Casas em estilo moderno: a imagem de um sonho
Imagine um estúdio de arquitetura e design. O cliente, que pretende construir a casa dos seus sonhos no terreno adquirido, está em diálogo com um potencial designer.
Cliente: Gostaria de encomendar um projeto de uma casa em estilo moderno …
E então a discussão se desenvolve de acordo com o cenário de uma conversa entre o Piloto e o Pequeno Príncipe, onde a palavra «Cordeiro» substitui a frase «estilo moderno»:
«- Por favor … desenhe um cordeiro para mim!
– UMA?..
– Desenhe um cordeiro para mim …
E eu desenhei.
Ele olhou atentamente para o meu desenho e disse:
– Não, este cordeiro é muito frágil. Desenhe outro.
eu desenhei.
Meu novo amigo sorriu suavemente, indulgentemente.
“Você pode ver por si mesmo”, disse ele, “este não é um cordeiro. Este é um grande carneiro. Tem chifres …
Eu pintei diferente de novo.
Mas ele também recusou este desenho:
– Este é muito velho. Eu preciso de um cordeiro para viver muito.
Aí perdi a paciência – afinal era preciso desmontar o motor o quanto antes – e rabisquei uma caixa.
E ele disse para o garoto:
– Aqui está uma caixa. E nele está o seu cordeiro.
Mas como fiquei surpreso quando meu juiz estrito de repente sorriu:
– Isto é o que eu preciso!»
Antoine de Saint-ExupéryO PEQUENO PRÍNCIPE
Existem descrições claras de estilos arquitetônicos com uma indicação de seus traços e características características – Gótico, Barroco, Classicismo. Cada um deles é um reflexo da época histórica por meio da arte arquitetônica. Quanto ao estilo moderno, é mais correto defini-lo simplesmente como «tudo que está atualmente em construção» – de casas ecológicas a castelos feudais estilizados e mansões de elite. «Estilo moderno» – este é o renascimento do antigo e a invenção de novas imagens artísticas, abordagens de alta tecnologia para a construção e aquelas que são comumente chamadas «bem esquecido velho». Toda esta diversidade é unida por propriedades comuns – ergonomia e a possibilidade de auto-expressão (ou seja, liberdade e meios disponíveis para a formação de um ambiente de vida individual), simplificação de formas (paralelas retas ou linhas em ziguezague) e uma combinação de inovadoras (aeradas concreto, vidro temperado) e materiais de construção tradicionais (tijolo, pedra, concreto, madeira, metal).
Em maior medida, isso se expressou na construção de casas particulares, vilas e residências..
E, no entanto, a arquitetura do século XXI se apoia principalmente no alicerce de ideias lançadas no século passado, quando muitas tendências e rumos se desenvolveram que não perderam sua atratividade e relevância até os dias de hoje. Sem fingir que estamos completos, vamos nos deter em alguns deles..
-
A principal vantagem de uma sofisticada residência de campo é a amplitude e o conforto de cada cômodo, incluindo a cozinha. A casa utiliza aquecimento / resfriamento geotérmico, captação e aproveitamento de água da chuva. Graças à estrutura especial do telhado e à grande área envidraçada, a energia solar natural é maximizada. Dos terraços abertos e através das janelas panorâmicas, você pode admirar as belas paisagens circundantes.
-
Uma moderna casa de dois andares com grandes áreas envidraçadas, o que permite admirar a beleza impressionante do lago, costão rochoso e floresta de coníferas. O edifício é constituído por duas zonas – aberta (sala com cozinha e sala de jantar) e fechada (quarto e bloco sanitário). O interior é revestido com painéis de madeira, o exterior é com revestimento de metal corrugado.
-
Esta casa moderna se distingue por planos horizontais e verticais claros. A entrada alta flui visualmente na janela do segundo nível. O vidro e o concreto são complementados por painéis de madeira. Plantações – árvores, arbustos e grama – parte integrante do projeto principal, o que suaviza a severidade das formas geométricas.
-
A unidade do interior e da paisagem envolvente com a piscina e o jardim é conseguida graças às paredes deslizantes de vidro da fachada principal e ao pavimento que se estende para além dos limites da casa. O projeto de uma casa tailandesa pode muito bem ser adaptado às nossas latitudes devido à orientação da fachada principal para o sul, janelas com vidros duplos economizadores de energia e um sistema de isolamento bem planejado.
-
Uma casa de campo aberta, composta por uma sala térrea com acesso ao terraço e um bloco residencial de dois pisos. Acabamento exterior – revestimento de metal. Devido à grande área envidraçada, cria-se a impressão de uma fusão completa do interior com o ambiente. O panorama pitoresco torna a moradia mais cara e elitista.
-
Projeto de moradia minimalista de um nível na Nova Zelândia para uma família com 3 filhos e um escritório embutido. As paredes deslizantes permitem combinar interiores e pátio em um único todo.
-
(foto1) Casa minimalista moderna, onde a luz natural desempenha um papel principal no sistema de iluminação. Para a construção do edifício, foram usados materiais de construção locais – madeira, pedra.
-
(foto 2) O relevo inclinado da área determinou a aparência externa do edifício – escalonado, de três níveis.
-
Uma bela casa minimalista é integrada com sucesso na paisagem pitoresca. Prioridades arquitetônicas – simplicidade e eficiência de linhas simples e formas geométricas.
-
A casa é de planta retangular. O layout do interior é aberto. Os tectos altos e as grandes janelas enchem o espaço com luz natural. Portas de vidro deslizantes combinam ambientes internos e externos.
-
Os telhados planos e paredes oferecem um panorama montanhoso de tirar o fôlego com um desfiladeiro profundo.
-
Confortável casa de dois andares em estilo moderno, projetada para uma pequena família com filhos, construída em madeira e concreto cinza. Dá uma impressão de leveza e força ao mesmo tempo. A entrada da casa fica no centro. Uma parte da garagem contígua à casa. Portas de vidro conduzem a um quintal com um gramado luxuoso que é mantido em perfeitas condições. A zona da frente da casa é revestida a azulejos largos e está equipada com uma pequena lareira, onde à noite pode acender o fogo e relaxar na agradável companhia..
-
O envidraçamento panorâmico da fachada principal transforma a sala numa espécie de terraço. As janelas de vidros duplos com aberturas localizadas na parte inferior ventilam perfeitamente o ar e mantêm uma troca térmica equilibrada. Além disso, este projeto vai agradar especialmente aos animais de estimação, que podem passear a qualquer hora e depois voltar para casa sem obstáculos..
-
Casa moderna e luxuosa com vistas deslumbrantes sobre as colinas e vales. A fachada é decorada com gesso branco tradicional e revestimento de cedro caro. A cor preta dos caixilhos das janelas do exterior desempenha uma função decorativa adicional, do interior torna a entrada de luz natural visualmente mais brilhante e intensa. As plantas exóticas que circundam a casa por todos os lados são parte integrante do design exterior geral..
-
O ecletismo elegante combina as tendências arquitetônicas do rústico e do moderno. A fachada é decorada com painéis de madeira, metal e mármore. A casa foi construída quase em uma encosta alta, das janelas panorâmicas uma vista irrealmente bonita se abre e dá a impressão de estar voando acima das copas das árvores..
-
Casa térrea moderna com pátio. Portas e janelas deslizantes participam do sistema de ventilação e iluminação. Quando abertos, eles criam uma unidade de espaço interno e externo, decorados com meios lacônicos de paisagismo..
-
Casa de hóspedes de dois níveis em um estilo moderno. No piso inferior existe uma garagem em betão para 4 carros, no piso superior existem quartos com paredes envidraçadas que permitem aos hóspedes admirar a vista de um pátio bem cuidado.
-
Casa ecológica moderna com painéis solares no terraço. Uma cerca de madeira delineia a área adjacente ao edifício e está em harmonia com a decoração da fachada, na qual painéis em preto e branco criam uma impressão de sofisticação e porte..
-
Casa particular em uma área urbana de elite. A estrutura de suporte é feita de tijolos. As aberturas para as paredes são preenchidas com vidros duplos. Terraço na cobertura com vista panorâmica dos arredores. Na decoração interior do teto e do piso, utilizam-se tipos caros de madeira – cedro e nogueira. Existem duas garagens na cave. Uma escada alta leva à área de estar. A área em frente ao edifício é pavimentada com lajes que combinam com a cor da fachada. Uma parte importante do exterior são os espaços verdes cuidadosamente selecionados, cuja beleza à noite é enfatizada por meio de iluminação decorativa.
-
A influência das tradições arquitetônicas japonesas é evidente no design desta casa moderna. Largas paredes de vidro deslizantes conectam a sala de estar ao pátio, que possui uma lareira de pedra de design exclusivo. A luz natural flui para a sala a partir das altas janelas panorâmicas. Quando o sol está particularmente forte, a sombra é criada usando um shoji de papel de arroz fino esticado sobre armações de madeira ou bambu..
-
Na decoração do exterior de uma moderna casa térrea, são utilizados materiais de construção tradicionais – arenito, madeira, vidro. Particularmente bonitos são os largos caminhos de concreto, consistindo de grandes lajes quadradas cercadas por um gramado fino em torno do perímetro..
-
A encosta íngreme define o design exclusivo da casa moderna. No lado norte da entrada está um prédio modesto de um andar, no lado sul há uma composição de três andares com linhas retas verticais e horizontais dominantes. Os quartos têm acesso direto aos terraços. O cubo de vidro saliente no lado leste abre diretamente para a floresta de coníferas. O concreto monolítico e o vidro serviram como principais materiais para a construção..
-
A fantasia dos clientes era construir uma casa em estilo tropical, que eles tanto amavam durante suas inúmeras viagens a terras exóticas. A garagem e o escritório estão separados do edifício principal, e a cobertura plana se estende muito além da fachada e serve de cobertura para o terraço externo. Materiais de construção básicos – pedra, vidro, madeira e bambu.
-
A espaçosa casa foi construída com materiais ecológicos – madeira, vidro e pedra. Pisos longos de madeira têm uma função decorativa e de suporte. A casa possui quatro quartos com banheiros individuais. As janelas oferecem vistas panorâmicas do majestoso desfiladeiro arborizado. Varandas e um grande terraço permitem que você passe muito tempo ao ar livre.
-
Esta mansão privada ecológica inclui um único espaço para uma sala de estar, cozinha e sala de jantar, três quartos e uma garagem embutida. A casa utiliza aquecimento solar, luz natural e ventilação, tanto quanto possível. Os principais materiais são madeira, bambu, vidro e pedra.
AnteriorPróximo12345678910111213141516171819202122232425
Moderno
Apesar do nome do estilo «moderno» traduz como «moderno», seu conteúdo é mais restrito e específico. Na virada dos séculos 19 e 20, o arquiteto belga Victor Horta estabeleceu as principais características do novo estilo sob a ideia de harmonia de função e estética. As formas arquitetônicas são incomuns e assimétricas, decoradas com elementos decorativos originais. O layout interno é repleto de curvas, subidas e descidas desafiadoras, enquanto o exterior combina a simplicidade das linhas retas com contornos suaves e curvos. Um papel importante para decorar o exterior é desempenhado por materiais de revestimento caros interagindo uns com os outros e subordinados a uma única ideia artística – ladrilhos de cerâmica, pedra, ladrilhos, bem como elementos de projeto paisagístico – grades forjadas, gazebos, dispositivos de iluminação.
Para uma casa de campo, esta ainda é uma opção muito popular, que permite aliar as ideias criativas ousadas do autor do projeto aos desejos individuais do cliente..
Arquitetura orgânica
Entre os diversos estilos e interpretações, o legado de Frank Lloyd Wright, um dos fundadores da «arquitetura orgânica». De acordo com o conceito básico, o ambiente natural é um componente importante e integrante da forma arquitetônica de toda a estrutura. Esta teoria encontrou expressão concreta na famosa criação de Wright «Casa acima da cachoeira», onde o fluxo da água e a rocha se tornaram parte não só do exterior, mas também do espaço interior. Os elementos decorativos na decoração interna e externa do edifício estão completamente excluídos. As cores são naturais, limpas, brilhantes. O layout do espaço interior está dividido em três áreas principais – cozinha e sala de jantar, quarto e casas de banho, uma sala comum central, ligada ao ambiente externo por um pavimento que se estende para o exterior e uma parede de vidro com portas de correr.
Agora, para construir uma casa, começam por escolher um terreno cujo custo é tanto mais elevado quanto mais pitoresca for a paisagem envolvente. E como cada vista panorâmica é única, sua casa será igualmente única..
Minimalismo
O estilo, cujos méritos foram reivindicados pelos notáveis arquitetos Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier. Entre os atuais admiradores do minimalismo há quem valorize o espaço, o conforto, o espaço inundado de ar e luz. Clareza e concisão de formas geométricas, monocromáticas e composições de tonalidades acromáticas (branco, preto, cinza) ou tons pastel claros – esta nobre beleza assenta em sólidos custos financeiros associados à obrigatória máxima qualidade dos materiais utilizados na construção e acabamentos.
Estilo rústico (rústico)
Foi formado sob a influência das tradições escandinavas, uma característica das quais é a simplicidade enfatizada de formas expressivas. A estrutura parece uma antiga casa de camponês, mas espaçosa, bem conservada e confortável. Os principais materiais de construção são madeira e pedra.
Alta tecnologia
Estilo «Alta tecnologia» destinado a pessoas que olham para o futuro e já querem viver em «casas inteligentes», onde cada detalhe é funcional, e um alto nível de conforto é proporcionado por circuitos eletrônicos, que controlam a iluminação, ventilação, aquecimento, esgoto, garantindo a segurança do lar. Externamente, a aparência arquitetônica do edifício lembra o estilo do minimalismo – uma paleta de cores claras, uma grande quantidade de vidro e superfícies cromadas brilhantes. Os eletrodomésticos, além da sua finalidade direta, também desempenham uma função decorativa. Na construção, as ideias de economia de energia e autossuficiência energética são trazidas à tona.
Fachwerk
O estilo arquitetônico medieval de fachwerk surpreendentemente reviveu em uma nova qualidade, que é caracterizada pela presença de uma estrutura de suporte rígida feita de estantes, vigas e suportes. As aberturas entre a moldura foram preenchidas com argila, entulho e gesso. A peculiaridade da construção do edifício é a gestão vertical da construção. Esse método foi tomado como base em uma versão moderna. A base da casa, como antes, é uma moldura de madeira, que desempenha uma função de suporte e decoração. O enchimento são as janelas de vidros duplos economizadores que formam as paredes da casa e possuem um isolamento térmico de alta classe. O envidraçamento em grande escala da fachada expande os limites da casa – remove os limites visuais entre o interior e a paisagem circundante. As vigas não são costuradas – permanecem visíveis no interior e no exterior. Layout – um único espaço da cozinha, sala de jantar, sala de estar sem paredes e divisórias. As áreas do quarto e banheiros permanecem fechadas. Apesar dos princípios gerais de construção, cada projeto é único, pois é elaborado de acordo com as necessidades individuais do cliente..
Todos os anos, há um número crescente de pessoas que com entusiasmo e alegria constroem para si casas individuais ao seu gosto, em vez de usar projetos padrão, elas podem ser bem pensadas e testadas, mas ainda projetadas para vendas em massa..