Na vizinhança de arbustos ornamentais
Do início da primavera à primeira geada, as plantas caducas e perenes encantam os olhos. Independentemente do estilo da paisagem, as coroas moldadas e os ramos espalhados são os principais componentes das composições do jardim, sebes, bordas e são muito procurados na decoração da entrada frontal.
Eles fazem um excelente trabalho de estética, estruturação ou mascaramento de fragmentos inestéticos. Basta plantar um gramado branco Elegantissim ao lado, e as luxuosas folhas verdes esculpidas em um rebordo creme, com abundância de jovens brotos avermelhados, esconderão as falhas sob o tapete da planta..
A maioria delas se delicia com um longo intervalo de floração, formato de folha encaracolado e cor intensa. É necessário apenas selecionar variedades corretamente em relação à zona climática, e plantações despretensiosas não exigirão muita atenção e cuidados. Os arbustos são programados para manter um alto valor decorativo por décadas. Eles são protegidos pela própria natureza e complicações na forma de doenças não são típicas deles. Será sobre os tipos comuns de plantio na faixa do meio..
Tipos de arbustos para o jardim
Cereja ornamental, kerria japonesa, catalpa com vagens vermelhas e amarelas criarão raízes em nossos jardins. Além disso, a sua beleza é determinada não só pelo luxo das inflorescências, mas também pela coroa bizarra e pela cor interessante das folhas, são espécies colunares, ramos largos ou pendentes, folhas encaracoladas com salpicos bizarros. E todo esse esplendor requer apenas um bom solo e o lugar certo em relação ao sol.
- um exemplo de diversidade de cores é bérberis. Dependendo da variedade, as folhas são marcadas com púrpura, verde suculento, amarelo, cor púrpura intensa, e contêm manchas brilhantes;
- o tom rosado do fieldfare no meio da estação muda suavemente para um tom verde, e no outono as folhas amareladas adquirem um brilho dourado;
- nenhum jardineiro recusará uma laranja, lobo ou forsítia perfumada. Chokeberry e viburnum (variedade»Buldenezh») O arbusto é coberto por uma espécie de bolas de neve que adornam a coroa por muito tempo;
- o lilás, plantado em praticamente todas as áreas, não é representado por uma única dúzia de variações e tem um cheiro fragrante em maio-junho;
- o pico de atividade das peônias em forma de árvore, spirea, cinquefoil, colquitium, rododendros, cai no verão. Seu desabrochar é substituído por madrepérola de pétalas de urze;
- a amplitude do gramado verde será decorada com plantações de hortênsias ou arbustos de rosas. Junto com os rododendros, eles pertencem aos arbustos e requerem cuidados contínuos;
- a floração precoce do sabugueiro preto (Aurea) é marcada por uma beleza comovente, materializando-se na queda em frutos escuros e folhas amarelas com tonalidade rosa;
A única desvantagem das espécies decíduas é sua dependência da temperatura. As plantas reprodutoras são mais delicadas do que suas contrapartes naturais.
Algumas funcionalidades
É muito tentador ter plantas no local que florescem mesmo no tempo frio. O grupo resistente à geada é representado por plantas perenes. Assim, o teixo da baga é capaz de atingir até 30 m; derain é uma variedade decídua de dogwoods, bem-vinda em «vivo» cercas; zimbro – do gênero cipreste, atinge a mesma altura gigantesca do teixo. Todos amam a umidade, não são caprichosos e aceitam facilmente qualquer modelo de corte de cabelo de jardim. O acinzentado do poro chuvoso também é diluído por cachos vermelhos de viburnum e grandes flores de camélia que florescem da primavera à geada. Além disso, algumas de suas espécies não têm medo das temperaturas de inverno (até -20).
Arbustos frutíferos são um tópico especial. As variedades de avelã com folhas vermelhas ficam bem com outras plantações. Na companhia de framboesas, groselhas e groselhas, formam um grupo de plantas adequadas para decorar uma sebe. O esplendor iridescente da flor da rosa selvagem é conhecido por todos, bem como os frutos brilhantes do espinheiro-mar, espalhados com contas laranja na coroa.
Menos comumente plantados espinheiro, irgu, marmelo japonês. Mas eles estão substituindo a coleção de verão, e sua folhagem carmesim irá sombrear visualmente um fragmento de qualquer composição, e o sol irá destacar os destaques espectrais. Mesmo em um terreno complicado, certas variedades de bérberis, também madressilva e Potentilla, dão uma sensação boa. Solo calcário é bem tolerado por buddlei, sabugueiro, euonymus.
Observação
Decoração do site
Tudo parece simples: classifique os arbustos em áreas específicas e aguarde o resultado. Isso acontecerá se as condições para cada variedade forem atendidas inicialmente. Um layout mal concebido levará à desarmonia na paisagem e violará o conceito da ideia. Você terá que replantar os espécimes, o que prejudicará o sistema radicular..
Adendo
Ao organizar os arbustos em um grupo composicional, deve-se levar em consideração o período de intensa divulgação das possibilidades decorativas. Para manter a sequência de floração de intervalo ou atividade de cor sazonal das folhas, é necessário um cronograma.
Para decorar o relvado plantam-se scumpia, sabugueiro, bérberis de folha vermelha e weigela com folhagem roxa. A entrada principal é decorada com spirea e «Thugberg». As espécies de anões dominam leitos mistos de plantas lenhosas e herbáceas.
Em uma área pequena, arbustos baixos são bem-vindos, por isso, você deve conhecer os valores de uma planta adulta. Restringir o crescimento cortando brotos é permitido apenas algumas vezes, caso contrário, o topo ficará com uma forma feia. No plantio de arbustos, mantém-se um espaçamento suficiente entre eles, devido ao volume da copa e da fileira. No verso, as formas altas são agrupadas, são substituídas por fileiras de tamanhos médios e, contra o fundo de tal paisagem, plantações baixas parecem orgânicas e bonitas.
Bairro interessante
Os becos são emoldurados por bordas, plantando variedades anãs ou baixas ao longo. É permitido usar pousos únicos (tênias). Hydrangea, a spiraea multifacetada e o rodendron solo com sucesso em gramados. As espécies que não são apresentadas no estágio dormente são coletadas em uma composição de várias plantas..
Para evitar a superioridade decorativa de certas variedades, é necessário combiná-las corretamente. O esquema é bastante complexo e é melhor aderir a uma prática atípica. Por exemplo, as seguintes versões são oferecidas:
Arbustos encaracolados
Arbustos moldados tornam-se elementos independentes e formam a base do jardim gramado da moda de hoje. É permitido materializar a ideia mesmo em uma pequena área – os volumes de formas esféricas ou cônicas permanecem inalterados. O magnífico relvado diversificará a paisagem e focar-se-á em si próprio. Ambas as espécies decíduas e coníferas se prestam igualmente bem à modelagem, com a diferença de que as primeiras devem ser aparadas com mais frequência.
Observação
Em relação à decídua, percebeu-se: a copa será densa no caso de corte sistemático de brotos nos primeiros anos. Se o projeto tem um item para criar uma forma, «sentado no chão, a primeira vez que você precisa cortar galhos a 20 cm do chão. Esta abordagem resultará na ramificação intensiva dos brotos na raiz..
O corte de cabelo topiário de coníferas nem sempre é apropriado. Existem muitas espécies com geometria pré-definida que requerem fácil correção pelo encurtamento dos brotos..
Os arbustos de que precisamos de tesouras de jardinagem são: teixo, zimbros e quase todas as versões de espinhoso. Entre as árvores de folha caduca, é necessário aparar a bérberis Thunberg, amora, mahonia, dogwood, espinheiro-mar, groselha, buxo, forsythia.
Se você quer ter formas livres, apenas fantasia é o suficiente. Na preferência por formulários específicos, um modelo é usado. É aplicado na coroa e os brotos longos são removidos. Após a intervenção, a planta deve ser alimentada com uma composição multicomponente. Para formar o ápice, são usados agentes com uma fórmula que retarda a atividade de crescimento. Como você organizou seu site??