Qual deve ser o desenho das janelas no sótão
O sótão é uma superestrutura do andar superior sob o próprio telhado de uma casa, que é um espaço habitacional. Devido às peculiaridades da sua localização, apresenta, consequentemente, uma série de características de design que, por sua vez, deixam uma marca tanto no design geral como na decoração das janelas..
Quais são as características do projeto do sótão
Localizado sob a própria cobertura, o projeto do sótão possui características que afetam diretamente as janelas, que possuem uma inclinação que determina a forma do próprio cômodo. O telhado, por sua vez, pode ser inclinado com uma parede inclinada e empena com duas dessas paredes..
Neste caso, as janelas são inclinadas diretamente na própria encosta (com telhado inclinado) ou na parte reta da sala (frontal), embora na maioria dos casos tenham uma forma irregular, que não pode deixar de prejudicar o desenho das janelas. . O principal aqui é levar em consideração a forma irregular do sótão, para o qual as formas clássicas com linhas retas não são aceitáveis. Normalmente as janelas de sótão são decoradas com cornijas e uma série de elementos adicionais, sobre os quais falaremos com mais detalhes a seguir..
Classificação dos tipos de janelas de telhado
Por um lado, a forma invulgar do sótão exige uma abordagem especial, tanto no processo de fabrico como na instalação de janelas. Mas, por outro lado, existe uma oportunidade única de experimentar tamanhos, formas e modificações. Afinal, as claraboias permitem que você crie as imagens mais exclusivas, transformando o ambiente irreconhecível. A localização padrão da janela é considerada no plano do telhado em um ângulo com a parede, enquanto a altura do chão pode ser absolutamente arbitrária, assim como o número de janelas. A forma das janelas também pode ser qualquer, assim como a forma de abertura da janela. No entanto, as janelas de telhado são divididas em vários tipos:
- clássico – a estrutura é montada diretamente na encosta, o arranjo das janelas só pode ser inclinado a qualquer altura do piso, com desenho e área arbitrários;
- vertical – a estrutura é montada na encosta do telhado, porém, não obliquamente, mas verticalmente, isso é conseguido com a ajuda de uma viseira cobrindo a janela do telhado, e, como se crescendo fora da encosta do telhado na forma de uma caixa quadrada , como resultado a janela interna é obtida com uma inclinação profunda, reduzindo drasticamente a quantidade de luz que passa pela janela, mas as possibilidades decorativas com esta opção aumentam drasticamente, e o tamanho das janelas verticais pode ser absolutamente qualquer com o possibilidade de transformação em varanda;
- fachada (ou cornija) – a estrutura é instalada na parede sob a cobertura, localizada em ângulo reto, e, na verdade, não é um sótão, pois é montado segundo o princípio de uma janela clássica, é antes uma janela panorâmica, a sua altura pode começar directamente a partir do próprio chão, no entanto, existe o mesmo menos – a janela em cornija não deixa entrar muita luz devido ao seu design características, mas tem uma grande vantagem – nele, como no clássico, você pode arranjar flores, também não é incomum quando as janelas da frente são blocos de varanda com uma porta que leva, por exemplo, a uma varanda ou sacada, e um mesmo solução mais interessante é sair do sótão diretamente pela porta da frente, enquanto a varanda deve ser equipada com escadas de acesso à rua;
Clarabóias e suas características
Das janelas de telhado comuns, em primeiro lugar, elas diferem em sua forma, que tem muitas faixas e muito raramente é reta.
Além disso, as aberturas na maioria dos casos são em ângulo e as janelas localizadas no telhado têm um sistema especial de fechamento e abertura. A moldura de tal janela pode ser inclinada ou girada, ou pode executar ambas as ações ao mesmo tempo. Existem fechos e travas no mecanismo de abertura para manter a estrutura de inclinação aberta. Existem também designs que permitem girar o quadro em 360 graus sem removê-lo das dobradiças. A própria sala, sem dúvida, também deixa uma marca no design das janelas..
As claraboias permitem a entrada de muita luz ao ar livre e são muito mais quentes com elas do que com as comuns. A fim de manter o calor fora das janelas no verão, elas devem ser cuidadosamente protegidas com um revestimento particularmente denso para cortinas. As janelas estão equipadas com um sistema que permite retirá-las ou baixá-las para trás. Os sistemas convencionais de cortina não são aplicáveis aqui, para isso existem designs especiais com um conjunto de diferentes suportes e fechos com os quais a cortina é mantida na posição necessária. Você também pode instalar cortinas caseiras..
Qual deve ser o design das janelas de telhado
Se falamos das opções mais comuns e simples, trata-se de cortinas ou persianas, cuja escolha é incrivelmente ampla, bem como a escolha dos estilos. Para decidir sobre a escolha, deve-se antes de mais nada decidir sobre a finalidade da janela, ou seja, o que deve servir, por exemplo, para proteger do sol, ou é apenas um elemento decorativo do interior e nada mais . Se precisar de proteção do sol, venezianas ou estores instalados por dentro ajudarão aqui. É verdade que, com esta opção, o próprio vidro vai aquecer, assim como a própria sala junto com ele. Persianas externas servem como escudo térmico para o inverno, porque pelo contrário, não deixam o calor sair da sala. Além disso, contribuem para o isolamento acústico e protegem as janelas de todos os tipos de danos mecânicos. O único ponto negativo é que não servem como elemento decorativo..
Existe outra maneira de se proteger do sol – são toldos, redes que permitem a passagem da luz. são feitos de material fino, mas reduzem o calor que entra na sala por dissipação. Eles também podem desempenhar o papel de uma rede mosquiteira se instalados como uma tela adicional. Assim, ao abrir a janela, o toldo permanecerá no lugar. E apenas se necessário, ele pode ser enrolado e removido. Há também uma alternativa no design de janelas de telhado – são venezianas internas. Eles vêm em diferentes designs e tipos. Se você mesmo fizer tudo, poderá fazer venezianas com qualquer configuração e forma que desejar, tendo pensado previamente nos fechos dos caixilhos, tendo em conta a inclinação das janelas. Você também pode melhorar as janelas usando seções de janela adicionais (sobreposições), que podem ser surdas ou abertas e servem para ventilar a sala como uma janela, especialmente se o tempo estiver ruim.
As persianas são as mais fáceis de instalar e operar e são ótimas para estruturas inclinadas. A maior vantagem é que a estrutura é fixada diretamente na própria moldura, sem interferir na abertura e no fechamento da janela. Esta opção é ideal para aquelas janelas que não abrem de forma padrão, mas giram ou desdobram. Além disso, existe uma oportunidade maravilhosa de controlar e regular o ar que entra na sala..
As persianas para janelas de sótão são clássicas e plissadas. Na verdade, é um acordeão que se junta por cima, por baixo ou simultaneamente em várias configurações. Além disso, são utilizadas cortinas de enrolar, de desenho semelhante ao clássico, com a única diferença de que a base é constituída por uma única peça de tecido. As cortinas de rolo são um cruzamento entre cortinas clássicas e cortinas convencionais. Eles são fixados ao longo de toda a altura da janela do sótão, e ao abrir a cortina, ela se enrola em um tubo e fica localizada na parte superior da janela, enquanto o nível de abertura pode ser ajustado de forma independente. Quando dobrada, a persiana é quase invisível.
Se você usa cortinas comuns no sótão, essa opção não é menos conveniente..
No entanto, para instalá-los, você precisará usar alguns truques. O primeiro método é o uso de duas hastes de cortina, que é especialmente adequado para janelas inclinadas. A primeira cornija serve de suporte e é fixada na parte superior da janela, e a segunda mantém as cortinas na posição desejada e evita que caiam verticalmente para baixo. A propósito, a colocação da segunda cornija deve ser selecionada individualmente, dependendo do tamanho da janela e do desenho. Também é necessário levar em consideração a distância entre a parede e os beirais. Deve ser suficiente pressionar a cortina com força, não permitindo que ela escorregue para fora do suporte. O segundo método é realizado por meio de orifícios que são feitos no tecido ao nível da segunda cornija, após os quais a cortina é enfiada na cornija. Este método permite fixar e mover facilmente a cortina na posição desejada..
Para fixar o tecido na cornija, usa-se Velcro, com o qual você pode criar as composições mais incríveis. E para que as cortinas não deslizem e se agarrem bem à segunda cornija, são atadas com nós ou fixadas com pinças ou ilhós, que são elementos decorativos além dos fechos. Se as janelas forem altas o suficiente, faz sentido instalar um sistema mecanizado que controle tanto a janela quanto a decoração. Quanto ao tecido das cortinas, podemos dizer que pode ser absolutamente qualquer, tanto tule denso como claro – tudo fica a seu critério. É possível prestar atenção especial aqui apenas ao material que contém o revestimento de folha metálica – isso ajudará a reter o calor dos raios escaldantes do sol..