uma estrutura em arco de tijolo é bastante complicado: primeiro, o arco é disposto, depois rebocado, e só depois é gesso e pintado. Este tipo de decoração tem uma desvantagem significativa: é impossível dar uma forma artística a um arco de tijolos..
Drywall
A confecção de um arco com esse material está ao alcance de qualquer proprietário de apartamento. Devido às qualidades especiais do drywall, você pode obter uma estrutura de qualquer formato. O produto acabado é fixado com forro e perfis arqueados e, a seguir, massa de vidraceiro nas juntas. Após a conclusão de todos os trabalhos, as estruturas em arco de gesso cartonado são decoradas com qualquer material adequado ou pintadas na cor desejada. Entre as vantagens do uso de drywall está o custo relativamente baixo desse material e a possibilidade de utilizá-lo em ambientes com qualquer qualidade de decoração de parede. Além disso, arcos de gesso cartonado podem ser decorados com prateleiras e focos adicionais..
isopor
A maneira mais fácil de fazer esse arco é simplesmente colocá-lo na cola. Via de regra, as estruturas desse tipo são coladas com o mesmo material de preenchimento planejado para posterior acabamento. Para aumentar a resistência do arco, sua superfície é colada com uma malha de preenchimento. Depois de esperar que seque completamente, a estrutura em arco deve ser lixada e, em seguida, pintada ou colada com um material decorativo adequado.
Diversas ideias para armamento
Claro, todo proprietário de apartamento, ao decorar um arco, sonha que a estrutura acabada não só decora o apartamento, mas também desempenha várias funções adicionais.
Qual é o melhor lugar para montar um arco? Em primeiro lugar, na sala de estar, corredor e hall. Combinar a sala de estar e a área da cozinha criará um conforto adicional nestes quartos. Um efeito deslumbrante pode ser obtido com a ajuda de um arco erguido entre a loggia e uma das salas. Uma estrutura em arco na sala infantil ajudará a delimitar as áreas de jogo e recreação. Os designers modernos encontram uso para arcos mesmo nos quartos – com a ajuda deles, são criadas alcovas maravilhosas..
Às vezes, os arcos são feitos na forma de um amplo portal que ocupa a maior parte da parede. Na maioria das vezes, essa opção é usada ao combinar uma área de cozinha e uma sala de estar. Neste caso, deve-se levar em consideração o seguinte: quanto maior a estrutura em arco, mais fortes devem ser os cômodos contíguos com cores correspondentes..
Entre a cozinha e a sala de jantar, convém construir um amplo arco com balcão de bar. Em uma cozinha rústica, uma estrutura em arco que imita uma casa fica bem. Esse arco pode ser terminado com uma pedra ou tijolo..
Os fãs de estilo moderno no interior devem ser abordados por arcos assimétricos e extravagantes, que, via de regra, são feitos de drywall. Essas opções permitirão que os proprietários expressem plenamente sua individualidade, dando expressividade e originalidade aos alojamentos..
Como você sabe, para os proprietários de apartamentos de pequeno porte, a questão do uso funcional do espaço livre é muito aguda. Estruturas arqueadas em tais salas podem ser complementadas com estantes maravilhosas de vários formatos..
Os arcos são uma excelente solução para aqueles alojamentos onde é necessário ocultar eventuais falhas de traçado ou mascarar certas estruturas que não podem ser desmontadas. Na maioria das vezes, usando estruturas arqueadas de gesso cartonado «se escondendo» saídas de ar, dutos de ventilação e vigas de teto.
Os anos passam, novos materiais de construção e acabamento aparecem, a moda das estruturas em arco muda. Mas uma coisa permanece inalterada – ainda não há alternativa válida para os arcos. Isso significa que estruturas arqueadas elegantes e modernas irão nos encantar com seu design original por mais de um século..