Arco na cozinha em vez de porta: variedades e métodos de design
A opção de terminar a porta entre a cozinha e as outras divisões com um arco tornou-se recentemente um fenómeno cada vez mais popular. Tal solução sempre parece elegante, bonita e aceitável para uso em muitas soluções de estilo. O arco da porta permite aumentar visualmente a área do cômodo e também adiciona luz e ar ao cômodo. Sobre quais formas de estruturas em arco são oferecidas hoje no mercado moderno e o que deve ser prestado atenção a quem decidiu usar tal dispositivo de design na disposição da cozinha, leia mais adiante em nosso material.
Arco para a cozinha – recursos
Como qualquer outra estrutura de design, o arco instalado na porta da cozinha possui características próprias que devem ser levadas em consideração no início do planejamento de interiores. Como mostra a prática, na maioria dos exemplos, o arco é instalado nos casos em que os proprietários do quarto desejam combinar os cômodos entre si, por exemplo, a cozinha e a sala ou a cozinha e o corredor, e não há possibilidade de demolir completamente a parede inteira agindo como uma divisória de interferência. Além disso, tal solução será uma ótima ideia para arranjar pequenas cozinhas, onde a presença de uma porta só vai agravar a situação e levar embora «precioso» centímetros. Além disso, a instalação de uma estrutura em arco, como regra, é significativamente inferior em preço a um procedimento semelhante com portas..
O arco não precisa de acessórios e pode ter qualquer desenho. O principal é escolher um produto que corresponda ao estilo geral do interior, e neste caso, não há diferenças entre arcos prontos adquiridos em loja ou desenhos feitos à mão..
E o mais interessante é que o arco, instalado entre a cozinha e as outras divisões, poupa bastante espaço, mas exige a instalação obrigatória de um exaustor potente e ventilação constante. Caso contrário, todos os odores que emanam da placa ou do forno espalhar-se-ão automaticamente nas divisões adjacentes à cozinha..
Tipos de arcos
O próximo passo importante ao instalar um arco na cozinha é a escolha da forma da estrutura, já que sua aparência pode não só aumentar a área da sala, mas também reduzi-la. Como resultado, você terá que recorrer a uma remodelação completa, que traz não apenas decepções, mas também reparos adicionais com certos investimentos financeiros..
Arco semicircular
Devido ao arredondamento suave da parte superior, esse arco é denominado semicircular ou clássico e é considerado a solução de design mais comum. É ideal para decorar o interior de pequenas divisões e, na maioria dos casos, é utilizado para combinar uma cozinha com um corredor. É comum usar arcos semicirculares de tamanho maior ao combinar a sala da cozinha com a sala de estar, o que é especialmente importante para organizar o interior dos estúdios.
Arco inglês
A principal característica deste projeto é a presença de cantos agudos em ambas as extremidades da base do arco. Esses tipos de arcos são geralmente usados para decorar aberturas largas. Semelhante, ligeiramente «errado» a forma é perfeita para quartos com uma grande área quadrada e muitas vezes serve como uma decoração decorativa adicional.
Arco retangular
O nome de tal estrutura é totalmente consistente com sua aparência e permite que você instale o arco no lugar da porta sem instalação adicional. Essas opções para aberturas em arco são perfeitas para organizar uma cozinha em «Khrushchev», fica bem em qualquer quadrado e não sobrecarrega a sala. Os arcos retangulares com cantos arredondados levam o nome original – portal, e também são adequados para cozinha de qualquer tamanho.
Arco trapezoidal
Quanto às aberturas em arco, cuja parte superior assemelha-se à forma da figura geométrica do mesmo nome – um trapézio, estas estruturas precisam de espaço. Salas pequenas com esse acabamento de porta parecerão mais estreitas do que realmente são.
Arco de meia elipse
Uma proposta de design deste tipo será a solução ideal para quem pretende colocar um pequeno arco na cozinha. Esses designs, apesar de seu tamanho em miniatura e compactação, expandem visualmente a sala e tornam a porta mais larga..
Arco árabe
Um arco feito neste estilo é caracterizado pela presença de curvas originais na parte superior, pelo que o desenho de tal planta será uma excelente solução para arranjar o interior de uma cozinha ao estilo oriental ou indiano. Esses arcos têm muitas variações de design e podem conter, adicionalmente, vários elementos decorativos..
Arcos assimétricos para a cozinha
Apesar de os designers oferecerem muitas ideias para a criação de aberturas em arco, um fenómeno como o arco assimétrico, com um design original que não se assemelha a nenhuma outra opção, é bastante comum no interior. E, neste caso, os especialistas recomendam estudar cuidadosamente todas as nuances e partir do estilo geral de design. A média de ouro e quaisquer regras específicas neste caso não existem. Portanto, ao iniciar o planejamento de tal estrutura, é preferível considerar várias propostas de projeto, porque a abundância de elementos convexos ou cantos agudos em alguns casos parece bonita e adequada, e em outros, pelo contrário, é ridícula e repulsiva..
Projeto de arco entre a cozinha e outras salas
Quando todas as questões relativas à forma e ao tamanho das aberturas em arco entre a cozinha e outras divisões tiverem sido consideradas, é hora de decidir sobre o projeto da estrutura e escolher o material que será usado para decoração.
Gesso decorativo
O uso de gesso decorativo ao decorar uma abertura em arco pode ser considerado a opção mais comum e orçamentária. Ao mesmo tempo, a técnica de aplicação de gesso na superfície das paredes é tão simples que você mesmo pode enfrentá-la completamente. Com o gesso, você pode imitar qualquer superfície e mudar sua cor se necessário. Além disso, neste tipo de decoração, pode simplesmente montar a retroiluminação, o que é muito cómodo na hora de iluminar as transições entre divisões..
Pedra
Uma solução igualmente comum para a decoração de arcos pode ser chamada de uso de pedra natural, e neste caso você não pode prescindir da ajuda de um mestre experiente. A estrutura, com acabamento em pedra, parece sempre apresentável e é durável. O preço do material neste exemplo se justifica totalmente..
Tijolo
Uma proposta igualmente original pode ser chamada de acabamento do arco com o auxílio de tijolos. Esta proposta irá adicionar um toque de brutalidade ao interior e permitir diluir a decoração interior com um contraste espectacular e invulgar..
mosaico
Se você já encontrou o assentamento de ladrilhos, a ideia de terminar uma estrutura em arco usando um mosaico não lhe causará nenhuma dificuldade, especialmente se o mosaico se assemelhar a um tijolo. O principal é preparar previamente a superfície e eliminar todas as irregularidades..
Madeira
Decorar o arco com madeira ficará espetacular e elegante ao mesmo tempo, porque a nobreza deste tipo de material é automaticamente transferida para o estilo geral do design. Tais arcos são considerados uma manifestação de estilo e bom gosto, mas requerem o auxílio de um especialista, pois o processo de confecção de peças curvas para uma abertura requer certas habilidades e aptidões..
Drywall
O drywall se encaixa perfeitamente em uma superfície de qualquer formato, portanto, ao usar tal material para o acabamento de uma abertura em arco, não deve haver problemas. Além disso, pequenas falhas e deficiências estão perfeitamente escondidas atrás do acabamento.
Acabamento em poliuretano
As estruturas arqueadas de poliuretano são vendidas nas lojas em um sortimento bastante grande, bastando escolher a opção que mais se adapta à configuração de sua abertura. A montagem de tais elementos de acabamento não precisa da ajuda de um artesão altamente qualificado. A única desvantagem dos produtos de poliuretano é a fragilidade excessiva..
Instalar um arco entre a cozinha e outras divisões não é apenas uma bela ideia, mas também uma ótima oportunidade para mostrar suas habilidades de design e criar um interior único. O principal é seguir um único estilo ao projetar e não exagerar com adições decorativas.