Projeto da paisagem da casa de campo de verão: 100 ideias modernas
Que bonito, prático e sozinho equipar o território próximo a casa de campo? Como criar um não fácil oásis de verde e frescor longe da cidade barulhenta e empoeirada, mas também um lugar funcional para o descanso da família e receber convidados, amigos e conhecidos? Como refletir sua visão de beleza, conforto e harmonia com a natureza em sua própria casa de veraneio com custos mínimos, mas efeito máximo? Esperamos que nossa seleção impressionante de 100 ideias diferentes para organizar territórios de vários tamanhos e formas, características climáticas e paisagísticas o ajudem a responder a essas perguntas. Nas fotos de projetos paisagísticos você encontrará soluções relevantes, práticas e estéticas para todos os gostos, o nível de habilidade de jardinagem e o tamanho da carteira.
Trabalho preparatório obrigatório
Só quem está longe da jardinagem e da horticultura pode pensar que não é difícil organizar no campo um aconchegante recanto verde que atenda a todas as necessidades da família para descanso, trabalho e diversão na natureza. Que basta plantar árvores frutíferas, fazer um canteiro de flores, equipar canteiros para o cultivo de hortaliças e verduras, instalar um mirante. Mas os requisitos de conforto e recreação ao ar livre são diferentes para cada pessoa – alguns precisam de um playground à sombra de espaços verdes, outros precisam de uma espaçosa área de refeições ao ar livre para jantares em família e receber convidados, quase todos querem ter uma área de churrasco, mas alguém apenas você precisa de uma rede para relaxar no frescor entre as árvores e arbustos. É de acordo com suas necessidades e as possibilidades da casa de verão que é necessário traçar um plano de arranjo detalhado.
Assim, em uma folha de papel comum ou em um programa de design especial (não será difícil encontrar uma versão gratuita na Internet), será necessário observar:
- designar o tamanho e a forma exatos do território, determinar a escala (quanto mais precisos os cálculos, menos melhorias haverá no terreno);
- é necessário observar na planta os edifícios já construídos – uma casa, uma garagem, um mirante principal, uma casa de banhos, etc .;
- também marque a construção planejada – marque até mesmo pequenos prédios (de um galinheiro a um canil), sempre parece que há lugar para um prédio pequeno (especialmente em um terreno grande), mas na verdade muitas vezes você tem que adiar ou mude seus planos, já tendo iniciado o trabalho;
- os especialistas recomendam dividir todo o local em zonas – quadrados, cada um dos quais com seu próprio elemento principal (por exemplo, em uma área de recreação ao ar livre, um gazebo com um grupo de jantar ou um balanço espaçoso pode atuar como um assunto-chave do projeto paisagístico) ;
- marcar todas as plantas perenes que já estão no território e marcar o plantio de novas, levando em consideração a distância entre os plantios e a distância em relação às edificações;
- então há um ponto difícil para marcar todos os sistemas de engenharia – do encanamento à iluminação (é necessário designar as comunicações existentes e a instalação planejada de tubos ou fios).
Mas a fase inicial de preparação não se limita a desenhar no papel. É necessário realizar o que se chama «reconhecimento de campo»:
- descobrir as características do solo;
- presença (possível) de água subterrânea;
- se houver lugares de água estagnada, então drenagem;
- também é necessário determinar o nível do terreno montanhoso (os especialistas recomendam não nivelar o local, mas usar as características da paisagem de uma área particular para criar a imagem mais natural do local, mas em alguns casos é simplesmente necessário obter livrar-se das irregularidades do solo).
Escolher um estilo de atuação, a imagem de uma casa de campo de verão
Criar um espaço prático difícil onde se pode cultivar frutas, verduras e ervas, mas uma imagem verdadeiramente harmoniosa de uma casa de veraneio com todos os elementos necessários para trabalhar e descansar não é uma tarefa fácil. Obviamente, será necessário muito trabalho para obter uma imagem de projeto paisagística equilibrada. A escolha da direção estilística e do esquema de cores para o design de sua casa de campo de verão será amplamente determinada pelos elementos que a preenchem. Convencionalmente, todos «os participantes» arranjo da casa de verão pode ser dividido nos seguintes grupos.
1. Elementos de paisagem natural (natural). Tudo o que foi criado pela natureza – árvores, arbustos e outras plantas, montes, fossos, pedras, reservatórios naturais, vai influenciar a criação de uma imagem de uma determinada paleta de cores se você deixá-los em seu site. Claro, o esquema de cores do local mudará com a mudança das estações e as peculiaridades das condições climáticas de cada área específica..
2. Estruturas arquitetônicas. Esses elementos do projeto paisagístico incluem, em primeiro lugar, o edifício principal (uma pequena casa de campo ou uma grande propriedade, dependendo da escala da própria dacha). Além disso, vários anexos à casa e estruturas independentes podem ser atribuídos aos objetos de arquitetura – uma varanda, um balneário, uma sauna, uma garagem, um galpão, uma estufa principal, um mirante, um galpão e até pontes. Obviamente, todos os objetos arquitetônicos serão sustentados em uma direção estilística, se sobreporão nas soluções de cores e na escolha do design da fachada. Mas, ao mesmo tempo, você pode escolher um elemento, que se tornará um acento no conjunto geral. Na maioria das vezes, o edifício principal se torna a estrutura principal, mas há exceções.
3. Elementos da paisagem social e decorativa. Este tipo de itens de design de paisagem inclui tudo o que foi criado por mãos humanas – plantações, reservatórios, esculturas, canteiros e canteiros de flores, jardins de pedras e outros tipos de slides. Neste grupo de elementos, você pode usar uma variedade infinita de opções de cores – criar canteiros de flores e becos a partir de certas plantas permite «pintar» parcela em cores diferentes, visto que na maior parte do nosso país a estação quente (crescimento e floração das plantas) vai de abril a outubro. Além disso, existem muitas variedades de sempre-vivas que podem ser cultivadas em quase todo o território do nosso país para criar um fundo verde permanente e fresco para uma imagem confortável de uma casa de verão..
4. Outros elementos do projeto paisagístico. Tudo que não é «ajuste» nos outros grupos, referir-nos-emos a este tipo – pavimentos e plataformas, caminhos de jardim e parques infantis, artigos de entretenimento para um parque infantil, vários elementos decorativos.
É a escolha do esquema de cores da imagem da casa de veraneio que pode ajudar a criar um quadro estético difícil, mas também mascarar as deficiências e destacar as vantagens, alterar visualmente a forma do território e ampliá-lo. A vantagem dos esquemas de cores selecionados corretamente é que eles ajudam a coordenar a aparência da área das cabanas de verão sem ter que recorrer a mudanças drásticas..
Caminhos de jardim – design prático e estético
Caminhos de jardim em uma casa de verão não são apenas uma maneira conveniente e segura de se mover entre objetos e segmentos do projeto paisagístico, mas também uma maneira de zonear um espaço e decorá-lo. Portanto, os caminhos e caminhos no local podem ser não apenas confiáveis e práticos, mas também originais, bonitos, executados de uma forma geral de desenho de todo o local.
Os caminhos do jardim podem ser feitos com os seguintes materiais:
- pedra («Plastushka», pedra de rio ou seixos, pedras de pavimentação);
- madeira (pintada ou revestida com vernizes especiais e anti-sépticos);
- concreto em várias modificações;
- tijolo (clínquer ou comum);
- material residual (tampas de plástico, garrafas ou suas partes, rolhas e qualquer outro material que possa ser usado para criar uma superfície sólida segura e suficiente para chalés de verão).
Além disso, de acordo com o método de execução, todas as faixas podem ser divididas em sólidas e não sólidas – o nome fala por si e não deixa nenhuma discrepância na determinação da aparência das duas opções. Além disso, as trilhas do jardim podem ser divididas em temporárias e permanentes. Basicamente, nas cabanas de veraneio, utilizam-se caminhos permanentes, mas acontece que os proprietários utilizam o local por pouco tempo e acaba sendo mais expediente traçar caminhos provisórios.
Canteiros e canteiros de flores – uma variedade de opções
Canteiros e canteiros de flores são uma das formas mais populares de decorar qualquer território. Seja qual for o tamanho da sua casa de verão. Há sempre um lugar nele para um pequeno, mas lindo canteiro de flores. Bem, é simplesmente impossível imaginar uma dacha russa sem camas com vegetais, raízes e ervas. E se a finalidade funcional dos canteiros de flores e canteiros diferem um pouco, então, na forma de execução, eles se cruzam amplamente.
Os canteiros de flores podem ser divididos nos seguintes tipos:
- regular;
- irregular;
- tapete;
- criado;
- monoclumba tradicional;
- vertical;
- canteiros de flores criados não no solo, mas em dispositivos especiais.
É claro que os canteiros de flores podem diferir em tamanho e forma e no tipo de plantas plantadas. Há muitas opções. A escolha da aparência e do conteúdo do canteiro vai depender do tamanho da área alocada para o jardim de flores, do tipo de solo, das condições climáticas de uma determinada região, de suas idéias sobre beleza e estética, da capacidade de dedicar certas tempo e esforço para as plantas..
Existem também muitas possibilidades no desempenho dos canteiros de campo, e não apenas no tamanho e na forma das trincheiras cavadas. Os canteiros para o cultivo de várias safras podem ser:
- tradicional;
- «caloroso»;
- com drenagem;
- camas-caixas;
- camas com lados altos.
Para criar uma cama box ou com laterais altas, você pode usar os seguintes materiais:
- placas antigas;
- folhas de policarbonato;
- plástico;
- ardósia plana ou ondulada;
- qualquer material residual capaz de manter sua forma em condições de alta umidade por pelo menos uma estação.
Áreas de recreação e jantar de várias modificações
Não há proprietário de casa de veraneio que não queira equipar em seu território um local de descanso, além de canteiros e estufas. Bem, uma vez que, para muitos russos, a recreação ao ar livre é frequentemente associada a cozinhar vários pratos em uma fogueira, a área de churrasco não será supérflua. Na maioria das vezes, a área de cozimento é organizada como um pátio – uma plataforma é disposta com pedras ou ladrilhos (com menos frequência, uma plataforma é feita de madeira). Este setor pode ser coberto com uma cobertura permanente ou temporária para protegê-lo do sol e da chuva..
As áreas de lazer com móveis de jardim, balanços ou redes podem ser colocadas em um terraço ou varanda aberta anexa à casa ou em um dossel separado, em um mirante ou sob uma barraca. Tudo depende do conceito geral de design do site, do seu tamanho e das necessidades dos proprietários..
Para criar um segmento de lounge aconchegante ou uma área de jantar estética e prática ao ar livre, você pode usar móveis de jardim feitos com os seguintes materiais:
- Madeira;
- plástico;
- metal;
- rattan (artificial ou natural);
- galhos de salgueiro;
- bambu;
- lajes de pedra ou concreto;
- vidro (vidro triplex);
- poliestireno;
- fibra de basalto;
- material residual.
Piscinas, lagoas, fontes e muito mais
Especialistas na criação de projetos paisagísticos argumentam que para criar um ambiente verdadeiramente harmonioso em uma casa de veraneio, não basta organizar corretamente os edifícios, plantar plantas verdes, traçar caminhos e distribuir canteiros e canteiros de flores. Além de terra (pedras) e vegetação, é necessária água. Quer se trate de uma cascata artificial, um pequeno lago, uma fonte de qualquer modificação ou uma piscina depende da vontade dos proprietários, da dimensão e características do território e do orçamento da obra..
As piscinas podem diferir não apenas em tamanho e forma. Existem piscinas de transbordamento, reservatórios artificiais com vários níveis de profundidade, fixos e portáteis (temporários e permanentes). A piscina pode ser equipada com «cascata» ou fontes, têm ramificações. Além disso, as piscinas diferem na maneira como filtram a água. É claro que todos esses critérios deixam uma marca nos métodos de organização de um reservatório artificial, sua aparência, o custo de criação e operação..