Lindos caminhos de jardim com suas próprias mãos
Os caminhos do jardim em uma casa de veraneio, um terreno particular ou no pátio de uma casa particular não são apenas um elemento importante do projeto paisagístico, necessário para um movimento confortável entre os objetos do território, mas também um método de zoneamento e decoração. A disposição correta dos caminhos do jardim permitirá que você gaste o mínimo de tempo e esforço possível se movendo entre os elementos do projeto paisagístico, e um design bonito, prático e durável permitirá que você decore um pátio ou casa de verão, crie um design criativo para a inveja dos vizinhos e o orgulho dos hóspedes da sua casa citadina ou rural com uma casa adjacente. Mesmo em um pequeno pátio privado, caminhos são necessários para um movimento seguro e confortável entre os objetos principais e secundários do território – a construção de uma casa de campo ou na cidade, uma garagem, um mirante, dependências, um canto infantil ou playground, balanços, uma área de churrasco, uma piscina ou um lago.
Requisitos para caminhos de jardim
Se falamos de parâmetros físicos, então o principal requisito para os caminhos do território adjacente e do canteiro é a menor distância de um objeto a outro. Mas muitas vezes esse critério vai contra a estética do projeto paisagístico – caminhos sinuosos parecem bonitos, românticos e até misteriosos, mas ao mesmo tempo constituem um caminho mais longo do que seus equivalentes com linhas retas e curvas claras.
Convencionalmente, todas as trilhas do site são divididas em primárias e secundárias. A exigência da largura do caminho depende também da funcionalidade do caminho – os principais geralmente são feitos com parâmetros de 1-1,5 m, e os secundários podem ter uma largura de pelo menos meio metro. Mas muito depende do material para fazer o caminho do jardim – se uma peça de tamanho padrão for usada (tijolos, concreto ou lajes de pedra, «parquet de jardim» ou quaisquer outros produtos com dimensões não variáveis), então a largura do caminho é formada por seu número.
Se falamos sobre as qualidades estéticas dos caminhos do jardim, então eles deveriam corresponder externamente ao conceito geral de design do quintal ou local. Se a pedra natural participa no desenho da fachada de uma casa ou de outros edifícios, voltados para áreas e pátios, então será lógico utilizar este material ou a sua combinação com outras matérias-primas e para traçar caminhos.
Além de sua função principal – fornecer a capacidade de se mover livremente entre os objetos da área local e dividir o local em segmentos, e outras áreas – zoneamento, os caminhos do jardim também desempenham o papel de elementos decorativos. Com a ajuda da escolha original do material ou método de execução de chalés de verão, você pode não só criar um projeto paisagístico exclusivo para seu local, mas também dar vida à sua criatividade e idéias de design.
Tipos de caminhos de jardim
De acordo com o tipo de material utilizado, todas as trilhas podem ser divididas nos seguintes grupos:
- concreto;
- pedra (por sua vez, eles são divididos em aqueles feitos de pedras plásticas, seixos, pedras de pavimentação e outros tipos);
- tijolo;
- de madeira;
- de resíduos (tampas de plástico, partes de garrafas de vidro, rolhas, etc.).
O material dos caminhos é escolhido com base no projeto do edifício principal (sua fachada), outros edifícios de grande escala no pátio ou no local, o estilo de execução, o tamanho dos próprios caminhos e as capacidades dos proprietários (um caminho de pedra exigirá investimentos financeiros, e um caminho de tampas de garrafa – apenas tempo para recolhê-los).
Além do material, o critério de divisão das faixas é a forma de execução – elas são divididas em sólidas e não sólidas. O nome fala por si. O tipo de caminhos dependerá de seu comprimento e finalidade – se os caminhos desempenham um papel exclusivamente prático ou também carregam uma carga decorativa.
Além disso, todos os caminhos do país e do jardim podem ser divididos em dois tipos – temporários e permanentes. A maioria dos caminhos envolvidos no paisagismo são permanentes. Mas, em alguns casos, há necessidade de estabelecer caminhos, por exemplo, apenas para o período da casa de verão. As faixas prontas são geralmente feitas de borracha ou plástico e são vendidas por filmagem ou em blocos (seções, produtos) que são interconectados como quebra-cabeças.
Trabalho preparatório
Independentemente de quanto tempo serão seus caminhos, de que material serão feitos e de que forma, qualquer apresentação exigirá um trabalho preparatório. Em primeiro lugar, é necessário traçar um plano de localização dos trilhos no local. Isso pode ser feito tanto em uma folha de papel comum quanto em um programa especial, que não é difícil de encontrar na Internet. Indique em seu plano todos os elementos do projeto paisagístico – não apenas os principais edifícios e locais, mas também a localização de canteiros de flores, canteiros, instalações domésticas.
Ao definir os caminhos ainda desenhados dos objetos principais para os secundários, você pode otimizar o arranjo de canteiros de flores, canteiros e plantações temporárias, a fim de reduzir a distância entre os objetos ou conectar alguns elementos em zonas. No decorrer da elaboração do plano, ficará claro quais segmentos podem ser conectados por um caminho que conduza a eles e para quais seções do pátio você terá que usar garfos ou locais de pavimentação. Só no papel pode parecer que um canto raramente visitado de um jardim ou pátio pode prescindir de um caminho – imagine sua falta de vontade de andar no chão após a chuva, e você encontrará os recursos para fazer um caminho, ainda que bastante estreito..
Em seguida, vêm as marcações no solo. Esta etapa não deve ser desprezada, principalmente nos casos em que não só o comprimento, mas também a largura dos trilhos serão claramente regulados pelos parâmetros do material – lajes, tijolos ou quaisquer outros blanks padrão. A maneira mais fácil de fazer a marcação é usar pinos com uma corda ou cordão esticado. A fim de tornar os contornos dos caminhos futuros mais óbvios, os limites podem ser delineados com cal.
Uma opção ideal pode ser obtida se, juntamente com a marcação dos caminhos, acabar por colocar marcas na plantação de árvores e arbustos, plantas que vão emoldurar esses mesmos caminhos. No terreno, tudo parece um pouco diferente do que no programa ou em um pedaço de papel. Você pode colocar pedras com as inscrições dos nomes de árvores e arbustos ou designar o layout de futuros canteiros de flores com eles.
O fosso para qualquer caminho deve ser um pouco mais largo do que o próprio caminho traçado. Para que os caminhos do jardim durem o máximo possível, é necessário colocar uma borda de pedras ou concreto nas bordas..
Base para um caminho de jardim
Você não deve negligenciar essa etapa do trabalho se quiser que a pista que você traçou funcione por muitos anos e não comece a desmoronar ou a brotar com grama após a primeira temporada de operação. Ao preparar a base para seu droshky de jardim, é importante lembrar que eles devem ter uma ligeira inclinação para escoar a água da chuva. A presença de uma pequena vala de drenagem na encosta dos caminhos será uma excelente ajuda para todo o projeto paisagístico do pátio ou local durante o tempo chuvoso..
Portanto, é necessário realizar as seguintes manipulações para preparar a base para o caminho do jardim:
- retirar a camada fértil superior de 2 a 20 cm de tamanho (tudo depende da qualidade do solo, comprimento, pneus e material de colocação dos trilhos);
- ao longo de todo o comprimento das paredes da cava resultante, são instaladas tábuas de madeira, previamente adicionada um pouco de areia por baixo;
- se a largura da pista for limitada por meio-fio de concreto, então eles são nivelados e fixados com varões de reforço (para evitar deslocamentos), que são acionados dentro da cava;
- se o solo em seu local for muito solto e as paredes da vala forem irregulares, você terá que colocar pinos de reforço ao longo das bordas das paredes e, em seguida, instalar meios-fios;
- em seguida, cascalho fino ou brita, previamente misturado com cimento ou areia (espessura da camada de 5 a 10 cm), é despejado no fundo da vala, nivelado e calcado;
- para uma compactação mais completa da camada de cascalho, é necessário umedecê-la periodicamente.
Um exemplo de um belo e prático caminho de jardim
Considere a opção de arranjar caminhos de jardim de tijolos, como o material mais acessível e fácil de usar (no caso de você ter a oportunidade de usar um tijolo usado, e não comprar material).
Um caminho de jardim de tijolos é uma superfície razoavelmente durável, durável e estética que até mesmo um proprietário sem habilidades e experiência especiais pode fazer por conta própria. Um caminho de tijolos é traçado de acordo com o mesmo princípio das lajes ou pedras de pavimentação. Para que a trilha seja o mais longa possível, escolha tijolos de clínquer de alta qualidade e execute todos os trabalhos com alto nível de precisão..
Portanto, você precisa seguir o seguinte algoritmo de ações:
- uma base preparada com uma camada superior de areia compactada deve ser cuidadosamente nivelada usando uma régua (um dispositivo caseiro de uma tábua com uma superfície perfeitamente igual);
- segue-se a colocação de tijolos laterais (em relação à largura da via), são montados com rebordo e cravados na areia a metade da largura com um martelo de borracha;
- se o seu caminho não tiver meio-fio, então os tijolos laterais devem ser fixados com argamassa (use a cofragem, após a retirada é necessário acertar o enchimento com entulho, calque no final deste ponto de trabalho);
- em seguida, o layout direto do padrão do caminho do tijolo é feito (ele pode ser colocado na borda ou na largura);
- Normalmente, para criar a alvenaria mais rígida e durável, uma fileira de tijolos é colocada ao longo do caminho, e a segunda – transversalmente. Além disso, para aumentar a resistência da alvenaria, é usada cola de rua à base de cimento (ajudará não apenas a manter os tijolos juntos, mas também a evitar a germinação da grama através dos produtos).
- a solução vai demorar um pouco, porque é necessário que não se projete para a superfície entre os tijolos, mas fique dentro da alvenaria;
- após a finalização da instalação dos tijolos, os vãos entre eles são preenchidos com areia por meio de uma grande escova;
- para dar brilho à alvenaria resultante e prolongar sua vida útil, a superfície deve ser recoberta com um primer penetrante, e depois de completamente seca – com verniz de rua.
E finalmente: algumas ideias originais
Em projetos de paisagismo modernos para territórios de várias formas e tamanhos, estilos de design, muitas vezes você pode encontrar caminhos de jardim dispostos no estilo de degraus. Você parece se mover ao longo dos elementos do caminho na forma de lajes individuais, pedras planas ou cortes de toras que surgem diretamente do gramado ou material solto da base do caminho. Uma pista bonita, moderna e ao mesmo tempo funcional é fácil de fazer com suas próprias mãos, se você usar o chamado «degraus» concreto de várias formas.
A combinação de materiais parece original neste caso. Por exemplo, bordas claras e cantos agudos de lajes quadradas ou retangulares de concreto ou lajes de pedra contra o fundo de formas arredondadas de pedra de rio – seixos. Juntos, esses dois materiais criam uma aliança orgânica e atraente para superfícies criativas e práticas..
UMA «degraus» feito de placas de madeira parece luxuoso em cascalho decorativo fino de tons de branco como a neve. Contra o fundo de gramados verdes brilhantes, esses caminhos parecerão especialmente impressionantes …
Caminhos de jardim de madeira não são incomuns. Apenas recentemente, para projetos de paisagismo modernos, os chamados «parquet de jardim». O material é um tamanho de peça padrão, que é muito fácil de conectar para criar um revestimento não apenas durável e resistente ao desgaste, mas também incrivelmente bonito. «Parquete de jardim» servem não só para criar caminhos, mas também se espalham em varandas abertas, plataformas, terraços e pátios ou churrasqueiras. A madeira em tais produtos é processada de uma maneira especial – não é afetada por «irritantes naturais» – umidade, mudanças de temperatura, luz solar direta.
Dispor desenhos de uma pedra redonda de rio (principalmente azul Altai) permite que você crie caminhos originais difíceis, mas traz a beleza do processo criativo para o design de seu quintal ou cabana de verão. Pedras de rio redondas de vários tamanhos, de cinza-azulado muito claro a escuro, como o antracito, podem ser dispostas em padrões abstratos extravagantes ou estampas que são bastante claras em geometria. A criação de tal pista exigirá não apenas despesas financeiras, mas também despesas de tempo, precisão incrível e muito tempo livre. Mas todos os esforços serão mais do que compensados pela incrível estética dos caminhos, sua singularidade.
Um efeito não menos original pode ser alcançado ao se desenhar um padrão a partir de restos de grés porcelanato (produtos para pisos, uso externo). A vantagem desse método não está apenas na originalidade do resultado e na liberdade de voar de sua imaginação, mas também em economizar no orçamento familiar, pois não são fáceis as sobras que se aproveitam, e fragmentos de ladrilhos de diferentes formas, tamanhos. e cores.
Uma passarela feita inteiramente com cascalho solto pode não surpreender seus convidados ou vizinhos, mas ajudará a economizar no orçamento familiar. Só é importante instalar meios-fios sólidos e contínuos que manterão as frações de pedra fina dentro da vala..