Design de apartamento italiano em estilo loft
Como você sabe, em uma palavra «loft» em inglês, eles denotam instalações não residenciais, como regra, são sótãos, andares superiores não equipados, sótãos. Hoje em dia, esta palavra é cada vez mais entendida como um conceito mais global – antigos edifícios industriais abandonados, que, graças a uma reencarnação milagrosa, se transformam em alojamentos decorados em estilo urbano. O estilo loft no interior de casas particulares e apartamentos citadinos frequentemente atua como uma tendência muito paradoxal, as habitações decoradas de acordo com os seus cânones são sempre originais, multipolares e muito funcionais.
Usando o exemplo de um apartamento italiano, ou melhor, parte desses apartamentos, gostaríamos de mostrar como o estilo loft se integra nas habitações modernas. Por mais que uma abordagem conceitual do espaço possa refletir aconchego e conforto, ela também é capaz de dar vida à demonstração da linha tênue entre luxo e underground, boêmio e estúpido industrial..
A cozinha original, desenhada em estilo loft, tornou-se a personificação do espaço, do conforto e do aconchego, que estão intimamente ligados às mais recentes conquistas técnicas no domínio do mobiliário das nossas casas. De fato, para alguns, o conforto e o calor da lareira da família são cortinas de renda nas janelas e uma grande mesa de jantar herdada de sua avó, para outros – o conforto de sua própria casa se reflete na disposição ergonômica dos móveis, eletrodomésticos, o que lhe permite minimizar os esforços de cozinhar alimentos e limpeza, são sistemas de arrumação racionalmente equipados, superfícies e zonas inteiras fáceis de cuidar, este é um ambiente que lhe permite relaxar e encontrar sossego no seu próprio apartamento.
É extremamente difícil imaginar uma sala em estilo loft sem a presença de tijolos. Em sua forma natural, coberta com vernizes e sprays protetores especiais ou pintada em um dos tons de cinza – as paredes de tijolos em salas de loft são um atributo necessário. Afinal, são precisamente essas estruturas, características texturizadas que conferem ao interior aquela força e poder brutais que esperamos ver nos espaços dos antigos armazéns e oficinas de produção..
Tetos e vigas, sistemas de engenharia abertos, linhas de comunicação especialmente expostas, pisos de concreto, acabamentos deliberadamente ásperos – tudo isso caracteriza o estilo loft no projeto de instalações residenciais. A escolha da paleta de cores desempenha um papel importante na incorporação do conceito de estilo urbano. Tons claros e neutros não só permitem expandir visualmente o espaço para criar o efeito de uma sala espaçosa, mas também focar a atenção de todos que entram na sala em peças de mobiliário, segmentos funcionais importantes.
O uso do brilho do aço inoxidável pode dar aos espaços residenciais uma maior semelhança com os espaços industriais. Se no quarto ou na sala isso pode ser conseguido principalmente através da decoração, desenho de linhas de comunicação e até decoração de pontos de venda, então no espaço da cozinha o número de possibilidades pode ser ampliado com segurança. Não apenas elementos de eletrodomésticos, mas também bancadas, aventais de cozinha e até mesmo fachadas de armários podem ser feitos com revestimentos de metal..
A severidade das linhas e formas lacônicas, uma paleta de cores neutras e a ênfase principal na funcionalidade de todos os objetos, estruturas e estruturas – a base do conceito de design de interiores no estilo de um loft.
Os sistemas de armazenamento, aparelhos e superfícies de trabalho estão localizados ao longo de duas paredes perpendiculares. Não estão embutidos na divisão e nem sequer tocam nas superfícies verticais do espaço da cozinha, mantendo a imagem de uma divisão espaçosa em que o ar não encontra obstáculos à sua livre circulação..
A ilha de cozinha localizada no centro da sala desempenha várias funções ao mesmo tempo. Além dos sistemas de armazenamento embutidos, uma pia e um fogão a gás estão integrados à superfície de trabalho da ilha. A superfície confortável e prática pode servir como superfície de corte e tampo de mesa para refeições curtas. Completando a imagem de um centro de atração de cozinha para todos os olhos – um atributo necessário para salas de plano aberto – um capô montado no teto.
Em frente à ilha existe um armário, em cujas profundezas se esconde toda uma estação de trabalho com sistemas de armazenamento. Frentes lisas de guarda-roupas com alças longas permitem que você crie uma imagem muito monolítica e austera de móveis.
Portas que se abrem de acordo com o princípio «camas dobráveis», eles também escondem superfícies de trabalho convenientes, uma pia e sistemas de armazenamento de um tipo combinado – prateleiras abertas na parte superior e armários giratórios na parte inferior.
Para o estilo loft de espaços de cozinha, a capacidade de fabricação de eletrodomésticos e acessórios para a implementação de processos de cozinha não é a última coisa. Atributos brilhantes de encanamento e outras comunicações complementam a imagem de uma cozinha altamente funcional e incrivelmente tecnológica.
A maioria das tendências estilísticas no design de espaços residenciais buscam o máximo conforto e racionalidade na disposição dos móveis, acessórios e todo tipo de luminárias. E para uma sala tão funcionalmente carregada como uma cozinha, a questão de uma organização estruturada dos sistemas de armazenamento é especialmente aguda. Muitos talheres, pratos, eletrodomésticos e todo o tipo de acessórios de cozinha requerem a disposição mais racional do espaço da cozinha para poupar tempo nas pesquisas. Por exemplo, divisórias especiais para gavetas nas quais os talheres são armazenados simplificam muito a pesquisa e a operação..