Paisagismo de uma cabana de verão – fazemos com o coração e para a alma
O mundo moderno é legitimamente considerado urbano, pelo menos nos países desenvolvidos. As pessoas, saindo do campo, buscam nas cidades conforto e prosperidade. No entanto, com o tempo, iniciou-se um processo que os especialistas chamaram de suburbanização, ou seja, o desenvolvimento de uma área suburbana. A população urbana começou a construir e equipar chalés de verão fora da cidade, fartos de tais «encantos», como poluição de empresas industriais e automóveis, uma paisagem característica de vidro e pedra, ruído, falta de flora. As pessoas foram atraídas pela natureza, pelo ambiente de onde vieram. Mas como a situação na casa de veraneio nem sempre atendia às aspirações do desenvolvedor (floresta, grama, flores, riacho, arbusto ornamental), tivemos que incorporar essas aspirações com nossas próprias mãos, como dizem, do nada. O homem da casa de veraneio quer ter «dois em uma garrafa» – condições urbanas no apartamento e bela natureza ao redor. Os especialistas chamam o processo de traduzir esse desejo em realidade de urbanização da natureza, ou seja, a criação de uma paisagem natural artificial. É exatamente sobre isso que este artigo tratará. Tentaremos familiarizá-lo com os elementos do projeto paisagístico que ajudarão a tornar o local original e bonito.
Projeto de design – a base do básico
Tudo o que é criado deve ter um projeto. Este é um axioma. O Impromptu não é um assistente aqui, todo o design do site pode resultar em algo estranho e feio. Você pode, é claro, pedir ajuda a especialistas em paisagismo, mas a julgar pelo fato de estar lendo estas linhas, esta opção não é para você. Provavelmente, você é uma pessoa com mente criativa e mãos habilidosas, acostumada a fazer tudo com suas próprias mãos, e o projeto de uma casa de campo de verão, seu design não é exceção para você.
A maneira mais fácil de projetar é esboçar todos os objetos planejados em uma folha de papel. Mas esse método é bom no primeiro estágio, quando é feito o zoneamento da área suburbana. A segunda fase do seu projeto deve ser o design da paisagem do seu site. Somente aqui você pode avaliar visualmente o que e como ficará. Antecipando sua próxima pergunta, eu respondo imediatamente: isso pode ser feito usando programas de design especiais, por exemplo, X-Designer, Sierra Land Designer 3D 7.0. Graças a eles, você poderá ver de fora a criação de suas mãos. Anteriormente, isso só poderia ser sonhado.
Mas para criar um projeto, você precisa decidir o que quer ver em sua casa de verão. Talvez um campo de golfe verde seja suficiente para você, ou talvez você queira criar no local uma pequena reserva de plantas exóticas ao pé «Alpes».
Portanto, tentaremos familiarizá-lo com alguns elementos interessantes do paisagismo..
O reservatório é o coração da paisagem do local
Pergunte a qualquer pessoa o que ela gostaria de ter uma cabana de verão, a resposta será uma – nas margens de um rio ou lago, como último recurso, com um pequeno reservatório. Se você tiver sorte, e seu terreno estiver localizado às margens de um rio ou lago, isso facilita muito a questão do seu projeto, já que não há necessidade de construir este reservatório.
Você só precisa equipar e melhorar a abordagem da água.
Mas e quem não tem sorte com um reservatório natural no local, mas realmente quer ter algo semelhante ao Lago Ritsa no local, mas em um volume menor? Do contrário, naturalmente, o projeto da paisagem ficará incompleto e a sensação da natureza sem reservatório ficará incompleta..
Nem tudo é tão desesperador. Estamos construindo um lago artificial. Claro, esse prazer é bastante problemático, requer cuidados e certos custos. Mas vale a pena.
A organização de reservatórios de vários tipos é praticada, começando com uma capacidade normal de duzentos litros e terminando com uma grande lagoa de concreto. Tudo depende de suas solicitações e recursos financeiros. Um papel importante nisso é desempenhado pela área do local e seu relevo..
Claro, um reservatório de um barril dificilmente será adequado para você, mas se você usar um recipiente de PVC (vendido em lojas especializadas, eles têm um formato que lembra os contornos das margens de um pequeno reservatório), você pode obter um maravilhoso mini Lago. Tendo emitido o seu desenho a seu gosto com plantas, alvenaria dos bancos, obterá um maravilhoso recanto para relaxar no seu sítio..
Se você equipar seu reservatório com a fonte ou cachoeira mais elementar, o efeito disso aumentará cem vezes. O barulho de água vertendo age melhor em uma pessoa do que qualquer medicamento sedativo..
Existe outro tipo de reservatório – concreto. Este tipo é usado se você deseja ter um reservatório completo com fauna e flora em seu local. Portanto, seu dispositivo é bastante trabalhoso e caro, requer estrita aderência à tecnologia de sua construção. Mas, ao mesmo tempo, você terá em seu local exatamente o reservatório que deseja. A sua forma e estrutura das margens, relevo do fundo e outras características vão depender da sua imaginação..
Nenhum recanto da natureza pode ser imaginado sem representantes da fauna. É claro que não estamos falando de corça ou cervo. Mas você pode se dar ao luxo de ter representantes do mundo subaquático. Este será, talvez, o último ponto no projeto do projeto do reservatório..
Alpes à sua porta
Um slide alpino, ou uma composição com pedras, tornará a paisagem do seu local mais original. Ao mesmo tempo, é um elemento bastante complexo do projeto paisagístico. No original, o slide alpino é plantado com plantas alpinas, edelweiss é uma delas. Mas muitas vezes, na ausência do último, plantas perenes comuns de baixo crescimento da flora local são plantadas.
Um slide é feito de pedras da mesma cor, mas de formas diferentes, ou uma pedra da mesma forma, mas de tons diferentes. O escorregador não deve ter mais de cinquenta centímetros de comprimento e ter uma camada de drenagem na base, pelo menos em regiões com invernos rigorosos. Caso contrário, as geadas de inverno irão destruí-lo. Também é importante saber o local onde você pode organizar o slide. O slide não foi construído do nada, pois, neste caso, sua aparência não seria natural. Deve começar em algum tipo de colina ou parede. Infelizmente, um escorregador feito pelo homem não é uma estrutura eterna. Após cinco a seis anos, há necessidade de sua restauração. Isso é remoção de ervas daninhas, substituição de plantas, enchimento do solo e outros trabalhos.
Horta como elemento do desenho da área suburbana
Por favor, não se surpreenda com este subtítulo. Sim, em mãos certas, canteiros de hortaliças podem se tornar uma excelente parte do projeto paisagístico de seu terreno, que irá deliciar você e seus vizinhos e convidados. Como fazer isso? Isso será discutido mais adiante..
Para incluir harmoniosamente o seu jardim no quadro geral do design da paisagem, você não precisa filosofar astutamente, pelo menos no início do projeto de design. A simples alternância de diferentes culturas nos canteiros será um ótimo elemento de design, especialmente se essas culturas forem de cores ou formas diferentes..
A próxima versão do jardim ornamental é mais complexa e mais bonita que a anterior. Aqui, o planejamento preliminar da forma dos canteiros já é necessário. A forma retangular das camas não é mais a única, camas em zigue-zague, estrela, hexágono e outras formas são adicionadas a ela..
Camas Bosquet está ótimo. Sua peculiaridade é que arbustos de baixo crescimento são plantados ao longo das bordas. Este método também é adequado para um canteiro de flores (canteiro de flores). Claro, o arbusto deve ser aparado periodicamente..
Se a área do local for pequena e você não tiver o suficiente para seus planos de flora, pode-se usar os canteiros para plantar flores ou apenas plantas ornamentais junto com hortaliças e saladas. Esta combinação «agradável e útil» só vai decorar o seu site.
A estilística do projeto paisagístico de uma casa de verão
Paisagismo, como outros tipos de design, implica seu design em determinados estilos.
Estilo sertanejo
É caracterizada por formas descomplicadas, simplicidade. Não há limites claros das zonas, uma espécie de indefinição. Traços da atividade humana, sua interferência na natureza circundante são quase invisíveis. Esta é a beleza de uma casa de verão em estilo country. Uma visão da natureza intocada é exatamente o que uma pessoa precisa para um bom descanso..
Estilo inglês
É caracterizada pelo arranjo de canteiros de flores, canteiros em formas geométricas regulares. O mesmo se aplica à colocação de trilhas. Os acessórios antigos com certeza estarão presentes, o que permite, por assim dizer, mergulhar nos séculos passados. Então, como você pode viver sem um gramado de golfe?.
Se falarmos sobre a versão paisagem do estilo, então aqui você não verá mais linhas geometricamente corretas. Caminhos serpenteiam entre canteiros de flores e gramados. As flores são plantadas em grupos densos, devem ter uma forma exuberante. Cortar grama e arbustos é um elemento obrigatório do projeto. Além disso, este estilo é caracterizado por uma abundância de flores diretamente na porta da casa e hera ondulando ao longo de suas paredes..
Estilo mediterrâneo
Este estilo irá ajudá-lo a sentir ao seu redor a natureza mediterrânea, a atmosfera de relaxamento e romance. Para decorar um site em estilo mediterrâneo, você pode usar o thuja ocidental, castanheiros, árvores frutíferas ornamentais. Os arbustos são madressilvas decorativas, buxo. As uvas se encaixam perfeitamente. E, claro, flores. Nenhum estilo está completo sem flores. Para o estilo mediterrâneo, dálias, lúpulo, malmequeres, todos os tipos de clematis, sálvia são geralmente usados. Lavanda pode ser a pérola da sua propriedade para um grande perfume.
estilo japonês
A flora japonesa domina aqui. Sem sakura, cereja japonesa, esse estilo é impensável. Ela é como o emblema deste estilo. Vai dar a sua casa de verão uma beleza especial do período da primavera. Um símbolo semelhante do estilo é o bordo japonês. Esta é uma árvore decorativa maravilhosa. Adquire um encanto especial no outono, quando suas folhas ficam laranja-escarlates. Beleza extraordinária. Em um site de estilo japonês, deve haver antiguidades com tema japonês.
Iluminação no paisagismo é uma verdadeira magia à noite
Com o crepúsculo, sua casa de verão não deve perder sua beleza diurna. Para isso, você terá que cuidar de sua iluminação, e não simples, mas valorizar essa beleza, apresentando-a de uma forma completamente diferente. Veja por si mesmo.
Mas isso pode ser alcançado com uma mentalidade criativa e certo conhecimento. Você está bem com sua mentalidade, eh «certo conhecimento» siga logo abaixo. Conheça.
O primeiro passo é cuidar da iluminação dos caminhos, degraus. Isso pode ser feito usando luminárias embutidas e luminárias em postes de alturas diferentes..
A iluminação do reservatório deve ser abordada de forma criativa. Deve ser organizado de forma que as lâmpadas iluminem não só a superfície do reservatório, mas também destaquem os arbustos circundantes, flores, árvores com raios vindos da superfície da terra. Para obter um maior efeito da iluminação do próprio reservatório, são utilizadas lâmpadas impermeáveis instaladas debaixo d’água. O ponto culminante da composição de luz, é claro, será uma fonte brilhante..
Finalmente
Parece que este conhecimento será suficiente para realizar um projeto paisagístico decente de uma cabana de verão, embora esta informação seja básica. Ainda não tocamos na questão de arranjar canteiros de flores – este é um assunto separado e muito extenso, mas que qualquer mulher que ama flores pode lidar, não apenas aceitá-las como um presente, mas também cuidar delas. Em geral, olhe, ouse, e você terá um paraíso onde poderá relaxar de corpo e alma (ninguém excluiu o jardim deste paraíso). Boa sorte para você!