Pilastras no interior: um elemento indispensável do design de luxo
As pilastras são outra técnica de design de interiores, que certamente serão apreciadas por verdadeiros estetas, obcecados por uma imagem elegante, sofisticada e única da sua casa. As pilastras são uma espécie de semicolunas que, ao contrário das colunas padrão, são embutidas nas paredes. Eles não ocupam muito espaço na sala, uma vez que se projetam das paredes por apenas alguns centímetros. Este elemento de design é usado principalmente no estilo grego e, opcionalmente, em outros estilos. No interior, as meias colunas podem apresentar-se de formas completamente diferentes: pretensiosas e, mais estritamente, lacônicas..
As primeiras pilastras surgiram na Grécia Antiga, eram feitas de granito, mármore e serviam apenas como decoração de fachadas. Já na era do classicismo, eles começaram a decorar interiores luxuosos.
As principais funções das pilastras
A estrutura da semicoluna é um tronco estreito, capitel e base, que são decorados com todos os tipos de padrões e ornamentos. As pilastras são feitas separadamente e, em seguida, são fixadas na parede interna ou externa do prédio. Mas em qualquer caso, este elemento arquitetônico tem uma função exclusivamente decorativa. As pilastras são usadas para:
- desenho simétrico de portais com colunas;
- cantos acentuados;
- combinar pisos;
- separação de fachadas.
Muitas vezes você pode encontrar meias colunas, que são uma continuação luxuosa de cornijas moldadas ou rodapés de piso. Os capitéis das pilastras, espetacularmente executados em termos artísticos, são o complemento perfeito para a fachada.
Tendo em conta as características arquitetônicas do edifício, é possível escolher o projeto ideal de semicolunas (semicirculares, retangulares, formas complexas). As pilastras dentro da sala dividem visualmente o espaço em várias zonas e estão em perfeita harmonia com o resto dos elementos interiores:
- estuque de gesso;
- portal lareira;
- galeria de pinturas de arte;
- móveis em estilo antigo (ótimo se o quarto tiver armário com pilastras);
- lustres maciços de ferro forjado pendurados no teto.
Com a ajuda de semicolunas, o efeito visual de elevar o teto pode ser alcançado. No entanto, qualquer decoração vertical lida perfeitamente com essa tarefa. A estrutura pode cobrir defeitos de parede, é conveniente esconder atrás dela todos os tipos de comunicações (tubos, fios).
Nota: Em salas escuras, a configuração de pilastras brancas verticais proporcionará um clareamento perceptível. Por sua vez, as semicolunas escuras arquitetônicas são um atributo indispensável das instalações góticas. As pilastras podem ser usadas para decorar não apenas paredes e fachadas – elas serão uma decoração maravilhosa para portas e portais de lareira.
Variedades de pilastras: exemplos de fotos no interior
Existem 3 direções principais de tais semicolunas arquitetônicas: o estilo da Geórgia, a Renascença grega e a faixa. Existem outros conceitos estilísticos, mas todos combinam elementos dos anteriores:
As pilastras de banda combinam listras diagonais e verticais ao longo de todo o comprimento do tronco. Além de fitas, eles podem ser decorados com padrões interessantes, anéis horizontais.
Os desenhos do Renascimento grego são uma reminiscência de mármore branco. Capitais e eixo de base podem ser representados por uma das seguintes opções:
- Iônico – as bases e capitéis são simétricos e lindamente decorados;
- Doric – o fuste é feito de placas perfiladas, em capitéis. Não há base;
- Corinthian – as bases e os capitéis são decorados com intrincados padrões e flor-de-lis heráldica.
As semicolunas do Renascimento georgiano são retangulares, altas e perfeitamente lisas. Sua base é de três níveis, e abaixo das capitais existem espirais simétricas graciosas.
Pilastras de poliuretano: exemplos no interior e descrição das características
Hoje as pilastras de poliuretano são muito populares e são apresentadas no mercado em uma ampla variedade. Isso se deve principalmente ao alto desempenho operacional e técnico deste material:
- força;
- Amizade ambiental;
- facilidade de instalação;
- peso leve;
- resistência às flutuações de temperatura;
- uma variedade de designs em termos de design e textura;
- a possibilidade de pintar com outra cor;
- preço acessível.
Mesmo com uma renda média, você pode facilmente realizar seu sonho transformando sua casa com pilastras de poliuretano igualmente elegantes. A propósito, ao contrário da espuma, eles são de qualidade superior em termos de características de resistência..
Nota: uma pilastra na sala, pelo menos, parece ridícula. Essas estruturas parecerão harmoniosamente apenas em pares, por exemplo, em ambos os lados de um nicho, portas, nos cantos da sala..
Pilastras decorativas em móveis
Outra forma de exibir uma decoração interessante é uma pilastra de móveis vertical, que é mais usada na decoração de fachadas de cozinhas. Este elemento confere ao fone de ouvido uma elegância e expressividade especiais. Estilos típicos de pilastras de móveis – clássico, vitoriano, barroco.
Freqüentemente, ao instalar módulos de cozinha prontos que não foram comprados para tamanhos individuais, vazios não planejados aparecem no espaço. Não há nada para colocar neles e eles parecem pouco atraentes quando abertos. Nessas situações, os designers costumam decorar esses lugares com pilastras. O resultado é um design completo, harmonioso e único..
A instalação de estruturas verticais de material resistente ao calor em ambos os lados do forno protegerá de forma confiável os módulos de móveis adjacentes de altas temperaturas, o que aumentará sua vida útil. Normalmente a decoração dos móveis é feita de madeira maciça natural ou MDF. Os últimos são recobertos com verniz, filme de polímero ou esmalte protetor. As superfícies geralmente recebem uma bela textura com tapinhas.
Com essas sobreposições decorativas, os móveis são efetivamente transformados, têm uma aparência rica e respeitável. As pilastras são fixadas em inserções especialmente preparadas para elas. As sobreposições decorativas cobrem perfeitamente as lacunas entre os módulos adjacentes, para que o design do fone de ouvido pareça um todo.
Freqüentemente, as caixas de madeira mais comuns são decoradas com pilastras de móveis e cornijas entalhadas no topo. O resultado são fachadas luxuosas e elegantes..
Pilastras fotográficas nas fachadas das casas